30 de mar de 2009

24 de mar de 2009


Eu queria muito escrever aqui, mas não estou conseguindo. Tendo "sentido" demais nos últimos dias, mais forte que nunca, e esse "sentir" eu não consigo transformar em palavras. Preciso ficar quietinha e ruminar todo esse sentimento.

18 de mar de 2009

Sempre falo, e acho que já escrevi aqui, que uma das coisas que me incomoda e aborrece é o sensacionalismo. E agora estou falando em relação a religião, a Igreja Católica. Sempre que acontece algo de "errado", sai em todos os jornais e em telejornais. Verdadeira festa! A Igreja Católica....
Porém tem tantos padres, freiras, missionários fazendo trabalhos belíssimos e isso não é notícia. Claro! isso não vende jornal e não dá audiência.
Temos agora mais um exemplo. A questão da menina de 9 anos, grávida do padrasto e que abortou. A excomunhão feita por um Arcebispo. Ficaram dias falando disso e até nós aqui no blog.
Porém no domingo li uma notícia que não vi em nenhum jornal ou tele jornal e que faço questão se postar aqui os trechos mais importantes.
"Vaticano critica excomunhão no caso de aborto de menina de nove anos
Para colaborador de Bento 16, decisão de arcebispo de Olinda e Recife em caso de menina de nove anos foi apressada
.
Em artigo publicado pelo jornal da Santa Sé, o Osservatore Romano, neste sábado, o presidente da Academia Pontifícia para a Vida, Monsenhor Rino Fisichella afirma que os médicos que praticaram o aborto na menina de 9 anos, grávida de gêmeos após ter sido estuprada pelo padrasto, não mereciam a excomunhão.
"São outros que merecem a excomunhão e nosso perdão, não os que lhe permitiram viver e a ajudarão a recuperar a esperança e a confiança, apesar da presença do mal e da maldade de muitos", escreve Monsenhor Rino Fisichella, um dos mais próximos colaboradores do papa Bento 16 e maior autoridade do Vaticano em bioética.
Na avaliação do prelado, o arcebispo de Recife e Olinda, José Cardoso Sobrinho, foi apressado e deveria ter se preocupado primeiro com a menina. "O caso ganhou as páginas dos jornais somente porque o arcebispo de Olinda e Recife se apressou em declarar a excomunhão para os médicos que a ajudaram a interromper a gravidez. Uma história de violência que, infelizmente, teria passado despercebida se não fosse pelo alvoroço e pelas reações provocadas pelo gesto do bispo."
Segundo Monsenhor Fisichella, o anúncio da excomunhão por parte de D. Jose Cardoso Sobrinho colocou em risco a credibilidade da Igreja Católica. "Era mais urgente salvaguardar a vida inocente e trazê-la para um nível de humanidade, coisa em que nós, homens de igreja, devemos ser mestres. Assim não foi e infelizmente a credibilidade de nosso ensinamento está em risco, pois parece insensível e sem misericórdia", escreve o bispo.
Na avaliação do prelado, a prática do aborto neste caso não teria sido suficiente para dar um parecer que "pesa como um machado", porque houve uma contraposição entre vida e morte. Ele reconhece que, devido à idade e às precárias condições de saúde, a menina corria serio risco de vida por causa da gravidez. E justifica os médicos, que em sua opinião, merecem respeito profissional. "
Pois é isso.

12 de mar de 2009

e vai rolar a festa !! \o/\o/



Pois não é? amanhã, as 11:30 eu completo 50 aninhos. 5.0 turbinada hahaha
Há umas duas semanas que eu tenho pensado em muitas coisas. Tenho tido muitas lembranças. Lembranças que nunca havia tido antes. Vocês nem imaginam. Querem um exemplo? Outro dia me lembrei que quando tia 10 anos uma senhora vizinha, de mais de 70 anos me pediu para alfabetizá-la e eu aceitei. metida eu né? Ela não me pagava. Combinou que em cada aula me daria algo. Me lembrei que um dia ela me deu uma lata de leite condensado. Nossa!! vcs não fazem idéia do que isso representou prá mim. Que alegria foi.
Tanta coisa acontecendo dentro de mim. Mas tudo é muito bom!!!
Sinceramente me faltam palavras para falar de certos sentimentos.
Sexta-feira 13 !! Igualzinho quando nasci. Minha mãe dizia que as pessoas falavam: tadinha dela! Que nada!! Me considero alguém de muita sorte e curto muito isso. Como sou de signo duplo, peixes, costumo dizer que sou metade bruxa e metade fada. Minha mãe deu entrada na maternidade as 23h do dia 12. O parto durou 12h e 30 minutos. Ela tinha engordado 30 quilos e eu tinha 4,5kg, 60 cm e não tinha moleira. Cidade do interior... Mamãe foi para Minas ficar perto da família. Os médicos queriam parto normal. Chegou um momento que eu me enrolei no cordão umbilical e parei de respirar. Um dos médicos resolveu fazer uma cesariana. mamãe tinha aquele corte vertical enoorme. O médico me tirou e me entregou nas mãos de minha madrinha e foram cuidar de minha mãe. Madrinha me limpou e me colocou de bruços na cama. Diziam que era bom. meu padrinho entrou na sala e eu levantei a cabeça e olhei prá ele. Ou seja, o médico disse que se mamãe quizesse saber o que era nenem teria que ter outro. Nasci com peso, tamanho e reflexos de 2 meses. Ah e detalhe, o enxoval não serviu prá mim rsrsrsrs E mamãe brincava comigo que eu já havia nascido cabeça dura, já que eu não tinha moleira. e ela estava certa.
Ah como tenho pensado nesses meus 50 anos. Tanta coisa, tantos sentimentos, tantas emoções, tanta vida... E não deixa de ser um marco e muito importante. Preciso cuidar de mim, principalmente da minha cabeça. Sabemos como os velhos são encarados nesse mundo. Não, não falem que não estou velha. Há uma idade e que é notada por todos, e discriminada por muitos. A cabeça é uma e o corpo é outro. Muito difícil manter isso em harmonia. Muitas vezes vc tem sentimentos iguais quando era uma adolescente. Nada muda. Mas mudou.
Por outro lado você encontra coisas que antes para vc eram histórias contadas e percebe que é verdade. A tal da sabedoria que a idade traz. É verdade isso. Como seria bom ter isso aos 20, aos 30.... mas não é assim que a banda toca né?
Hoje sou alguém melhor. Não sei se mais querida, mais amada, mas sou o que sou sem nenhum p.s.

Sempre me orgulhei se ser muito verdadeira. Paguei caro por isso mas não me arrependo. Minha vida hoje seria bem diferente se eu tivesse sido mais "politicamente correta" . Se eu não falasse tanto do que sentia. se não mostrasse tanto como eu era. Ah mas hoje sou mais verdadeira ainda. Não tenho mais nenhuma paciência com certas coisas. E se sou sua amiga, se vc ainda faz parte da minha vida, saiba que é porque gosto muito de você e acho que vale a pena. Todos temos defeitos, isso é ponto pacífico. O legal é entender e aceitar o outro assim e ainda querê-lo na sua vida.
Queria ter meus amigos, os que amo, mais perto e presente. Porém sei e entendo que não dá. Assim como tenho pensado em pessoas que já passaram pela minha vida, pessoas queridas e que nos perdemos sem nem sabermos porquê e que queria estivessem aqui comigo nesse momento. Por onde andarão? Será que ainda vou revê-los?
Pisciana já é um bicho danado pela sensibilidade e eu ando cada vez mais sensível, emotiva, o que pensava ser impossível. Claro que o fato de eu ter parado de trabalhar fora, de ter saído da roda viva ajudou muito. Fico aqui, na minha vida tranquila e as armas se foram. Muito mais fácil me atingir. Mas quer saber? Adoro isso. Adoro poder ser o que sou e ponto. Sinto muita saudade de pessoas que convivi e nem sei se lembram de mim. Porém elas continuam em meu coração, porque sempre fui sincera nos meus sentimentos, os bons e os ruins.
Por enquanto é isso... estou comemorando há uma semana!
Acreditam que na noite passada, as 2h, eu estava com uma taça de vinho na mão, em frente a TV dançando ao som do filme Mamma Mia?
O que será que o futuro me reserva? vamos ver....


11 de mar de 2009

torço por eles, sim!

Gostos, favoritos, prediletos e nomes afins é algo que não se discuti, só se respeita. Sou uma pessoa um tanto polêmica porque não gosto e não penso como a grande maioria. Não gosto de Coca-Cola, de Halls, de Woody Allen, de Madona, de Fernanda Montenegro e tantas outras coisas e pessoas que não me vem a mente agora.
Também sou o tipo de pessoa que embora não goste, não tiro o mérito de ninguém. Um exemplo ? Gal Costa. Não gosto nem um pouco dela, mas não posso dizer que ela canta mal, que não tem voz, que não tem sua importância na MPB. São coisas distintas.
Gosto demais de inúmeros jogadores de futebol e entre eles o Ronaldo FENÔMENO, fenômeno sim. Basta olhar e prestar atenção na sua trajetória. Coisa boa vê-lo vencer a terceira barreira que se colocou entre ele e seu sonho. Dinheiro? fama? Ele não precisa mais disso. Pode parar. Ele precisa sim continuar fazendo o que ama e isso é muito bonito. Ver ele calando a boca de tanta gente mundo afora e voltando aos campos e marcando novamente.
Rubinho? O piloto mais experiente da F-1 até hoje? Após sofrer um puta acidente, dois dias depois perde seu ídolo como muitos de nós perdemos. Aí vem o brasileiro e acha que ele tem a obrigação de cobrir essa lacuna. Li que ele mesmo se cobrou isso.
Quantos pilotos sonham e tentam entrar na F-1 todos os anos? Quantos entram a cada ano? Quantos sonham em dirigir uma Ferrari? Quantos pilotam? Uma Ferrari contrata piloto ruim????? Será mesmo??? Rubinho deu a Ferrari o que ela mais queria e não tinha a muitos anos: campeonato de escuderia. A Ferrari foi campeã todos os anos que Rubinho esteve lá. Ele se sujeitou a coisas? Sim. Alguém faria o contrário? Alguém pegaria o capacete e iria embora?
Será que ele mais do que ninguém não queria que fôsse diferente?
Brasileiro só aceita o primeiro lugar, nada mais que isso. Guga só apareceu quando foi campeão. Quando deixou de ser, as pessoas só sabiam dele se desse alguma notícia no Jornal e olhe lá. Não importava mais. Um filme brasileiro é indicado ao Oscar? Grande coisa... Não ganhou? Não tem valor. Fernanda Montenegro foi indicada e concorreu a melhor atriz no oscar? Não ganhou? Grande merda então....
Qual são seus sonhos? Quanto lhe custa persegui-lo todos os dias? Qual o valor de cada vitória que vc consegue?
Por que o carro do alemão nunca quebrou? Porque o carro do Rubinho parou numa corrida por falta de combustível??? E se esse alemão tivesse, além do Rubinho que era freiado, concorrentes nas pistas, como na época do Senna e agora com o Massa, ele teria conseguido tantos títulos?
Entre tantos que sonham com a F-1 e os raros que chegam lá, quantos conseguiram isso?
- Vice Campeão Mundial de Fórmula 1
2002 e 2004
- 3º lugar no Mundial de Fórmula 1
2001
- 4º lugar no Mundial de Fórmula 1
2000
Mas isso não tem valor, não é?
Bruno Senna, amigo? Não ganhou nenhum campeonato do qual participou até hoje. A Fórmula 1 não contrata sobrenome. Contrata bons pilotos. E justo por isso que a Brawn GP (ex-Honda) preferiu Barrichello a Bruno. Preferiu o piloto mais experiente da F-1, de todos os tempos, ao piloto que não ganhou nada, que só traz um sobrenome, e que está aí na mídia falando besteira, enquanto Rubinho se manteve calado e se cuidando por quase 4 meses até sair a escolha.
Não estou escrevendo isso tudo em tom agressivo. Não quero discutir com ninguém. Longe disso. É só um desabafo. Estou mostrando porque admiro Ronaldos e Rubinhos da vida. Vou continuar admirando e torcendo por todos que buscam seus sonhos. Assim como eu.

4 de mar de 2009

a falta de misericórdia em nome de Deus

Sou católica, sempre fui católica, e mesmo as vezes que fiquei afastada da Igreja nunca pesnsei em mudar de religião. Mesmo com todos os defeitos que a Igraja católica tenha. Porém muitas qualidades também. Enfim, a Igreja é feita de homens e homens são imperfeitos. É um assunto prá ir longe, mas não estou escrevendo prá falar de tantas coisas que envolvem a religião.
Tem algumas coisas que definitivamente não consigo entender nem aceitar. Nada, absolutamente nada me faz aceitar certas atitudes.
Um filho da puta, padrasto de duas meninas (9 e 14 anos), abusa de ambas há 3 anos. Agora descobre-se que a menina de 9 anos está grávida de gêmeos. A mãe a levou ao médico porque se quiexou de dores e foi constatado que ela está com 16 semanas de gravidez (detalhe : a mãe não observou nada de anormal na filha em 4 meses).
Por lei ela tem o direito de interromper a gravidez por correr risco de vida e a família solicitou que fosse feito.
Aí vem a Igreja, na pessoa do arcebispo de Olinda e do Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, dizendo que : "A menina engravidou de maneira totalmente injusta, mas devemos salvar vidas”.
O advogado da Arquidiocese de Olinda e Recife, Márcio Miranda, afirmou que vai denunciar o caso ao Ministério Público de Pernambuco . A ideia é impedir que o aborto aconteça.
Sinceramente, viu?

2 de mar de 2009

que tipo de pessoa vc deve ser?

Ultimamente, o assunto que mais me faz pensar é o relacionamento humano e como as pessoas julgam as outras. Quais os critérios utilizados? Que tipo de pessoa é a certa? Que tipo de pessoa é aceitável? Eis o grande ponto!
Leio e ouço tantas e tantas coisas onde se fala e escreve sobre as pessoas que são falsas, de como as pessoas deveriam ser mais verdadeiras, mais sinceras.
Isso tudo me faz pensar no meu jeito de ser e suas consequências.
por que incomodo tanto?
faço tudo o que acho que está certo e no final levo pedradas.
sempre fui tão verdadeira e prá que serviu isso?
sempre me dei tanto aos amigos, as pessoas que eu gostava e aí? qual foi o resultado?
sempre fui chamada de boba, idiota, pela minha facilidade de entender, esquecer e perdoar.. e aí?
ah eu teria tantas histórias a contar.....
falar o que sente? o que acredita? ah isso é politicamente incorreto.
pessoas que te acusam de certas coisas e lá na frente estão fazendo pior.
erram ao te julgar e cometem erros só para serem aceitas.. simplesmente isso... querem ser aceitas....
a verdade é que estamos num mundo de merda, de relacionamentos de merda, onde a falsidade que se quer ouvir e viver é melhor que qualquer verdade.
Lutei contra isso a minha vida inteira. Uma pisciana incorrigível e com a criação que tive, os valores que aprendi, sempre fui sincera e sempre busquei ser o melhor. Resultado: melhor nem falar....
Hoje vivo aqui no meu canto, cada vez mais afastada de pessoas, dos "seres humanos". São poucas as que fazem parte do meu mundo. Mas prefiro assim do que ser falsa, do que ser politicamente correta para acumular "amigos".
Ser vc mesmo? Ser sincera? Gostar e se dar de verdade? Hoje isso não vale nada.....
Depois que parei de trabalhar no Mercado, que pude me afastar de um mundo selvagem e ficar aqui no meu canto, fazendo o que gosto, minha guarda caiu definitivamente. Mais que nunca sou uma pessoa sem proteção nenhuma prá esse mundo selvagem. Mas sou mais feliz do que era.
Tanta coisa que acontece hoje em dia e as pessoas se perguntam por que? A resposta é uma só: valores. Muitos valores se perderam. Muitos valores passaram a ser ridicularizados. Muitas pessoas estão muito ocupadas. Outras estão mais preocupadas em simplesmente se divertir , passar o tempo sem pensar muito.
Atualmente pensar é cansativo. Sentir não está com nada. O que é importante??? Sobreviver. Viver de aparências. Dinheiro. Status. Custe o que custar.
Ah o interesse.... Já apanhei tanto, já levei tanto na cara, já me magoei tanto. Mas não mudei e me recuso a mudar. Por que? Porque acredito no que sou e é assim que quero continuar sendo. Não importa o preço. Paguei caro. Pago caro. Vou continuar pagando caro. Mas sou eu!!!
Vivi anos num mundo que não tinha nada a ver comigo. Cada dia era uma batalha. Sobrevivi. Pior é gostar de pessoas que não acreditavam nisso, que nem sabem o que é isso. Porém não posso ser injusta. Sobrou poucas pessoas na minha vida vindas daquele mundo. Posso contar nos dedos de uma só mão. Mas fico feli z em saber que existe quem acredita e confia em mim.
Bem, escrevi tudo isso no impulso. Não vou corrigir. Não vou acrescentar. É o que é.
Se eu falo com vc. Se eu lhe dou algum carinho e importância é porque gosto de vc. É porque ainda não desisti de você. É porque acredito que você gosta de mim. Apesar de....
Sei que muita gente não entende meu jeito de ser. Mas sou assim. Sou emoção. E quero continuar sendo.
E atenção !!!!! Agora com os 50 anos, pretendo mais do que nunca ser o que sou, fazer e falar o que tenho vontade. SER. Simplesmente ser!
Mas dou total liberdade de me falarem o que pensam. De me julgarem. De me cobrarem. Sempre aberta a ouvir. Porém, também aberta a falar. Amigo é aquele que fala o que sente que precisa dizer, mesmo que possa estar errado. Para passar a mão na cabeça temos o mundo inteiro.
Acho que por hoje chega, né?
beiju no coração dos que amo. mesmo aqueles que não entenderam isso ainda.