22 de dez de 2009

rabanada e bolo de maçãs e nozes

Acabei de chegar da rua onde fui comprar umas coisinhas, entre elas o pão para rabanada. Vocês já notaram que a cada ano o pão para rabanada fica mais fino? Daqui a pouco vai virar baguete para rabanada.
Já contei prá vocês como eu adoro rabanada, não é? Pode faltar tudo, menos rabanada. E como o tempo está pouco para escrever aqui (ainda não acabei a faxina), resolvi postar duas receitas que já postei aqui em outros carnavais ops! em outro natal :) Espero que gostem!!!
"Se tem uma coisa que não pode faltar no meu Natal é rabanada! Troco por qualquer outra coisa! Gosto tanto, que de vez enquando mamãe fazia para mim mesmo sendo fora de "época" :) E, modéstia à parte, eu adoro a rabanada que faço. Prá começar gosto dela da forma mais simples. Tá certo que existem outras variações gostosas, mas rabanada, para mim, tem que ser simples. Outra coisa é que gosto dela mais sequinha.


Para um pão de rabanada: 3 ovos batidos com uma pitada de sal (tem que bater até perder o cheiro de ovo), meio litro de leite (se faltar pega mais) misturado com 3 colheres de sopa de açúcar (tem que ser docinho, senão o miolo da rabanada fica sem gosto), açúcar e canela em pó misturados.


Cada pessoa tem seu segredinho na cozinha.. as pessoas me perguntam por que minha rabanada fica alta e não murchinha. Bem, eu não deixo as fatias de pão dentro do leite. Coloco no leite e vou virando, uma a uma, deixando ficar molhada. Se colocar diversas fatias dentro do leite, a fatia de pão fica encharcada. Então é assim: uma fatia de cada vez passo no leite deixando molhar, passo o dedo nos dois lados tirando o excesso de leite, aí passo no ovo e novamente passo o dedo para tirar o excesso. E então... fritar... mas lembre! uma de cada vez!
Quando ficar douradinha colocar no papel tolha para tirar o excesso de gordura, passar na canela com açúcar e aí... é comer comer comer!!!!!





A turma gosta muito desse bolo e cunhada disse que seria ótimo se eu o fizesse. Então, eu que havia planejado uma outra receita de ganhei de um amigo, o fiz hoje.
Misture numa vasilha: 1 copo e meio de açúcar, 2 ovos, 2 colheres chá de baunilha, 2 colheres chá de canela em pó, 2 colheres chá de bicarbonato, 1 pitada de sal, 1/2 xícara de óleo e 2 copos de farinha de trigo. Não se assuste, ficará uma massa grossa mesmo. Misture bem!!!
Depois de bem misturado acrescente 4 copos de maçã em cubos (com casca) e nozes picadas. Dá uma misturada e deixe quieta pelo menos uns 10 min para que a maçã solte um pouco de água e a massa fique mais leve. Dá mais uma misturada.


Forma untada e farinhada. Forno baixo.






bom apetite!



Se gostar e quiser, pode substituir as nozes por amêndoas, colocar passas ou mesmo um pouco de frutas cristalizadas bem picadas. Gostaram??
receitas postadas em dezembro de 2007

11 comentários:

  1. hummm! gosti!
    acho que vou fazer o bolo...
    Eu fazia um bolo de Reis no Natal, mas faz um tempo que não faço mais... então vou inovar e fazer a tua receita! Pode deixar que te dou o crédito da receitinha, todos vão saber que peguei a dica no seu blog...hehehehe
    Beijinhos Luci
    e boas festas!!

    ResponderExcluir
  2. Ai que delicioso, o meu marido iria amar!!! hehehehe
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  3. Que delícia...mas vc acredita que eu nunca comi rabanada? estou pensando em fazer, parece muito fácil.

    ResponderExcluir
  4. Dá para passar um arebanada dessa pelo monitor, melhor, posta no meu blog. rsrsrsrs
    Também acabei de voltar do supermercado, comprei as coisas do prato que me pediram pra levar pra ceia.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Ai que delícia, vou fazer esse bolo. é bem mais fácil que o meu...
    Aproveito pra te desejar um Feliz Natal e um 2010 cheio de alegrias!
    Muita paz pra todos nós!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ai que deliciaaaaaa...viu.

    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  7. Rabanada é própria do Sudeste, não é?
    Não me lembro de ter visto esse tipo de comida nos Natais do Nordeste. O fato é que parece muito gostoso!
    Estava lendo o teu post da faxina. Sabe de uma coisa? Deixei de passar toalha, lençol e pano de prato há séculos... ehehe...

    ResponderExcluir
  8. Aqui no Sul não temos esse costume das rabanadas, mas lembro delas, com água na boca, do tempo que morei no Rio...beijos e um lindo e feliz NATAL!chica

    ResponderExcluir
  9. Quanta coisa gostosa, fala sério.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ai, sou louca com rabanada, mas não acerto muito bem. Este ano experimentei a que minha cunhada fez, ficou boa, mas esta sua está parecendo bem mais apetitosa! :) Vou aproveitar para deixar um abração e desejar tudo de bom no ano que se aproxima. Beijão, Fabi.

    ResponderExcluir
  11. Luci,

    Coloquei este post em meus favoritos porque nunca acerto fazer rabanada e o povo aqui em casa adooora, em qualquer época! Obrigada pela receita! Tomara que eu acerte.

    Bjo

    ResponderExcluir