2 de out de 2009

Ser carioca


Confesso que eu estava em cima do muro. Seria bom sermos a cidade sede das Olimpíadas? E todos os problemas que temos e que precisam ser resolvidos? E a turma que vai se aproveitar para ganhar algum? Por que precisa disso para as coisas serem feitas?

Aaah mas também confesso que fiquei aqui colada na tela da TV acompanhando a votação e me emocionei demais quando o Rio de Janeiro foi declarada vencedora. Fiz um estardalhaço que vocês não podem imaginar! E não foi só euzinha não, viu? A vizinhança toda se manifestou, mesmo que não estivéssemos em Copacabana. Ah ... eu devia ter ido , viu?
Uma grande maioria gosta de falar mal do Rio sem sequer conhecê-lo. As notícias Brasil afora, mundo afora, são na maioria das vezes, das coisas ruins que por aqui acontecem, como se só aqui elas acontecessem.
Hoje li diversas pessoas escrevendo, pela internet, como foi bom o Brasil conquistar isso. Não, não foi o Brasil. Foi a cidade do Rio de Janeiro. A cidade que a maioria do Brasil quer mostrar como a mais violenta, a pior de todas, a preguiçosa, a menos possível.
Se quiser falar do Rio, seja o que for, primeiro tem que vir aqui. Venha conhecer a beleza natural, pois nunca verá nada igual. Venha ver que o Rio é mais que beleza natural, temos construções belíssimas. Esqueceram que o Rio já foi capital desse país? Venha conhecer o jeito carioca de ser , mesmo o que não nasceu aqui, mas que aprendeu a amar essa cidade.
Carioca não é alienado. Carioca fica indignado, reclama, briga, protesta, mas o Carioca não permite que isso acabe com sua alegria. Ele sabe lutar e se permitir viver. Carioca não se entrega, não desiste. Carioca é um estilo de vida. Carioca sofre, mas carioca não deixa a vida passar em branco.
Eu falo de carioca autêntico, de povo, não de elite... que é tudo igual em qualquer lugar. Embora alguns descubram a vida dos plebeus e se apaixona hahahah Carioca sabe separar as coisas. Carioca sabe dar um tempo. Carioca sabe repor as energias para viver um novo dia cheio de coisas que ele preferia nem saber que existem.
O Brasil gosta de apontar o dedo para o Rio de Janeiro. Que é no Rio que acontece tudo de ruim em maior escala. Então somos mais bravos, somos mais guerreiro. E apesar de tudo, o Carioca sabe viver como ninguém.
Foi uma grande vitória e mais que merecida. Pan, Copa (aqui será o ponto principal, ou vc tem dúvida disso?) e Olimpíadas, que será só aqui no Rio. E assim como no Pan correu tudo bem, com certeza, tudo mais correrá bem.
Tá certo que muita gente vai ganhar dinheiro com isso, coisa que nunca vai mudar e não é só aqui que acontece etc etc mas teremos novos empregos, algumas melhorias para a cidade e momentos de muita alegria, comemoração e orgulho.
Ah vai.. tem gente do mundo que terá um bom motivo para vir ao Rio e se apaixonar por ele. E que tal, você que mora no Brasil, você que nunca esteve no Rio, você que morre de medo de aparecer, aproveitar e vir viver essa experiência única, acrescentar a sua alma um pouco de carioquice? Se você veio ao Rio, e só passou por aqui, mas não conheceu o Rio, volte!!!
O Rio de Janeiro merecia isso, merecia esse carinho, essa confiança, essa grande chance. Olé!!!

2 comentários:

  1. Uauuuuuu, é isso arrasou minha carioquinha do coração. Carioca é que nem o Blog Vida, sempre está bombando, tem momentos de pausa e depois volta para a festa.

    Valeu Lu, esse post foi em minha homenagem, bonito, direto e criativo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo...rs..rs.....
    Do Blog Falanda de vida e da vida.
    Yesssssssssssss

    ResponderExcluir