20 de jan de 2010

estátua de são sebastião na glória

Muita gente não sabe, mas aqui no Rio de Janeiro o feriado em homenagem a Cidade não é na data da sua fundação, mas no dia dedicado ao seu Padroeiro: São Sebastião.
Aqui em casa sempre foi um dia especial porque papai e mamãe se chamavam Sebastião e Sebastiana. Muita coincidência, não é? Já é difícil um casal com nomes iguais, imagina um nome assim tão raro. Sim, por que quantos Sebastião você conhece?
Minha avó materna se chamava Sebastiana Angélica e quando nasceu a oitava filha, uma temporona, vovó deu o nome de Ester e lá foi vovô registrá-la. Porém o moço do cartório convenceu vovô a fazer uma homenagem a vovó e assim mamãe recebeu o nome de Sebastiana.
Vovó ficou feliz com a homenagem? nã nã ni nã nã ficou muito brava e não falou com vovô por 2 meses. Os irmãos achavam muito estranho chamar um menininha tão pequenina e bonita por um nome tão feio e o irmão mais velho logo lhe deu um apelido e nunca soube explicar como surgiu, mas o fato é que mamãe ainda bebê virou Bisí e assim foi chamada pela família por toda sua vida. Por conta disso, papai a namorou por um tempinho até descobrir que esse não era o nome dela. Ao tentar descobrir qual era seu verdadeiro nome, disse um monte de montão e jamais imaginou que seria igual ao dele.

Tem um fato que marcou muito. Papai passou muito mal na madrugada de um dia de São Sebastião. Nós não tínhamos carro e eu fui bater na porta do vizinho, que era taxista, para levá-lo para o pronto-socorro. Nós o chamávamos de Delfin, era um português, mas seu nome era Sebastião Delfin. No Hospital papai foi atendido pelo Dr. Sebastião Sagrado e a enfermeira se chamava Sebastiana. Muita coincidência, não?


Essa foto é da primeira vez que meus pais se falaram. Ele se sentou entre a prima dele e mamãe para tirar uma foto e mamãe se virou prá ele mandando ele tirar a mão de seu ombro :D
Vale dizer que na região tinha um fazendeiro riquíssimo que era apaixonado por mamãe e ela não queria nada com ele e dizia que era por causa do nome. Ele se chamava Sebastião. ai ai ai é o amor !

15 comentários:

  1. Luci

    Família é realmente tudo de bom!
    No próximo dia 25 (segunda-feira) é o aniversário de Sampa, aqui não temos aniversário do padroeiro. Mas como esse especialamente cairá na segunda-feira, todos estão ansiosos por ele, hehe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, minha família é das Marias
    Minha avó materna era Maria José, a avó paterna Maria Luíza e minha mãe é Maria dos Prazeres, em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres santa cultuada principalmente em Pernambuco...

    ResponderExcluir
  3. Que legal isso...Sebastião e Sebastiana!

    ResponderExcluir
  4. Que legal isso...Sebastião e Sebastiana!

    ResponderExcluir
  5. Luci,
    Adivinha?
    Chegou meu coração lindo e perfumado!
    Amei, como não amar algo tão fofo!
    Muito obrigada mesmo.
    Você é muito talentosa!
    Beijos e obrigada de novo.

    ResponderExcluir
  6. Luci

    Obrigada pelas palavras sobre o post de ontem.
    Tenho a felicidade de encontrar na blogosfera gente sensível e verdadeira, que se preocupa com as dores alheias mesmo sem conhecer quem está do outro lado do computador.
    Estou certa que isso vai passar, que bom que na vida nada é permanente, não é mesmo?!
    Obrigada de coração.

    ResponderExcluir
  7. Que linda história! Parece cena de filme ou novela rs

    bj

    ResponderExcluir
  8. Como não amar esse blog gente? A luci sempre ta postando essas coisinhas assim fofas, histórias tão lindas...ai,quem dera ainda viver essa pureza de outros tempos.
    Amei Luci, te adoro menina e obrigada pelas visitas, a casa ta sempre aberta e o ♥ também. Luci, mãos de fada e coração de anjo, vc é D+ msm. Xero,bjs,kisses,bitocas...

    ResponderExcluir
  9. Luci,
    Achei essa sua história real extremamente interessante.
    Que força que esse nome teve na sua família, não?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Linda foto amiga
    Olha tem um selo para vc no meu blog
    bjs

    ResponderExcluir
  11. E eu fiquei tentando lembrar, e lembrar... eu não conheço nenhum Sebastião ou Sebastiana. Isso me surpreende ainda mais na coincidência entre os nomes de teus pais. :D

    ResponderExcluir
  12. Oi Luci...
    Realmente brinquedinho novo é bom demais... e eu tb Adoroo pão! Já finz alguns... ficarm bons... comemos quente que quase queimamos a boca! rsss
    Beijo
    Soll*

    ResponderExcluir
  13. Luci, que bacana essa história!
    Olha, pega o vídeo sim!! É nosso!! rs
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Eu vim aqui hoje agradecer,
    Pois ontem eu fiz 5.000 visitas em nove meses e cause 1000 comentários
    Vim agradecer seu carinho e paciência, vim agradecer seus comentários
    Agradecer sua ajuda, agradecer suas dicas, vim agradecer seus selos e mimos, e obrigada por me deixar fazer parte do seu mundo.
    Algumas pessoas podem pensar que a palavra “Amiga (o)” não deveria ser usada nos blogs já que não nos conhecemos pessoalmente, então parei e pensei o que significa essa palavra?
    “Amigo” e aquela pessoa que você conversa ,que você se preocupa e ela com você, na qual você tem um carinho especial, e que você conta com ela, e ela sabe que pode contar com você, amiga te faz rir e chora com você, amigo torce e te ajuda nas lutas, e fica feliz em saber que você esta conseguindo realizar seus sonhos.
    Então, e isso que sinto por você.
    Você realmente e um amigo querido
    Sinceramente aceitei o meu agradecimento
    Obrigada por tudo
    Lidia
    Ps- venha pegar seu selo e ver minha homenagem a voce

    ResponderExcluir