5 de fev de 2010

Sete e meia da manhã eu já estava na rua indo ao supermercado que fica a dois quarteirões da minha casa. Só mesmo nesse horário, pois dá para andar na sombra e não está o calor desesperado que tem feito. O relógio na rua já marcava 28 graus. No Rio tem feito 40 graus mas a sensação térmica chega perto dos 50 graus.
No caminho encontrei com um senhor que sempre estava na mesma van que eu pegava para ir ao trabalho. Ele me disse que se aposentou e que virou um vagabundo, e perguntou se eu também. Eu disse que não voltei a trabalhar fora, que estava trabalhando em casa com artesanato e ele me respondeu que eu tinha que trabalhar. Respondi:
- Mas eu trabalho e muito fazendo artesanato.
- E ganha dinheiro?
- Não como eu ganhava, aliás bem menos, mas sou bem mais feliz.
- Mas tem que trabalhar - ele insistiu.
- Mas eu trabalho pelo menos 10h por dia.
Ele bateu no meu ombro já indo embora e repetiu: - Tem que sair e trabalhar.
Lá fui eu para o mercado pensando em como as pessoas julgam as outras, em como sabem o que é melhor para o outra, sem ao menos ouví-la. Como o mundo está cheio de donos da verdade e vazio de respeito pelo outro, por suas escolhas, pelo seu jeito de ser.

12 comentários:

  1. Sim, Luci!! Estamos cercados por donos da verdade, infelizmente! :\
    Aqui no RS tb está um calor insuportável!! Já faz 4 dias que saiu para almoçar com o termômetro marcando 40 graus, mas a sensação térmica de quase 50!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  2. Luci
    Para mim, ele pode achar o que quiser do fato de trabalhar em casa. O que não acho correto é tentar convencê-la que o jeito que ele pensa é o correto. Fala sério.

    Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.

    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. OI Luci... chega a ser engraçado o comportamento de alguns... ele sabe o que é bom pra vc, e nem faz idéia do que poderia fazer por ele mesmo... acho que talvez ele precisasse de alguém que dissesse a ele o que ele quer ouvir... "Você tem que trabalhar", hehehehehe

    Aqui também está muito quente, a noite dormimos com as janelas abertas pois os quartos (na parte de cima da casa) ficam parecendo um forno...
    Um beijinho amiga, e continue feliz com sua arte, não ligue pros ranzinzas que sempre aparecem no caminho... literalmente... heheheh

    ResponderExcluir
  4. Luci...manda um pouco desse sol pra cá e eu te mando um pouco de chuva, que tal? rsrsrs....

    Aqui anda caindo o mundo todo fim de tarde...caos, confusão, alagamentos..mas durante o dia faz um sol terrível, não tanto quanto aí.

    E acho que vc tem razão, as pessoas adoram julgar e criticar os outros mas raramente estão dispostas a olha pra dentro de si mesmas. Eu nem daria ouvidos a esse senhor...pq pra começar, quem é ele pra te julgar? ele próprio não disse que virou vagabundo? vc tem seu trabalho, é feliz e isso que importa, não se incomode com o que os outros pensem. Muitas vezes é melhor mesmo trabalhar por conta própria do que sofrer nas mãos de um chefe sugador e verbalmente agressivo e opressor. Eu já passei por isso e prefiro a tranquilidade do que ter um chefe assim.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luci,
    Achei bem engraçado. É que essas pessoas não entendem duas coisas: (1) que fazer artesanato possa ser umt rabalho e (2) que não há a possibilidade de se trocar dinheiro por bem estar. Se você pode ganhar 1000 reais fora de casa, se estressando, morrendo, adoecendo e perdendo a vida; porque optar por ganhar 500 reais em casa e ser feliz? Para muitos isso não faz sentido, pois a única coisa boa da vida é dinheiro.
    Eu até entendo sabe, porque tem gente que passa tanta privação e o futuro é tão incerto nesse país, mas às vezes há exagero.
    Tem mais aquela de que o trabalho dignifica o homem e se ele não for duro, pesado e de respeito, pelo menos para os mais velhos, não dá a redenção de um homem de bem.
    Mas continua amiga, ainda mais se você estar feliz, pois é isso que importa.
    Bom fim de semana.
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Aqui na cidade onde moro, em SC, tá quente tbm. Ontem passou dos 40°. Calor demais que assusta.

    Qto aquele senhor, coitado, mente pequena, mas magoa, né? Se trabalho fosse só qdo se ganha um bom salário, então quem trabalha mesmo são só os políticos, e o povo tá de preguiça? Ora, ora... Não importa qto se ganhe, trabalho é trabalho.

    Bjos, querida.

    ResponderExcluir
  7. Oi minha querida, nossa não consigo mais imaginar esse calor que está no Rio, acho que eu passaria mal....aqui está frio, mas está bom....tão oposto esses climas...rs

    Com relação ao Senhor, eu tenho uma opinião um pouco diferente....eu acredito que existe um tipo de pessoas que fala ao outro aquilo que ela mesma está precisando ouvir, só que por ignorância ou inocencia não conseguem perceber.... vc não acha que ele faz parte desse tipo?!
    Não importa o quanto ganhamos, mas sim a felicidade de podermos fazer aquilo que gostamos e nos sentirmos realizados com isso.
    tenha um ótimo fds querida!!!
    Te admiro muito,
    beijos
    Soraia Melo

    ResponderExcluir
  8. Essa é a sina desagradável de quem trabalha (e muito!) em casa: ouvir os donos da verdade dizerem que, se você não sai de casa, não mofa num ônibus e não assina ponto, então você não trabalha, apenas "se distrai".

    Ninguém merece...

    Mas, pra esses donos da verdade, só uma atenção: o desprezo. A gente ouve o que eles dizem, e continua fazendo as coisas do nosso jeito. ^^

    Estava com saudades de ler posts seus... (hm, olha só a macaquinha sentando no próprio rabo... o Memórias já tá virando é Arquivo Morto! *shame*)

    Beijos e MUITAS saudades!!!

    ResponderExcluir
  9. Putz Luci! Que falta de respeito!
    Olha, eu acho que nunca trabalhei tanto em minha vida quanto eu venho trabalhando depois que passei a ficar em casa e cuidar dos filhos, fazer meus artesanatos, cuidar de minha empresa. Mas ainda assim sempre ouço de alguns antigos colegas de trabalho que virei "madame".
    Pq acham que artesanato não é trabalho? Algumas vezes, quando me perguntam o que faço e digo que faço artesanato, nada dizem; mas quando digo que tb gerencio minha empresa no interior de SP, soltam: ahh mas então vc não está parada, vc trabalha em sua empresa...
    E daí me sinto exatamente como você deve ter se sentido esta manhã...
    Aqui em SP faz um calorão durante o dia e chove todas as tardes. Cinco minutos de chuva são suficientes para começar alagamentos já que os rios, drenos etc já estão saturados. Dureza...
    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  10. Oi Luci, que coisa! Concordo com a amiga aí de cima que disse que certas pesssoas dizem o que elas mesmas precisam ouvir...ele deve sentir falta de trabalhar e te mandou fazer o que ele deveria...ô gente chata! e o pior é que o mundo tá cheio deles...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Luci realmente tem muitas pessoas que já não regulam muito bem da cabeça e sabe porque, porque virm vagabundos, deixam de trabalhar e eleas mesmo sentem essa realidade =- só que não percebem isso.
    Te dou toda a razão - do duro que você dá, estou com você e não abro.

    Meu sonho era poder ter um trabalho dentro da minha área que não precisasse sair de casa todos os dias para trabalhar. Queria poder trabalhar do meu PC , como fiz muitas vezes, que alegria , estou à vontade , não preciso me embonecar toda, acordar com tempo para tudo, enfrentar o transito ninguém merece... mas te uma atividade, se sentir útil, realmente é uma necessidade.

    Não fique chateada não , as pessoas estão ficando malucas, mal educadas, pensando só em si, e não param para enxergar melhor amiga, mas o que vale somos nós aqui seua amigos blogueiros que te amam e te dão o maior valor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Luci realmente tem muitas pessoas que já não regulam muito bem da cabeça e sabe porque, porque virm vagabundos, deixam de trabalhar e eleas mesmo sentem essa realidade =- só que não percebem isso.
    Te dou toda a razão - do duro que você dá, estou com você e não abro.

    Meu sonho era poder ter um trabalho dentro da minha área que não precisasse sair de casa todos os dias para trabalhar. Queria poder trabalhar do meu PC , como fiz muitas vezes, que alegria , estou à vontade , não preciso me embonecar toda, acordar com tempo para tudo, enfrentar o transito ninguém merece... mas te uma atividade, se sentir útil, realmente é uma necessidade.

    Não fique chateada não , as pessoas estão ficando malucas, mal educadas, pensando só em si, e não param para enxergar melhor amiga, mas o que vale somos nós aqui seua amigos blogueiros que te amam e te dão o maior valor.

    Beijos

    ResponderExcluir