16 de out de 2007

16/10 - dia mundial da alimentação


Estava assistindo uma reportagem sobre o assunto onde se falava da qualidade da nossa alimentação. Comemos mais carbohidratos e gordura, que frutas e legumes. Eu estou enquadrada nessa categoria. Fui pesquisar sobre o assunto na net e me deparei com um texto que é no mínimo aterrorizante. Sempre achei que a fome é a maior doença do mundo, não tem aids não tem nada que ganhe disso. Sabemos que a situação é bem complicada, mas ao ler o texto e ver os números, fiquei embasbacada.


"ONU assinala hoje Dia Mundial da Alimentação


A Organização das Nações Unidas ONU) assinala, esta terça-feira, mais um Dia Mundial da Alimentação, este ano sob o lema «O Direito à Alimentação».


Numa época em que todas as noites 854 milhões de crianças, homens e mulheres vão para a cana de estômago vazio, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon recordou que a alimentação é «um direito humano fundamental», mas que o progresso feito neste campo pelos países desenvolvidos, que se comprometeram em reduzir para metade, até 2015, o número de pessoas que no mundo são afectadas pela fome, tem sido «lento».
Actualmente, cerca de 14% da população mundial sofre de fome ou insegurança alimentar, o termo usado pela FAO (Agência para a Alimentação e Agricultura) para caracterizar a falta de acesso a alimentos suficientes para a vida, a subsistência e a saúde.
Em cada dia que passa, cerca de 16 mil crianças com menos de cinco anos morrem por fome ou problemas a esta associados. Isto apesar da agricultura estar a produzir 17% mais de calorias por pessoa, por comparação ao que produzia há três décadas, e mesmo tendo em conta que a população mundial aumentou 70% nesse período. "

4 comentários:

  1. Nada mais triste do que ver essas crianças e mães morrendo de fome, enquanto filhos da puta como George Bush e companhia gastam mundos e fundos com guerras e futilidades. É revoltante!

    ResponderExcluir
  2. Nada mais triste do que ver essas crianças e mães morrendo de fome, enquanto filhos da puta como George Bush e companhia gastam mundos e fundos com guerras e futilidades. É revoltante!

    ResponderExcluir
  3. É o cumulo do absurdo nos considerarmos uma ciilização desenvolvida, quando nem mesmo solidariedade existe entre os países mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos.
    Por isso sempre digo, chegaremos todos ao fundo do poço.

    ResponderExcluir
  4. É o cumulo do absurdo nos considerarmos uma ciilização desenvolvida, quando nem mesmo solidariedade existe entre os países mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos.
    Por isso sempre digo, chegaremos todos ao fundo do poço.

    ResponderExcluir