12 de ago de 2009

viagem no túnel do tempo


Essa semana estou assistindo dvd com a série Malu Mulher. É da sua época? :D

Para quem não conhece é uma série produzida em 1979 e que mostra os problemas enfrentados por uma mulher recem separada (tem hífen?) num mundo tão machista. A série é protagonizada pela Regina Duarte e o maridão é o Denis Carvalho.

O primeiro episódio mostra o processo de separação, quando Malu se torna uma mulher desquitada, um horror prá época. Os episódios não mostram só os problemas enfrentados por Malu, mas a cada um é abordado um assunto, como aborto e homossexualismo feminino. Conseguem imaginar abordar sobre homossexualismo feminino naquela época?

Cada episódio tem as participações especiais. Gente, tenho dado muita risada vendo os artistas a 30 anos atrás :D

Porém o que mais chamou minha atenção foi ver como os assuntos abordados continuam tão atuais. Fazendo leves mudanças, a série deveria passar nos dias de hoje. Incrível como o tempo passa e os problemas continuam aí. E o maior é que acredita-se que muitos não existem mais. Triste engano. Estão camuflados.

Quer assitir um pouquinho? Nesse episódio o ex-marido e a namorada vão jantar na casa de Malu. Olha só a carinha da turma hahaha


Música tema da série

Começar De Novo

Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido
Ter virado a mesa, ter me conhecido
Ter virado o barco, ter me socorrido

Começar de novo e só contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Sem as tuas garras sempre tão seguras
Sem o teu fantasma, sem tua moldura
Sem tuas escoras, sem o teu domínio
Sem tuas esporas, sem o teu fascínio
Começar de novo e só contar comigo
Vai valer a pena já ter te esquecido
Começar de novo...

7 comentários:

  1. Nossa Luci
    Acredita que vi alguns capítulos dessa série?
    Minha mãe conta que era sucesso total, ela mesmo se achava meio Malu.
    Adoro a Regina Duarte, uma atriz fora de série que faz qualquer papel com louvor, pena que ela está meio sumida.
    Sobre a música acho a letra ótima, mas a voz do Ivan Lins me dá uma canseira, ele consegue destruir letras lindas como Vitoriosa.

    Gosto muito dos seus "pitacos" lá no blog. Ri muito quando escreveu que não conhecia a tal calça saruel, na verdade Luci, vc não tá perdendo nada.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Ah, não conhecia essa série não, mas pelo que você disse parece se bem interessante.
    Quanto aos problemas abordados, enquanto as pessoas acharem que podem tomar conta da vida uns dos outros, sempre haverá "polêmica".
    Vou assistir o vídeo!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Lu

    Taí, essa foi uma das poucas miniséries inteligentes da Globo, com um tema ousado e revolucionário. Tenho certeza que ela mexeu com a cabeça de muitas pessoas, foi realmente uma série que merecia um prêmio. A música é tudo, fantástica.
    Excelente post.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigado pela visita no meu blog, filhotinho neste mundo ainda!
    Eu me lembro da Malu Mulher sim! Nasci em 1981, mas lembro que reprisou certa vez à tarde, lembra? Engraçado, me lembro mais da filha da Regina Duarte na série, aquela atriz sumida, a Narjara Tureta! rsrsrs
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Rosi, eu também sou muito fã da Regina.Acredita que me lembro das primeiras novelas dela? Sabia que ela tem um blog? Eu acompanho. Dá só uma olhadinha:
    http://bloglog.globo.com/reginaduarte/#
    Já sobre a música, concordo com vc. Ela fica lindíssima na voz da Simone.
    Mas você sabe que eu não sabia mesmo o nome da tal calça hahahah

    bejus e tb estou adorando ter você por aqui :)

    Aline querida, realmente não é da sua época, você é uma menina :)
    bejuss

    Gilson, concordo com você, deve ter ajuda muita gente que passava por problemas abordados e aos outros para pensar um pouco.
    bejão

    Alethéa, que bom vê-la por aqui :)
    Não me lembro de ter sido reprisado. Bem interessante isso!
    É isso mesmo, a Narjara Tureta apareceu ali e infelizmente com o tempo deu uma sumida. Faz pouco tempo deram um papelzinho pequeno numa novela logo após uma reportagem que ela estava vendendo côco na praia para sobreviver.
    beijuss e sucesso com seu filhotinho.

    ResponderExcluir
  6. A Narjara? Vendendo côco na praia pra sobreviver???? Como assim? Ela é uma ótima atriz!

    Tô bege!

    Mundo ingrato, esse, do showbusiness...

    ResponderExcluir
  7. Hum, essa música tem uma história em minha vida...e a série é indiscutivelmente deliciosa de se ver. Um xelo.

    ResponderExcluir