5 de jan de 2010

Doar

Se você não gosta de posts longos vá para o próximo que está na sua lista e que foi atualizado porque a conversa aqui é longa.
No início da noite a chuva voltou na cidade do Rio de Janeiro. Veio igualzinha da última vez, mas felizmente ao invés de durar 24h durou apenas 1h. Foi forte, sem piedade.
Quando ela começou meu coração ficou pequenininho e eu comecei a rezar. Pedi a Deus por aqueles que poderiam ser atingidos por ela. Estamos vendo as reportagens sobre o que aconteceu em Angra porque foi a pior parte, mas aquela chuva matou pessoas em diversos lugares, como em alguns bairros perto do que eu moro. Duas aqui, duas ali... foram mais de 80 em todo o Estado.
Sei que muita gente não gosta de assistir as reportagens e algumas até acham que não deviam mostrar tanto, mas eu assisto a todas. Eu sinto que nos 15 ou 30 min do meu dia que eu ouço os depoimentos e olho para a dor daquelas pessoas, me conecto com elas e passo minha solidariedade. Se não bastasse mais nada serve para eu dar mais valor ainda a minha vida e ao que eu tenho, ver que qualquer problema meu é nada perto daquilo.
Ninguém vai parar de viver porque isso acontece. Ninguém vai pensar nisso 24h por dia. Mas não podemos deixar de ver a dor do outro para que nossa sensibilidade não se perca. Sim, me dói e chorei com muitos deles. Como sou feliz por poder chorar a dor do outro.
Durante todo o ano vimos as águas fazendo estragos por todo o país. Sim, eu sei que todo ano nessa época temos problemas desse tipo, pessoas perdendo tudo que têm na véspera do Natal. Porém 2009 foi pior. As coisas estão piorando a cada ano. É muito claro que muita gente não acredita no aquecimento global. Muita gente acredita mas não assimilou isso como uma realidade de hoje. Muita gente espera que os governos resolvam isso. Muita gente acha que qualquer coisa que faça para cooperar para melhorar isso não vai fazer diferença. E assim vamos.... Já podemos ver o estrago sendo feito em diversos lugares. Aliás sabemos do aquecimento global, da camada de ozônio, da possível falta de água potável etc etc etc e aí vem a pergunta que acredito cada pessoa deve se fazer: o que eu estou fazendo para cuidar do planeta onde vivo e onde viverão, meus filhos, sobrinhos, netos...
" Deus perdoa sempre, o homem as vezes, a natureza nunca"
Do fundo do meu coração? Eu acho que o planeta terá um futuro bem negro e isso me deixa bem triste. Eu e você não estaremos mais aqui, mas é certo não se preocupar com isso como ouço algumas pessoas falarem?
São pequenos atos que se juntam que fazem grandes atos e que podem fazer a diferença. Lemos tantas coisas simples que podemos fazer para contribuir, mas estamos fazendo? E se você já faz, está passando isso para outros? Tudo na vida é hábito! Eu tenho, já há algum tempo, tentado mudar algumas coisas no meu dia-a-dia e já consegui algumas vitórias. Sei que aos olhos de muitos pode parecer muito pequeno, mas se todo mundo pensar assim e não fizer.....
Vamos a algumas coisinhas que você pode fazer:
- Você ainda recebe suas faturas de cartão de crédito pelos Correios? Então corre lá no site e muda para recebê-lo por e-mail. Ah mas não adianta se ao receber você imprimir em casa, né? Salve em um arquivo no seu pc. Mas se você é daqueles que precisa ter o papel na mão, pelo menos use papel reciclado.
- Você já lembra de fechar a torneira enquanto escova os dentes? Aêêêê eu também já incorporei esse hábito. Agora eu coloquei um copo na pia do banheiro, pois quando você vai enxaguar a boca também perde muita água, então se você usar um copo para isso vai economizar muuita água.
- Você tem plantinhas em casa? E elas dão muitas mudas? Pois então, observei que tenho plantas cheias de muda e pretendo fazer vasinhos com elas e dar de presente. Oxigênio distribuído :)
- Conversei com o síndico do meu prédio e coloquei na portaria uma caixa para que os moradores depositassem pilhas e baterias usadas. Ele acho que não ía adiantar nada. Fiz um papelzinho e foi dado a cada apartamento. Vocês nem imaginam quantas pilhas tenho recolhido na caixinha, pois muita gente não sabe o que fazer com elas. O que eu faço com elas? O banco Real tem o Papa-Pilhas, recolhem e reciclam. É só levar em qualquer agência.
- Um hábito que estou tentando incorporar, eu li outro dia num site. Quando for lavar a louça, primeiro ensaboe todas e coloque de lado. Lave sua pia e coloque toda a louça dentro dela. Quando começar a enxaguar, a água que cai sobre as demais já tirma o grosso do sabão e com isso você gasta menos água.
- Como no meu bairro não tem coleta seletiva de lixo, eu procuro separar aqui em casa e já colocar separado em saquinhos para que quem foi catar no lixo, e sabemos que catam, já encontrem separado e limpo.
- Aaah os saquinhos!!! É bom colocar o lixo neles né? Tá certo que há lei que o comércio terá que acabar com eles, mas enquanto isso não acontece, compre sacos para seu lixo, isso não tem preço.
Se não tem ecobag, leve saquinho na bolsa para usar. Ontem no saara as pessoas das lojas me olhavam meio que espantados porque não aceitei sacos de nenhuma delas, levei diversos de casa, de todos os tamanhos.
- E o óleo de cozinha usado? Você ainda joga na pia ou no tanque ou no vaso sanitário? Não não faça isso. Jogue no lixo dentro de garrafa pet. Porém antes disso dá uma pesquisada se perto de você tem algum lugar que recolha para fazer sabão. Você cuida da natureza, do esgoto a cidade e ainda ajuda alguém a ganhar um dim dim.
- Quando vai fazer compras você olha se o produto é biodegradável?
- Você evita usar produtos descartáveis? Tá, eu sei que é muito mais fácil, mas o preço é alto...
- Quando trocar a bateria do seu carro, deixe a velha numa autorizada, pois 95% dos seus componentes podem ser reciclados.
- Aqui em casa só fica ligado na tomada o que não dá prá ser diferente. Tiro da tomada máquina de lavar, microondas, cafeteira, até a caixinha da net eu desplugo. Stand by gasta energia....
Ah tem tantas coisas,não é mesmo?.... Conta prá mim o que você tem feito para que eu também faça :)
E já que estou falando em doação, sim por que tudo isso é uma doação, doação para vida futura, vou falar de outras duas.
Os telejornais têm mostrado que o estoque de sangue nos hemocentros, está baixo. Entre Natal e Carnaval aumenta o número de pessoas que precisam de transfusão e cai o número de doação. Você só pode doar de 3 em 3 meses. Então, tira uma tempinho e dá um pulinho no hemocentro da sua cidade e doe vida, doe sangue. Você vai ver como vai se sentir bem fazendo isso. Ah e você pode aproveitar que está lá e se cadastra no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Pensa só como é melhor doar do que precisar de doação.
"Doar é um ato de amor"
Mas em tudo isso que você pode fazer por seu próximo, por seu planeta, por aqueles que você nem conhece, existe algo que é fundamental: educar, ensinar! Ensine tudo isso para as crianças que estão ao seu redor e com certeza você estará contribuindo para um mundo melhor.
PS. Já que o assunto é doar, dá uma procurada se você tem como ajudar as famílias que perderam tudo. tem muita gente precisando em diversos estados. Se não encontrar nada procure a Defesa Civil do seu Estado. No Rio de Janeiro são mais de 3.000 desabrigados.
Você notou quanta coisa pode fazer pelo outro, doar, sem precisar gastar nem um tostão???

8 comentários:

  1. Podemos fazer um pouquinho, dar um pouquinho, orar um poucão.
    Também fico preocupada com o futuro que deixarei a meus pequenos.
    Começamos reciclando aqui em casa, e tuas dicas estão ótimas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente Luci, para mim foi uma aula e tanto. Precisamos mudar muito, precisamos iniciar uma nova etapa de vida para que o planeta ressuscite.

    Obrigado pelo post.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Luci, isto tudo me preocupa muito também. Fico triste, assustada, mas ao mesmo tempo, motivada a dar o melhor de mim. Tento seguir tudo isto que vc escreveu e passar para os outros. Somos responsáveis por esta nossa casa, não é?!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Luci

    AMEI esse seu post, tento ser ecologicamente correta também! Concordo que é uma doação pensar no futuro.

    Super beijo e FELIZ 2010!

    ResponderExcluir
  5. Bem legal o post, Luci!
    Eu já faço algumas dessas dicas que tu deu, mas vou tentar incorporar outras ao meu dia-a-dia!!
    O pior mesmo é conscientizar todo mundo, tipo o meu marido não tem jeito, ele diz que sou uma eco-chata, mas eu não tô nem ai, reutilizo coisas, separo meu lixo, economizo água, essas coisas...
    Se cada um fizer um pouquinho, já vai ficar melhor!
    Aqui no sul tivemos alguns meses de chuvas fortes e frequentes, até ciclone, quase morria de medo toda vez que se armava para chuva. E eu sinto que tem a ver com o estado do nosso planeta.

    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  6. Reyel, foi mesmo muito triste o que aconteceu em SC. Apesar de tanto tempo sabemos que muita gente continua morando em abrigos e não conseguiu ainda refazer sua vida.


    Ana, isso mesmo, rezar e fazer algo. Tenho sempre em mente um frase da Bíblia: "Faça sua parte que eu lhe ajudarei"



    Gilson, precisamos sim fazer algo, pois já estamos bem atrasados.



    Alethéa, imagino que para você a preocupação é ainda maior pois está aí esperando a chegada do Miguel e quer um mundo melhor para ele, não é?


    Marcinha que bom que gostou e está fazendo sua parte!!


    Lu, como seu marido existe uma porção de gente, o importante é não desistirmos. Menina qdo ouço sobre ciclones fico apavorada, deve ser terrível mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o tema...e li o post todinho viu...

    bom apoio suas iniciativas...

    Aqui em casa fazemos algumas coisas parecidas:
    - separamos todo o lixo que pode ser reciclável e doamos a um senhor que vem buscar 1 vez por semana pra revender a um lugar que trabalha com isso. Tanto que quando viajamos trazemos o lixo reciclável de volta pra doar a esse sr.

    Mas confesso que sempre fiquei perdida quanto as pilhas...

    - o óleo de cozinha era doado a uma amiga que fazia sabão..e agora é doado a outra pessoa que tb o reaproveita para a mesma finalidade.

    - eu sou neurótica com reaproveitamento de papel, então quando imprimo algo e depois não vou mais usar, faço o outro lado de rascunho...e no fim vai pro lixo reciclável...rsrs...

    - tento economizar água tb.

    - já fui doadora de sangue por muitos anos mas depois interrompi.

    enfim...é pouco mas se cada um fizesse um pouquinho né?

    ResponderExcluir
  8. Luci pode ser longo o seu post mas não levamos nem 5 minutos para ler o importante conteudo que ele tem.

    Primeiro quero te parabenizar por tudo que ensinou e orientou para que possamos contribuir para que o nosso País não sofra tanto com o aquecimento, com as consequencias graves que isso pode vir a trazer.
    Não sei se acompanhas o blog do SEMPRE JOVENS, onde hoje quem é a coordenadora é a Fernanda Ferreira (Nà) e eles atuam em diversas campanhas e uma delas foi esta onde te repasso o email :
    Assunto: PETIÇÃO - A respiração do mundo pede a sua assinatura
    De 7 a 18 de Dezembro de 2009
    em Copenhagen
    Por si, pelos seus, por todos....
    por favor assine esta Petição!
    Ela destina-se á salvaguarda do Ambiente da nossa Casa Azul.
    Divulgue esta iniciativa pelos meios mais convenientes: mail, blog, site, telef. sms.....
    E não tenha medo! - A Terra não lhe faz mal! - Ao contrário, como Ser vivo que é, saberá preservar quem a ama.
    Click neste link:
    http://hopenhagen.org/home/map
    Beijinhos
    Fernanda

    Eu cliquei neste link assinei a Petição e depois recebi um email agradecendo e você não sabe como me senti Feliz , muito contente de ter colocado a minha assinatura nessa Petição , que fez parte da Convenção que hoje procuro acompanhar todos os detalhes, pois tenho certeza que será um assunto certo em prova como tenho certeza que tem que ser um assunto certo no coração e lar de cada cidadão, cada ser vivo e não importa de que País, mas tem que começar a educar em cada LAr, nas escolas... e obrigada por nos ensinar tanta coisa que eu mesma não sabia.

    Peço que me permita divulgar
    esse seu post no M@myrene. Estou fazendo uma postagem por esses dias onde vou falar sobre minhas férias , meus estudos e lógico de que pouco estarei vindo ao Blog(pelo menos como relaxante nos intervalos)e me daria muito prazer somar esforços e falar sobre seus post ( passar o LInk) e também levá-lo ao SEMPRE JOVENS que tem uma divulgação muito grande.

    Bem seu post foi longo e meu comentário foi na mesma altura.

    Beijos e vamos voltar a conversar.

    ResponderExcluir