24 de out de 2007

fátima, óbidos, batalha e alcobaça - portugal

fátima




essa foto é da capela aberta, construída onde houve as aparições.
 na hora em que eu lá estava foi celebrada uma missa por 3 padres, em três idiomas.



óbidos
um vilarejo, cheio de becos, construído dentro das muralhas de um velho castelo


azulejos séc XVII
(adoro tirar fotos de fachadas, vcs verão mais algumas pela frente)


batalha - mosteiro da batalha


mosteiro de alcobaça
(as duas primeiras fotos não são minhas)
primeira obra totalmente gótica, em portugal - ficou pronto em 1178



os túmulos abaixo são de D. Pedro I e Inês de Castro
eu não sabia, mas é por causa dela que existe aquela expressão "a inês é morta". D. Pedro I casa-se em 1340 com D. Constança e Inês era uma de suas aias. pedro se apaixona por ela e quando Constança morre ele assume abertamente seu relacionamento com Inês, com quem teve 3 filhos. Mas com medo de ter problemas na sucessão, por causa do primogênito de Pedro, uma vez que esse se ausenta, matam Inês. Pedro sobe ao trono em 1357 e manda construir um túmulo para inês e depois um para ele próprio que é colocado ao lado do dela. Ele morre 10 anos depois, os túmulos foram para o mosteiro e ficam um de frente para o outro, para quando ressucitarem e se levantarem, a primeira coisa que vejam é um ao outro.
os túmulos são em calcário e muito trabalhados em estilo gótico. nos desenho são contadas diversas histórias e têm diversas representações. parte deles foi danificado por napoleão...

d.pedro I

inês de castro


bem, aqui termina portugal... próximas postagens: espanha

3 comentários:

  1. Nossa, até que enfim meu computador resolveu ser razoável e abrir todas as fotos e me deixar comentar! Tá doido!!!
    Adorei as fotos, Portugal parece ser de fato muito lindo!
    Papai que ia gostar dessas fotos e de sua viagem^^
    Beijocas e até sexta!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, até que enfim meu computador resolveu ser razoável e abrir todas as fotos e me deixar comentar! Tá doido!!!
    Adorei as fotos, Portugal parece ser de fato muito lindo!
    Papai que ia gostar dessas fotos e de sua viagem^^
    Beijocas e até sexta!

    ResponderExcluir
  3. Luci,

    As fotos estão muito legais...

    Bjão pra vc!

    ResponderExcluir