29 de out de 2007

santiago de compostela

Fiquei encantada com Santiago de Compostela! Não só pela "zona monumental", como eles chamam a parte histórica da cidade, mas também pela outra parte da cidade que fica ao redor dessa zona. É muito bonita, moderna, clara, pessoas simpáticas (coisa rara pela europa, mas isso pode dar um´outro post), ah e muuuita ladeira..... Eles vendem por lá uma camiseta onde mostra desenho das 4 estações do ano e nas 4 está chovendo. Dei sorte, peguei dias lindos de sol e céu azul. Comprei máquina nova quando fui de madri para santiago e muitas fotos não saíram boas por eu ainda não saber usá-la direito, a maioria com problema de foco, que não coloquei aqui. Também aconteceu de acabar a bateria da máquina :( .

A catedral é belíssima, e claro muito mais bonita que por fotos. Trabalhos maravilhosos dentro dela que nos faz gastar bastante tempo observando. Ao ficar de frente para ela, se tem uma sensação de paz e liberdade. Isso prá mim é por ela estar numa parte tão alta e numa área bem livre. Ao olhar para ela você só vê o céu. Esse contraste é magnífico.


As fotos que tirei do altar não ficaram boas, estou colocando uma minha (a primeira) e uma da net para que vcs visualizem melhor a imagem de santiago. Para quem não sabe vc tem uma entrada onde se forma enormes filas, para subir uma escada e passar por trás da imagem e abraçá-la. Não pode tirar fotos nesse local.



o órgão


pena que o incensário gigante (botafumeiro) que pesa mais de 50 kg não estava lá, apenas a corda :(. atualmente ele só é usado na missa de meio-dia de domingo, A Missa dos Peregrinos.




Essa é a coluna central do pórtico, dizem que se deve apoiar a mão quando se entra, e que talvez por tanto fazerem isso, é que existe a marca de dedos. Em seguida deve-se bater três vezes com a cabeça na cabeça da imagem do mestre Mateo(construtor), que fica atrás da coluna. dizem que quem faz isso tem as faculdades mentais superativadas :) fica mais inteligente.

Como a coluna agora está cercada, dizem que foi feito para evitar o desgaste devido a esses rituais, não pude bater minha cabeça e voltei burrinha do mesmo jeito :P




pórtico da glória: figura maior é o cristo ressucitado.




palácio de raxoi
um hotel no pátio onde fica a catedral





vai um docinho?

queijo típico do local

24 de out de 2007

fátima, óbidos, batalha e alcobaça - portugal

fátima




essa foto é da capela aberta, construída onde houve as aparições.
 na hora em que eu lá estava foi celebrada uma missa por 3 padres, em três idiomas.



óbidos
um vilarejo, cheio de becos, construído dentro das muralhas de um velho castelo


azulejos séc XVII
(adoro tirar fotos de fachadas, vcs verão mais algumas pela frente)


batalha - mosteiro da batalha


mosteiro de alcobaça
(as duas primeiras fotos não são minhas)
primeira obra totalmente gótica, em portugal - ficou pronto em 1178



os túmulos abaixo são de D. Pedro I e Inês de Castro
eu não sabia, mas é por causa dela que existe aquela expressão "a inês é morta". D. Pedro I casa-se em 1340 com D. Constança e Inês era uma de suas aias. pedro se apaixona por ela e quando Constança morre ele assume abertamente seu relacionamento com Inês, com quem teve 3 filhos. Mas com medo de ter problemas na sucessão, por causa do primogênito de Pedro, uma vez que esse se ausenta, matam Inês. Pedro sobe ao trono em 1357 e manda construir um túmulo para inês e depois um para ele próprio que é colocado ao lado do dela. Ele morre 10 anos depois, os túmulos foram para o mosteiro e ficam um de frente para o outro, para quando ressucitarem e se levantarem, a primeira coisa que vejam é um ao outro.
os túmulos são em calcário e muito trabalhados em estilo gótico. nos desenho são contadas diversas histórias e têm diversas representações. parte deles foi danificado por napoleão...

d.pedro I

inês de castro


bem, aqui termina portugal... próximas postagens: espanha

cascais, cabo da roca e nazaré - portugal

lembram que as fotos de portugal eu havia colocado num cd um dia antes de perder minha máquina? pois é, não sei o que houve mais dei falta muitas fotos. nas próximas postagens vou colocar fotos que peguei na net, por exemplo a parte externa do mosteiro de alcobaça, para vcs conhecerem, pq nas minhas fotos só tem 5 da parte interna. estoril não tenho nenhuma foto :(
mas tb quero dizer que não tou postando todas as fotos que tirei dos lugares, porque de alguns tenho muitas.
cascais




cabo da roca



Nazaré
eu que sou apaixonada por gaivotas, fiquei maravilhada de ver tantas...