29 de out de 2007

santiago de compostela

Fiquei encantada com Santiago de Compostela! Não só pela "zona monumental", como eles chamam a parte histórica da cidade, mas também pela outra parte da cidade que fica ao redor dessa zona. É muito bonita, moderna, clara, pessoas simpáticas (coisa rara pela europa, mas isso pode dar um´outro post), ah e muuuita ladeira..... Eles vendem por lá uma camiseta onde mostra desenho das 4 estações do ano e nas 4 está chovendo. Dei sorte, peguei dias lindos de sol e céu azul. Comprei máquina nova quando fui de madri para santiago e muitas fotos não saíram boas por eu ainda não saber usá-la direito, a maioria com problema de foco, que não coloquei aqui. Também aconteceu de acabar a bateria da máquina :( .

A catedral é belíssima, e claro muito mais bonita que por fotos. Trabalhos maravilhosos dentro dela que nos faz gastar bastante tempo observando. Ao ficar de frente para ela, se tem uma sensação de paz e liberdade. Isso prá mim é por ela estar numa parte tão alta e numa área bem livre. Ao olhar para ela você só vê o céu. Esse contraste é magnífico.


As fotos que tirei do altar não ficaram boas, estou colocando uma minha (a primeira) e uma da net para que vcs visualizem melhor a imagem de santiago. Para quem não sabe vc tem uma entrada onde se forma enormes filas, para subir uma escada e passar por trás da imagem e abraçá-la. Não pode tirar fotos nesse local.



o órgão


pena que o incensário gigante (botafumeiro) que pesa mais de 50 kg não estava lá, apenas a corda :(. atualmente ele só é usado na missa de meio-dia de domingo, A Missa dos Peregrinos.




Essa é a coluna central do pórtico, dizem que se deve apoiar a mão quando se entra, e que talvez por tanto fazerem isso, é que existe a marca de dedos. Em seguida deve-se bater três vezes com a cabeça na cabeça da imagem do mestre Mateo(construtor), que fica atrás da coluna. dizem que quem faz isso tem as faculdades mentais superativadas :) fica mais inteligente.

Como a coluna agora está cercada, dizem que foi feito para evitar o desgaste devido a esses rituais, não pude bater minha cabeça e voltei burrinha do mesmo jeito :P




pórtico da glória: figura maior é o cristo ressucitado.




palácio de raxoi
um hotel no pátio onde fica a catedral





vai um docinho?

queijo típico do local

8 comentários:

  1. Lindas as fotos! Adorei esse órgão - me lembrou o da Catedral de Petrópolis -, os doces e os queijos-gota! Muito maneiros!

    ResponderExcluir
  2. Lindas as fotos! Adorei esse órgão - me lembrou o da Catedral de Petrópolis -, os doces e os queijos-gota! Muito maneiros!

    ResponderExcluir
  3. As fotos são incríveis, mas meus olhos se estatelaram nos queijos e doces..r.s.rs....

    ResponderExcluir
  4. As fotos são incríveis, mas meus olhos se estatelaram nos queijos e doces..r.s.rs....

    ResponderExcluir
  5. eita povo!! só pensa em comer? :P

    ResponderExcluir
  6. eita povo!! só pensa em comer? :P

    ResponderExcluir
  7. Nóis é tudo guloso, mesmo, huahuahuahuahua!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Nóis é tudo guloso, mesmo, huahuahuahuahua!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir