19 de ago de 2007

taiguara


Sempre fui muito mais ligada a música nacional. Porém, são poucas as coisas de hoje, e me refiro a turma nova, que me agradam. Não há ninguém que eu me anime a comprar um CD, porque eu acabo só gostando de uma música aqui e outra ali. Não é como a minha turma da antiga, como Bethânia, Milton, que compro o Cd ou DVD porque sei que é ao contrário, não vou gostar de uma música no máximo.
Hoje vejo cantar a violência, a política, de forma aberta. É fácil falar de problemas sem nenhuma censura e mesmo assim são pocos os trabalhos que eu consideraria bons. Ah mas a turma antiga tinha que falar de tudo isso "camufladamente" e falavam muito bem. Compuseram verdadeiras obras de arte. Tinham mesmo que ser artistas para diblarem a fdp da censura. Tinha que ser inteligente, tinha que ter cultura, tinha que ter verdadeiros sentimentos, não era brincar de compor e de cantar... pessoas que hoje vejo completamente esquecidos ou desrespeitados e que foram de uma importância imensa para esse país e seu povo. Você pode até não gostar do estilo, do cara, mas tem que respeitar pelo que representa, não há dúvida disso. Aliás muitos do que estão lendo aqui nem nascidos eram...
Um exemplo muito simples é Roberto Carlos. Pouquíssimas pessoas sabem que "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos", não é uma música boçal para alguém, mas ele foi a primeira pessoa a visitar Caetano Veloso no exílio em Londres e a compôs para ele.
Para lembrar:
Um dia a areia branca
Seus pés irão tocar
E vai molhar seus cabelos
A água azul do mar
Janelas e portas vão se abrir
Pra ver você chegar
E ao se sentir em casa
Sorrindo vai chorar
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar
De um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade
De ficar mais um instante
As luzes e o colorido
Que você vê agora
Nas ruas por onde anda
Na casa onde mora
Você olha tudo e nada
Lhe faz ficar contente
Você só deseja agora
Voltar pra sua gente
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar
De um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade
De ficar mais um instante
Você anda pela tarde
E o seu olhar tristonho
Deixa sangrar no peito
Uma saudade, um sonho
Um dia vou ver você
Chegando num sorriso
Pisando a areia branca
Que é seu paraíso

Eu poderia citar muitas música, como as do Chico, por exemplo. Mas estou falando disso porque hoje ouvi um cd que tenho, de alguém pouco conhecido pelos mais novos e que eu gosto e respeito demais: Taiguara. Uma coisa muito importante para que eu goste de uma música, é ela mexer comigo, independente da letra. Taiguara tinha letra e música que mexem, emocionam e dá vontade de cantar junto, de gritar com ele.
Bem, deixo aqui alguns achado no youtube para que quem não conhece, conhecer , e para quem conhece, recordar... presente de boa semana para vcs!

Que as crianças cantem livres
http://br.youtube.com/watch?v=9yKKsEPxEw0

O tempo passa e atravessa as avenidas
E o fruto cresce, pesa e enverga o velho pé
E o vento forte quebra as telhas e vidraças
E o livro sábio deixa em branco o que não é
Pode não ser essa mulher o que te falta
Pode não ser esse calor o que faz mal
Pode não ser essa gravata o que sufoca
Ou essa falta de dinheiro que é fatal
Vê como um fogo brando funde um ferro duro
Vê como o asfalto é teu jardim se você crê
Que há sol nascente avermelhando o céu escuro
Chamando os homens pro seu tempo de viver
E que as crianças cantem livres sobre os muros
E ensinem sonho ao que não pode amar sem dor
E que o passado abra os presentes pro futuro
Que não dormiu e preparou o amanhecer...

Viagem
http://br.youtube.com/watch?v=4MbYEnkNJm8

Vai abandona a morte em vida em que hoje estás
Ao lugar onde essa angustia se desfaz
E o veneno e a solidão mudam de cor
Vai indo amor
Vai recupera a paz perdida e as ilusões,não espera vir a vida às tuas mãos
Faz em fera a flor ferida e vai lutar
Pro amor voltar
Vai faz de um corpo de mulher estrada e sol
Te faz aman...te
Faz meu peito errante
Acreditar que amanheceu
Vai corpo inteiro mergulhar no teu amor
Nesse momen...to vai ser teu momento
O mundo inteiro vai ser teu, teu, teu

Universo no teu corpo
http://br.youtube.com/watch?v=qZmOQSLoG9U

Eu desisto
Não existe essa manhã que eu perseguia
Um lugar que me dê trégua ou me sorria
Uma gente que não viva só pra si
Só encontro
Gente amarga mergulhada no passado
Procurando repartir seu mundo errado
Nessa vida sem amor que eu aprendi
Por uns velhos vão motivos
Somos cegos e cativos
No deserto do universo sem amor
E é por isso que eu preciso
De você como eu preciso
Não me deixe um só minuto sem amor
Vem comigo
Meu pedaço de universo é no teu corpo
Eu te abraço corpo imerso no teu corpo
E em teus braços se une em versos a canção
Em que eu digo
Que estou morto pra esse triste mundo antigo
Que meu porto, meu destino, meu abrigo
São teu corpo amante amigo em minhas mãos
E é por isso que eu preciso...
Vem que eu digoQue estou morto pra esse triste mundo antigoQue meu porto, meu destino, meu abrigoSão teu corpo amante amigo em minhas mãos

Teu sonho não acabou
http://br.youtube.com/watch?v=huuDwTebUbI

Hoje a minha pele já não tem cor
Vivo a minha vida seja onde for
Hoje entrei na dança e não vou sair
Vem que eu sou criança não sei fingir
Eu preciso, eu preciso de vocêAh!
Eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você
Lá onde eu estive o sonho acabou
Cá onde eu te encontro só começou
Lá colhi uma estrela pra te trazer
Bebe o brilho dela até entender
Que eu preciso...
Só feche o seu livro quem já aprendeu
Só peça outro amor quem já deu o seu
Quem não soube a sombra, não sabe a luz
Vem não perde o amor de quem te conduz
Eu preciso...Nós precisamos, precisamos sim
Você de mim, eu de você.

11 comentários:

  1. Lu,

    Concordo com você que os cantores e compositores de nossa época eram feras e davam um Show a parte. Contudo tenho que discordar de você quando você fala que não temos hoje grandes cantores, intérpretes e compositores. Você precisa vasculhar as lojas e vai encontrar coisa boa, como Isabela Taviani, Ana Carolina entre outros que estão desenvolvendo um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Lu,

    Concordo com você que os cantores e compositores de nossa época eram feras e davam um Show a parte. Contudo tenho que discordar de você quando você fala que não temos hoje grandes cantores, intérpretes e compositores. Você precisa vasculhar as lojas e vai encontrar coisa boa, como Isabela Taviani, Ana Carolina entre outros que estão desenvolvendo um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Luci!!! Adorei saber dessa história da música do Roberto Carlos... Eita amiga porreta!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Luci!!! Adorei saber dessa história da música do Roberto Carlos... Eita amiga porreta!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que bonitas essas composições do Taiguara! Eu já tinha ouvido falar dele, mas não conhecia nada de suas músicas...
    É, você sabe que meu conhecimento de MPB é bem curtinho... Mas é sempre bom receber dicas como essas!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bonitas essas composições do Taiguara! Eu já tinha ouvido falar dele, mas não conhecia nada de suas músicas...
    É, você sabe que meu conhecimento de MPB é bem curtinho... Mas é sempre bom receber dicas como essas!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, estou a procura do Sr. Noriaki (fisioterapeuta), e cheguei ao sei blog. Por favor, me responda através do e-mail marcionogueira@bestoffice.com.br , e caso você tenha o contato dele me envie para que eu possa me curar de dores na coluna que me acompanham há mais de 2 anos. Vou ser imensamente grato. Atenciosamente. Marcio Nogueira

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, estou a procura do Sr. Noriaki (fisioterapeuta), e cheguei ao sei blog. Por favor, me responda através do e-mail marcionogueira@bestoffice.com.br , e caso você tenha o contato dele me envie para que eu possa me curar de dores na coluna que me acompanham há mais de 2 anos. Vou ser imensamente grato. Atenciosamente. Marcio Nogueira

    ResponderExcluir
  9. Nunca a música nacional esteve tão mal...pouca coisa se salva.Tá certo que gosto não se discute mas a onde de sertanejo e brega é disconcertante...
    Quanto as músicas que expõem a realidade nua e crua na verdade só escondem o americanismo e as dores de cotovelo dos gangstar(cantores de rap norteamericanos que mostravam até com orgulho suas íntimas relações com o submundo)...
    Bela época que em letras aparentemente inocentes;pra fugir da censura; compositores como Chico, Caetano e outros, conseguiam de um modo ou de outro colocar a verdade nua e crua, mostrando quanto estava difícil a vida no nosso país...
    Agora, Lucilinda,Taiguara...é inegável a beleza de suas músicas!!
    Será que teremos compositores como eles?? ou seremos fadados a ouvir letrinhas sem sentido ou de revoltados sem causa??

    ResponderExcluir
  10. Gilson, vc nem imagina quanto tempo faz que não entro numa loja prá comprar cd :P tudo pela internet. veja bem, eu não disse que não tem ninguém bom, mas comparando a alguns antigos, ainda tá prá nascer. Outro dia quase tive um troço ao ler que Ana carlina é a substituta de Bethânia... Mas veja, a Ana , por exemplo, eu gosto de algumas músicas e não compro CD por conta disso. Mas é o meu gosto, veja bem. Não há ninguém hj que me faça comprar um cd como fico esperando ansiosa por os dos meus ídolos.

    Raven, vou gravar um cd procê conhecer melhor, ti conhecendo bem tenho certeza de que vc vai gostar...

    Carlos, a questão ao se falar de certos gêneros, é procurar pelos "verdadeiros". O que se vende hoje como sertanejo, tá longe de ser. A verdadeira música sertaneja tem coisas bélissimas. Tem muita enganação hj em dia e letras lamentáveis...

    ResponderExcluir
  11. Músicas e letras. Estão se tornando coisas do passado quando os verdadeiros cantores compunham com inteligência, sentimento, qualidade nas poesias e harmonias, e muito amor a causa...
    Compor expondo os pensamentos políticos e filosóficos na época da ditadura era um desafio extraordinário e arriscado, mas que as feras da época conseguiam com muita habilidade e profissionalismo.
    Embutir uma crítica contundente contra um sistema autoritário e cruel por detrás de letras românticas e aparentemente ingênuas exigia muita habilidade, conhecimento e domínio da língua portuguesa.
    Graças a estes artistas, hoje temos uma imensa coletânea de músicas com qualidade e conteúdo.

    ResponderExcluir