9 de mar de 2010

mostre seu valor




Eu não tenho nenhuma dúvida de que o que falta hoje são valores, algo que era fundamental na nossa educação. Educação? Sinceramente, como as pessoas andam mal educadas, fico boba de ver. E não são só crianças e jovens não, é geral.Respeito? O que que é isso? muitos devem perguntar porque acho que nunca ouviram falar.
Com certeza muita coisa da época que eu era criança, como éramos educados, não era o melhor, como apanhar, não ver a criança como pessoa... e que bom que muitas coisas mudaram. Porém também mudou coisas que nunca deveriam ter mudado. Não é a toa que hoje presenciamos atos que jamais imaginamos que veríamos.

Estou falando disso porque vi uma reportagem ótima. O PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, perguntou a meio milhão de brasileiros "O que precisa mudar no Brasil para a sua vida mudar de verdade?" e esses foram os temas mais respondidos:



No site Brasil Ponto a Ponto você pode saber mais sobre essa pesquisa e seu resultado.

A partir do resultado da pesquisa, o tema escolhido para o Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2009/2010, foi "Valores de Vida". O relatório saiu agora e o PNUD lançou a campanha Mostre seu Valor. Para conhecer mais sobre a campanha clique aqui. Lá você pode se manifestar e participar. Também tem cartões que você pode mandar para as pessoas.

Você pensa como eu? Acredita que os valores precisam ser fortalecidos e assim poderemos ter uma vida melhor? Acredita que muitos problemas podem ser resolvidos se esses valores estiverem mais presentes nas nossas vidas? Então eu convido você a participar e divulgar essa campanha. Isso não depende de Governo e Instituições, depende de cada um de nós a começar por nossa casa. Vamos repensar e ver se realmente estamos exercitando esses valores com as pessoas mais próximas de nós. Eu digo isso porque vejo muita gente falando de coisas que elas mesmo não fazem. A moda atualmente é falar de gentileza, mas vejo pessoas que levantam essa bandeira e simplesmente escolhe com quem ser gentil. Tudo na vida é um exercício. Vamos exercitar mais esses valores? vamos contaminar as outras pessoas? Tá feito o convite!!!! Eu aqui já estou pensando no que preciso mudar e/ou aperfeiçoar na minha vida.

Conta prá mim, qual o valor de vida você acha mais importante? Coloquei aí ao lado todas as opções do site Mostre o seu valor e adoraria que você votasse. Quantos, não é mesmo? Cada um que fui escrevendo me levou a pensar... Você só pode votar em um item e a enquete vai até o dia 10/04/2010. Vamos lá votar ? Seu voto não será identificado , viu?

14 comentários:

  1. Luci, gostei da campanha mas acho praticamente impossível eleger apenas 1 como mais importante. Eu escolheria vários como essenciais como: dignidade, honestidade, respeito, tolerância, bondade...enfim...acho que esse pouquinho já serviria pra fazer uma grande diferença na vida da maioria das pessoas e traria por consequência outras das palavras que vc listou.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luci, gostei do post, hoje em dia memso está difícil conviver sem respeito, sem limites.Votei em amor, mas achoq eu respeito, amizade,carinho, bondade andam juntos, mas o que prevalece é o amor e se tendo amor tudo dá certo. bjs e vem ver a minha inspiração de hoje!

    ResponderExcluir
  3. Penso que cada indivíduo tenha seu valor fundamental, mas de modo geral penso que deveria ser o respeito, pois quem respeita a si mesmo e aos outros não se daria aos vícios, estudaria, não mataria, não roubaria, não trairia e não passaria por cima de ninguém para alcançar os próprios objetivos.
    Bjos na alma.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luci. Votei em RESPEITO. Prá mim, a partir dele, construimos todos os outros valores.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que seja o amor...Quando se ama o carinho, respeito,lealdade,união,amizade, compaixão... São todos consequência
    O AMOR verdadeiro não só a quem esta perto (familia e amigos)mais sim ao próximo...
    Bjim ♥♥♥

    Nela postagem !

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua iniciativa.
    A falta de valores, como você bem citou, não cabe só a crianças e jovens,é geral.
    Lamento muito como os valores tem mudado o rumo das pessoas.
    E concordo também com o falso moralismo, começando por, em propagar a gentileza e não agir conforme o dito.
    Aliás concordo plenamente com tudo.
    Essa enquete é muito interessante, mas, também queria votar em pelo menos 4 itens.
    Xeros.

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga, por cá estamos buscando uma criança de 12 anos há 4 dias, porque cansou de apanhar dos colegas e lançou-se ao rio ...

    Isto explica tudo...

    ResponderExcluir
  8. Olá Lucí, votei no que acho que falta hoje em dia , numa grande proporção, na humanidade, embora tenha vontade de votar em quase tudo.Mas dignidade engloba quase todos os itens. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu concordo com vc! Acho que essa geração de "filhos de psicólogos" está sem limtes e, agora, estamos vendo os reflexões dessa tolerância. Não que eu seja à favor de bater e coisa e tal, mas sou a favor dos limites e do respeito, algo que nem sempre existe nessa educação moderna. Os pais têm medo de reclamar, serem duro, castigar. Tudo pode traumatizar, tudo pode ser demais. Nessa onda, as crianças vão ganhando espaços que não devem ter. Eu penso assim. Acho que educação boa era aquela que o olhar do pai dizia tudo. Vá ver quem são as boas companhias de hoje... os que conhecem um olhar e seu lugar!
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  10. Luci
    Estou contigo e vou lá votar.
    Põe mal educada nisso amiga... digo até que as pessoas acordam de mal humor - educação vem de berço e já não fazem berços como anti gamente.

    Aceito o convite , vamos divulgar e contaminar as pessoas com esses valores. Já anotei no meu caderninho - assunto de uma proxima postagem.


    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luci, parabéns pela postagem. Já votei. Acredito que o valor mais importante que remete a todos os demais valores, é ter fé num ser Superior, em Deus. É o me parece que mais falta na vida das pessoas. Com Deus temos amor, compaixão, humildade, fraternidade, justiça, compaixão, respeito, alegria, integridade, etc.

    ResponderExcluir
  12. Posso votar em todos...rs.rs....
    Falta tudo hoje em dia.............Onde estão os valores....o gato comeu....o gato comeu..........
    Dá até música...rs..

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. olá, que legal essa enquete .. analisei todos mas ainda acho q respeito é a base .. é o que está faltando hj em dia em qq lugar ..vou divulgar lá no blog .. bjs LIN

    ResponderExcluir
  14. Oi Luci, também concordo com vc em muito do que disse. Votei pela compreensão. Porquê???
    Acredito que o RESPEITO seja a base de muitos valores, mas na sociedade atual, fica difícil respeitar o que não se compreende. Há vários tipos de respeito e a maioria são formas impostas por quem deseja ser respeitado.
    Então por que eu vou exigir respeito de pessoas que não têm a capacidade compreender a minha história de vida?!? Falo assim pq passei a pouco por uma situação muito delicada e muitas pessoas que não conheciam detalhes vieram me cobrar respeito... Como vc pode respeitar alguém que não tem ou nunca teve o menor resquício de respeito por ninguém nem a si próprio? A única coisa que se pode é tentar compreender. E pra compreender é preciso se abnegar; esquecer de si por completo (crenças, valores, opinião, dogmas...) e tentar ver a situação com os olhos da outra pessoa. Muita gente já fez isso mas de forma errada:'se eu fosse fulano faria isso...'; mas vc NÂO é fulano e vice-versa. Quantas vezes julgamos pessoas e fotos sem ao menos tentar compreendê-lo, só pelo simples prazer de nos sentirmos superiores?
    Creio que uma boa forma de compreender seria:'fulano faz assim pq...'
    Entendem?
    Acredito que quando o homem puder aprender a compreender enfim viveremos em um mundo melhor.

    ResponderExcluir