8 de mar de 2010

união e parceria

Se existe motivos para comemorarmos o dia de hoje? Sim existe! A cada ano a mulher vai conquistando mais e mais. O que me incomoda um pouco é ter um dia para nós. Se assustou né? É que penso que ter um dia para comemorar, para mim já é um pouco de preconceito. Tem o dia do negro, o dia do índio... Parece que existe para passar a mão na nossa cabeça e nos dar uma enganada. Eu sempre disse que queria ser vista como pessoa, como profissional, se sou boa ou não e espero que esse dia chegue, onde não se olhe sexo, cor, religião, mas o ser humano. Afinal sabemos que tem um monte de mulher que não vale o angu que come e homens maravilhosos também. Se por um lado muitas mulheres vivem todos os dias para crescer e ser melhor, muitas estão se vulgarizando, se esvaziando, perdendo valores de uma forma como nunca antes. Em contra partida encontramos homens assumindo seu papel na família, ajudando e dividindo tarefas, homens que assumiram a criação dos filhos, homens que nos valorizam e respeitam bem mais. E mulheres, não se esqueçam nunca, somos nós que educamos os homens, então vamos ensiná-los desde cedo a valorizar a mulher.
Eu adoro ler a Martha Medeiros. Na maioria das vezes que a leio aos domingos eu penso que adoraria ter escrito aquilo, nós pensamos muito igual, impressionante. No sábado eu almocei com uma amiga que esse mes faz 41 anos que nos conhecemos e é sempre muito bom quando nos encontramos, o que acontece pouco porque ela mora em Salvador. Eu vou copiar aqui prá vocês dois trechos do que a Martha escreveu ontem e você vai entender o porquê deu ter contado isso. Ela expressa muito bem um pensamento que precisamos dar atenção.


"Sempre que chega o Dia Internacional da Mulher, procuro fugir do discurso de vitimização que a data invoca. Não que estejamos com a vida ganha, mas creio que as mulheres já mostraram a que vieram e as dificuldades pelas quais passamos não são privilégio nosso: injustiça e violência são para todos. Temos, ainda, o grande desafio de conciliar as atividades domésticas com a realização profissional, e precisamos, naturalmente, da parceria do Estado e da parceria dos parceiros: ser feliz é um trabalho de equipe. Mas não vou utilizar o 8 de março para colocar mais água no chororô habitual. Prefiro aproveitar a data, este ano, para fazer um brinde à nossa importância não para a sociedade e nem para a família, mas umas para as outras. (... nesse parte ela fala sobre o filme Caramelo que a fez escrever o que se segue)
Recentemente recebi por email um texto anônimo que falava justamente sobre isso: precisamos de mulheres à nossa volta. Amigas, filhas, avós, netas, irmãs, cunhadas, tias, primas. Somos mais chatas do que os homens, porém, entre uma chatice e outra, somos extremamente solidárias e companheiras de farras e roubadas. Esquecemos com facilidade as alfinetadas da vida e temos sempre uma boa dica para passar adiante, seja um filme imperdível, uma loja barateira ou uma receita para esquecer da dieta. Competitivas? Talvez, mas isso não corrompe em nada a nossa predisposição para o afeto, a nossa compreensão dos medos que são comuns a todas, a longevidade dos nossos pactos, o nosso abraço na hora da dor, a nossa delicadeza em momentos difíceis, a nossa humildade para reconhecer quando erramos e a nossa natureza de leoas, capazes de defender não só nossos filhotes, mas os filhotes de todo o bando.
Aprendemos a compartilhar nossas virtudes e pecados e temos uma capacidade infinita para o perdão. Somos meigas e enérgicas ao mesmo tempo, o que perturba e fascina os que nos rodeiam. Brigamos muito, é verdade: temos unhas compridas não por acaso. Em compensação, nascemos com o dom de detectar o sagrado das pequenas coisas, e é por isso que uma amizade iniciada na escola pode completar bodas de ouro e uma empatia inesperada pode estimular confidências nunca feitas. Amamos os homens, mas casadas, mesmo, somos umas com as outras"

(Martha Medeiros - 07/03/2010 - O Globo)


Sei que muita gente da blogosfera diz que não se deve postar textos de outras pessoas, mas eu acredito que bons textos sempre devem ser postados e partilhados e é por isso que ofereço a você, de presente pelo dia de hoje, o que a Martha escreveu. Não fazemos isso, que ela diz, aqui na blogosfera? Tá certo que tem blogueiras que estão apenas buscando atenção, divulgação e ter um blog importante, mas a grande maioria interage, faz amizades, compartilha, desabafa, troca idéias, discutem assuntos diversos com o coração e sinceridade.... Isso não é bom?

17 comentários:

  1. Sempre vale a Martha Medeiros! beijos,um lindo e especial dia!beijo,chica

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto da Martha. E tem que compartilhar textos assim, sim, pq não?!?

    Teno um pouco de 'preguiça' desta data, pela vitimização, mas vale por celebrar nossa importância.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga, adorei o texto da Martha, escreveu exatamente o que sinto sobre essa data, obrigada!!!
    E tb estou na bloggosfera para fazer amigos e interagir mesmo umas com as outras...Tenha um ótimo dia amiga!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Todo dia é dia de comemorar nosso dia. Mas se as vezes as pessoas não se lembram disso, taí a data certa!

    (não esqueci do selo, obrigadíssima. Essa semana posto!)

    Beijo

    [to melhor, e melhor ficaria se pudesse fazer repouso hehehe. Mas com filho pequeno não dá :) ]

    ResponderExcluir
  5. Oi Luci, concordo totalmente com vc e tb me maravilhei quando li o texto da Martha ontem...ela diz o que gostariamos de dizer...feliz todo dia pra nós...merecemos respeito, amor e admiração, todos os dias do ano...pq será que não tem o dia do homem? hehehehe....
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Também gosto dos textos da Martha Medeiros...
    Parabéns para nós todas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. oi Luci- sabe que eu tb leio Martha e penso esta mulher lê pensamentos, sentimentos, como ela consegue escrever tudo de uma maneira simples e verdadeira- e o que tu escreveu sobre o dia da mulher(tu tb está na minha lista de leitura) porque é exatamente isto que sinto , legal fazer o dia das mulheres - mas as vezes me parece discriminação, e o dia dos homens??? dos filhos, das filhas, das vós, vôs, ninguem lembra- esta me parecendo mais uma da midia, mais um dia pra fazerem os homens consumirem - no sabado mesmo estava filhota e eu no shoping e nos encontramos com marido e filho no supermercado e dentro do carrinho dois vasos de flores- eu adoro flores - mas tive que lascar a minha né? não tenho jeito - oh -gasta dinheiro com outra coisa - hoje eu não quero flores - não é falta de romantismo não - sou eu, eu sou assim, não gosto de nada imposto pela sociedade porque nos supermercados, nas lojas estão se aproveitando disto e os homens tem que comprar- prefiro que mostrem isto no dia-a-dia- repartindo os trabalhos da casa, as nossas tristezas que nem nós entendemos...
    e eu concordo contigo - eu tenho maior orgulho de falar - meu filho foi e está sendo criado para ser um homem independente, fazer tudo em casa , - eu n~sei se não faço parte deste mundo - mas me revolto com isto - ah porque mulher tem aprender isto e homem tem que aprender aquilo - fui sempre assim desde pequena= quando o Michel nasceu - sabe o que eu ouvi de uma outra "mulher" -que pena que nasceu primeiro um homem- eu - porque???
    ah menina iria ser melhor, ela vai ser tua ajudante em casa - queeeee?
    uai um menino não pode varrer, passar aspirador, arrumar seu quarto , estender a roupa, recolher a roupa, cozinhar - ele tem 18 anos e sabe fazer tudo isto - e sei que o dia que ele resolver morar sozinho - vai morar sozinho não vai ter mamãezinha prá ir la buscar roupa suja prá lavar - engraçado que ninguem fica com pena de mulher que mora sozinha e vai ajuda-la-
    ai falei demais
    adorei teu texto - e ter uma amiga de 41 anos - uau - que lindo !
    feliz todos os dias!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito, bjs e feliz dia da mulher.

    ResponderExcluir
  9. Oi Luci,
    adorei o texto da Martha Medeiros, aliás vc sabia que só conheci essa autora lendo textos dela em blogs amigos? Adoroooooo...

    E sim, acho que só uma mulher pra entender a outra. Ainda que muitas andem se desvalorizando por aí, ainda acredito que a maioria de nós é batalhadora e dedicada.

    E o blog foi algo que me permitiu conhecer muitas pessoas especiais com quem trocar ideias, algumas viraram até amigas reais.

    Feliz dia pra vc hoje.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com o texto escrito, pena é só haver um dia em que somos lembradas e valorizadas...

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Feliz dia das mulheres , Luci ... e super parabéns pela amiga de tantos anos , sinal que vocês sabem viver !!

    ResponderExcluir
  12. Luci,

    Minha homenagem a todas nós mulheres,
    mães, guerreiras e românticas...
    A todas que somos mães e pais,
    mães e filhas,
    mulheres, companheiras e amantes,
    frágeis e inseguras,
    fortes e sonhadoras...
    Que nossa doçura suplante a dor,
    Que nossa graça ilumine os caminhos,
    Que nossa teimosia nos leve à vitória...
    E quando cansadas da lida...
    Haja sempre um afago a nos encorajar!

    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  13. AGRADEÇO E RETRIBUO O SEU CARINHO AMIGA, NESTE DIA TÃO ESPECIAL..
    MULHERES ESPEICIAS..
    UNICAS CRIADAS POR DEUS...
    LUZ AOS OLHOS DO MUNDO..
    HERANÇA QUE VEIO PARA FICAR NA HUMANIDADE.
    ESPERANÇA DA CONTINUIDADE DA VIDA!
    RAINHAS PARA OS CORAÇÕES APAIXONADOS DE UM GRANDE HOMEM.
    ETERNAS NO SEU AMOR...
    SABIAS NAS SUAS ATITUDES.

    PARABÉNS A TODAS NÓS, QUE SOMOS GUERREIRAS, AMANTES, SABIAS, CORAJOSAS, ADMIRÁVEIS AOS GRANDES OLHOS DE DEUS..
    FEMININAS E SEDUTORAS...
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    VEM BUSCAR SEU SELINHO DA MULHER..
    CURIOSA LHE OFERECE DE CORAÇÃO..

    ResponderExcluir
  14. Feliz dia das mulheres, amiga!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Luci, é sim, bons textos deve sempre ser postados. Parabéns!!
    Boa semana, beijos, :)
    Suziley.

    ResponderExcluir
  16. A VIDA FICA MELHOR QUANDO OS AMIGOS SE ENCONTRAM E COMPARTILHAM..ESTOU LA
    ´http://sandrarandrade7.blogspot.com/
    VOU TE ESPERAR.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir
  17. Apesar amiga de só agora estar lendo as suas posts e na ordem inversa não posso deixar de comentar.

    Deveria dizer ótima semana para você também , mas como a semana está no fim VALEUUUU , pois a semana foi ótima para mim e para você também depois que já li a alegria de hoje.

    Está ótima a foto e tenho certeza que não foi tirada por Vascaino - Muito prazer em te conhecer Fátima - lindo ver uma amizade que já deve estar em bodas de diamante para já estar pensando nas bodas de ouro.

    Beijos amiga ... e amanhã é o último dia da Coletiva .... já sei ... tou indo.

    ResponderExcluir