12 de out de 2009

qual é o dia da criança?

O dia 12 de outubro é o dia criado pelo comércio. Segundo a ONU, o dia correto de comemorar o dia da criança é o dia 20 de novembro, pois nesse dia se comemora a assinatura da Declaração dos Direitos da Criança, que esse ano completa 50 anos. São 54 artigos e que sabemos muito bem não são cumpridos.
Hoje, com toda certeza, muitos pais estão dando presentes, passeando e brincando com seus filhos. Mas precisa de dia especial para fazer isso? Não deveria acontecer sempre? Claro que não incluo no meu questionamento o presente. Mas pensando bem existe um presente que deveria ser dado todos os dias e nem nesse dia uma grande maioria não está recebendo: amor.
Eu costumo dizer que apesar de ter medo dos meninos de rua, também tenho muita pena. O que podemos esperar de muitas crianças que nem sabem o que é amor? que nunca devem ter ganho um abraço ou um beijo carinhoso? que nunca foram respeitadas? Como podem dar algo que nem sabem o que é?
Crianças trabalhando em regime escravo, se prostituindo, morando nas ruas, fora da escola, doentes, passando fome... A cada 5 segundos uma criança morre de fome em algum lugar do planeta. Quantas foram desde que você começou a ler esse texto?
No Brasil, diariamente, mais de 20.000 crianças são vítimas de violência doméstica. 80% das agressões físicas contra crianças são causadas por parentes próximos. De hora em hora morre uma criança queimada, torturada ou espancada pelos próprios pais. O abuso sexual normalmente é praticado pelo pai ou padrasto. É uma longa lista...

Hoje, vamos dar amor a uma criança, mesmo que não seja nossa. Ah! e que tal fazermos isso todos os dias? São muitas as formas de amor. Vamos cuidar para que nossas crianças de hoje possam ser adultos amados e terem condições de melhorar essas estatísticas.

E que tal despertarmos a criança que existe em nós? Seremos adultos bem melhores.

"Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. " JC
78 anos do Cristo Redentor

2 comentários:

  1. `
    É isso mesmo Lu, se dermos amor a essas crianças, provavelmente elas terão um dia melhor e quem sabe esse ato não faz o futuro dela melhor.
    Não conta para a Pri desse dia 20/11, sabe que ela me pediu presente dizendo que dia da criança é dia do filho....rs.rs...

    ResponderExcluir
  2. Que belo Cristo,que belo Rio de Janeiro. A paisagem ta show...se la embaixo houvesse td essa blz nos corações, ja pensou que mundão lindo que seria?

    ResponderExcluir