5 de nov de 2007

bacalhau zé do pipo

A-do-ro! bacalhau e faço de diversas formas, mas o preferido por mim e  minha turma é esse. E em tempos de retrospectiva, trouxe a receita de volta.

Aprendi essa receita com uma portuguesa. Coloque o bacalhau de molho no mínimo 24 h antes, lave bem e coloque na geladeira. Troque a água pelo menos umas 4 vezes. Faça um purê de batatas, use a batata rosa de preferência. Nesse purê usei umas 12 batatas médias, 2 ovos, 1 colher de manteiga, um pouco de noz moscada e sal a gosto. Coloque o purê ao redor da travessa e o bacalhau no centro, regando-o com azeite de tanto em tanto. Depois de todo arrumado, coloque as azeitonas.





Por último cubra o bacalhau com maionese. Não pode ser light. 
Passe maionese também sobre o purê para dourar




E ei-lo!!! Fica muito gostoso!!! Aqui em casa faz sucesso e este foi feito para Raven e Milinha que passaram o feriado aqui comigo. Irmão e cunhada chegaram de viagem a tempo para o almoço de domingo e também cairam no bacalhau.


Bom Apetite!

ps Eu gosto muito de cebolas, porém se você colocar junto com o bacalhau, ela solta muita água. O que pode fazer é um molho de cebolas e colocar antes de cobrir com a maionese. Como tem gente aqui que não gosta, eu mantenho numa vasilha a parte para quem quiser. Se preferir, também pode passar i bacalhau primeiro numa frigideira com bastante azeite e dar uma leve dourada.

17 comentários:

  1. Esse bacalhau é simplesmente TUUUUDOOOOOOOOO!!!!! Uma delícia!!! Um escândalo de bom!!!
    Acompanhado pelo vinho verde, então... hhhmmmmmmmmm!!!!
    Agradeço, querida, não só pelo bacalhau, mas também por todo o carinho com que vc me tratou nesses dias (fora os sacrifícios, hihihihihi!). Também amo você e espero um dia poder retribuir à altura tudo o que vc faz por mim!!!!
    Mil beijocas e saudades!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse bacalhau é simplesmente TUUUUDOOOOOOOOO!!!!! Uma delícia!!! Um escândalo de bom!!!
    Acompanhado pelo vinho verde, então... hhhmmmmmmmmm!!!!
    Agradeço, querida, não só pelo bacalhau, mas também por todo o carinho com que vc me tratou nesses dias (fora os sacrifícios, hihihihihi!). Também amo você e espero um dia poder retribuir à altura tudo o que vc faz por mim!!!!
    Mil beijocas e saudades!!!!

    ResponderExcluir
  3. Só ocorreu um errinho nisso tudo aí.........não fui convidado...rs.rs..

    ResponderExcluir
  4. Só ocorreu um errinho nisso tudo aí.........não fui convidado...rs.rs..

    ResponderExcluir
  5. Raven, vc já retribui com sua amizade e amor que tem por mim! Vc é muito importante na minha vida!
    Volte logo!!!!!!!
    bjus

    Gilson, é só marcar que faço um procê querido!!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  6. Luci querida! Estava eu à procura de uma receita de bacalhau pra minha ceia, acredita? Eis que encontro essa aqui!!! Oba, vou fazer! Bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...delícia,Luci!

    Adoro também bacalhau!

    um beijo tudo de bom, FELIZ e abençoado NATAL,chica

    ResponderExcluir
  8. Hum... que delícia! Também adoro bacalhau mas faço no ano novo. bjs

    ResponderExcluir
  9. Hum... que delícia! Também adoro bacalhau mas faço no ano novo. bjs

    ResponderExcluir
  10. Só uma coisa a declarar: água na bocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Morri.

    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Luci!!!

    Arrasou, hein! Me deu água na boca, caramba!!! Deve ficar mesmo de arrebentar! Eu quero, rsrsrsrs!!

    Vou salvar a sua receita, tá? Espero conseguir fazê-lo em breve!!

    Ah, já tive até uma ideia, tem uma amiga minha que o marido adora bacalhau... Vou mandar pra ela, vamos ver se dá certo, rsrsrs!!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  12. Luci, só de olhar já da vontade de se jogar dentro, ba amiga não nasci com esse dom, sei que é feio mas não aguento cozinha, adoro comer, mas cozinha nem pensar.
    Beijos amiga

    ResponderExcluir
  13. Nuuuoosssa, frô, deve ser um exxcãndalo de tão bom esse bacalhau, hem..
    Afe, tô salivando....rs

    Xerinhos.
    Paty

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luci, eu também amoooo esse bacalhau! Pra mim, não há receita melhor!
    Faço todo ano!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Luci. Não conhecia esta receita, mas com certeza vou fezer aqui em casa.
    obrigada e Feliz Natal

    ResponderExcluir