7 de abr de 2010

:(

Eu já tinha um assunto para escrever no post de amanhã, mas não conseguiria escrever sobre nada que não fosse minha tristeza com o que está acontecndo com minha cidade. Minha cidade que sempre será maravilhosa apesar de tudo e de todos. Sim, estou muito triste desde ontem início de noite quando comecei a ler as notícias sobre as chuvas, mesmo postando aqui as novidades que postei.
Sempre que esse tipo de tragédia acontece em qualquer lugar que seja, mexe muito comigo. Mas claro que quanto mais perto mais dolorido é. Não acho que seja hora de encontrarmos motivos nem culpados. O Rio por si é uma cidade complicada, entre o mar e as montanhas e onde muitos bairros estão abaixo do nível do mar, o que complica ainda mais o escoamento da água.
Acredito que nenhuma cidade esteja preparada para receber o que aconteceu. Você já deve ter lido que choveu num dia o previsto para todo o mes, não foi? Pois choveu no Rio mais do dobro do previsto para o mes.
Os mortos seguiram seu caminho e com certeza estão melhor que todos nós. Sofrem os que ficam. Tenho muita pena dos que perdem tudo, um tudo que para muitos de nós seria pouco, mas que levaram uma vida inteira para ter. Para mim é um momento de oração. Agradeço a Deus por estar segura. Agradeço a Deus por nada de ruim ter acontecido comigo e os meus. Rezo para que Deus dê forças a todos para passar por esse momento e para recomeçar.
É um momento de união. Um momento de solidariedade. O brasileiro é solidário e embora muitos não gostem dos cariocas, também somos solidários e guerreiros, também somos brasileiros. Eu sou mineira de nascimento e tenho orgulho disso, mas também tenho muito orgulho de morar aqui desde muito nova e me considero carioca e tenho orgulho disso, de morar nessa cidade.
Outro dia comecei um post dizendo que não escreveria sobre assuntos que andavam me chateando e sei que pensaram que era algo pessoal, mas não era. Eu tinha lido uma reportagem sobre o problema do petróleo do Rio, e li os comentários deixados. Foi me dando uma tristeza muito grande ao invés de raiva ao ler os ataques aos cariocas. Gente de todo país falavam de nós como se fôssemos a merda da merda. Como se aqui ninguém vale nada nem quer saber de nada. Isso me deixou sim muito triste. A imagem que a maioria dos brasileiros faz de nós me incomoda e muito.
Nesse momento cheguei a pensar se algum outro brasileiro se importa com o que está acontecendo aqui, como nos importamos e ajudamos quando acontece em outro estado, ou estariam dizendo: bemfeito! Que coisa, né?
O carioca é guerreiro, é brasileiro. Minha cidade é e sempre será linda e maravilhosa apesar de todos e de tudo. È hora de arregaçar as mangas, nos unir e cuidarmos uns dos outros.
Deus é Pai de todos! até de nós cariocas. Que Ele nos abençoe, que abençoe TODOS seus filhos. Pai não faz distinção. Quando será que seremos todos irmãos?
Eu estou triste, muito triste... E a pergunta que fica é se ainda existe alguém que não acredita no aquecimento global depois de tudo que tem acontecido mundo afora. O que será que é preciso para as pessoas começarem a fazer sua parte e também cobrar mais dos nossos governantes, pois ficar em casa reclamando não adianta nada.
(suspiro profundo) desculpem o desabafo...
....................
atualização:
Anteontem quando começou a chover eu fiquei feliz, pois estávamos sofrendo tanto com o calor que a chuva era sinal de refrescar um pouco. Choveu muito pouco no verão. Assistíamos a chuvas caindo em outros estados, mas aqui não caía, se caía era rápida. O calor não perdia que ela caísse como deveria e a impressão que temos e que toda essa chuva que não caiu nos nossos 43 graus com sensação térmica de 50 graus, caiu agora.
Ontem a noite quando me deitei para dormir, depois de tudo que já tinha acontecido, o barulho da chuva me fazia mal, enxarcava meu coração. Custei a dormir e durante a noite acordei diversas vezes e cada vez que acordava e ouvia a chuva ainda caindo meu coração doía. Essa chuva fina e constante que sabemos só vai encharcando o solo.
Temos 102 mortos, mais de 1.000 desabrigados e muita tristeza dos que perderam tudo, mas principalmente seus familiares. Estamos de luto.
Ontem quando escrevi que pensava se alguém estaria dizendo bem-feito pelo que os cariocas estavam passando, até pensei se eu estava sendo exagerada, mas vocês podem ler nos comentários o Alexandre dizendo que leu gente falando isso que eu escrevi. Uma pena... É claro que eu não me refiro a todo mundo, tenho amigos espalhados por esse brasilzão. Já morei em santa catarina, recife, fortaleza, são paulo e fiz ótimas amizades. Aqui mesmo na blogosfera conhecemos gente de todo lado, não é? Mas gente ruim e sem coração, que tem raiva dos outros simplesmente por ter, existe em todo lugar, inclisive aqui no Rio.
Para os amigos que moram aqui no Rio, deixo o link com os lugares onde se pode levar doações. É só clicar aqui.
Que Deus abençoe a todos!
atualização2:
Gente, choveu no Rio um terço do que era esperado para o ano todo!!! Não tem cidade que esteja preparada para isso.... Estava aqui lendo as notícias no blog do G1 e vejam só alguns comentários que encontrei por la´:
jaffar: 7 abril, 2010 as 8:13 am
E ai rio quer um barquinho … isso pode ajudar vcs kkkkkkkkkkkkk…..

Dida: 6 abril, 2010 as 7:06 pm
É isso ai povo do RJ…..Continuem encarando as coisas como brincadeira que é isso que os governantes gostam…..vocês merecem o que está acontecendo …..A culpa é de voces mesmos que não brigam pelos seus direitos….Continuem achando tudo engraçado e voces irão ver onde irão parar

Mayara: 6 abril, 2010 as 5:59 pm
Cidade Maravilhosa!!!!! Quem diria hein… depois São Paulo é a Terra da Garoa… Estou adorando ver tudo isso...

Conrado: 6 abril, 2010 as 6:03 pm
o governo federal bem que podia liberar uma bolsa pedalinho pro povo do rio poder chegar ao trabalho! Se bem que vocês não gostam mesmo de trabalhar kkkkkk

junior: 7 abril, 2010 as 9:21 am
Venham conhecer Curitiba, cidade de primeiro mundo. aqui quem manda é o governo não os traficantes !!!! melhor encher até a cabeça do Cristo!!! os aterros, não demora muito o mar pega de volta!!! esta vergonha que é o Rio …… pre-sal!!! só pensam em dinheiro a ganancia mata!!!

André Profeta: 6 abril, 2010 as 6:37 pm
O RJ já era, só não vê quem não quer!! Cidade violenta e nojenta

MM: 6 abril, 2010 as 6:08 pm
Carioca é um povo mal educado, que se comporta como sendo O TAL. E não é assim: é um povo arrogante, prepotente, debochado… principalmente o de classe média baixa: mora mal e conta vantagem, só sabe rebolar num pagode ou samba e desdenha de paulistas, mineiros, capixabas, nordestinos e do pessoal do sul. Falta ao povo carioca uma coisa simples e grandiosa ao mesmo tempo: HUMILDADE. Lamentavelmente, nem uma TEMPESTADE do tipo que está acontecendo é capaz de faze-lo descer do salto

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx: 6 abril, 2010 as 6:06 pm
Agora sim, O rio de janeiro esta maravilhoso, com esse mundão de água não podemos ver a sujeira e a fedentina que só o rio tem, e o bandidos não conseguem assaltar porque estão ilhados em alguma favela dessa cidade horrorosa. Curitiba, a cidade mais linda do Brasil.

edison: 6 abril, 2010 as 6:06 pm
O Rio de Janeiro vai realizar as Olimpiadas de 2016, só no que se refere aos esportes aquáticos, com certeza baterá os recordes em medalhas, terão tempo suficiente para treinar, começando desde agora, viva os campeões, não adianta rezar pra São Pedro pra não chover, qualquer garoa, ta deslizando pedra morro a baixo, não conheço o Rio, nem quero conhecer, só têm bandido, e catástrofes, bala perdida também.

adriii: 6 abril, 2010 as 5:56 pm
ooooo tadinhosss nada q no proximo carnaval ñ esteja tudo resolvido…. Kkkkkkkk aproveitem e façam um pagode

ZINNA: 6 abril, 2010 as 5:51 pm
to fora do rio …. nem a passeio ….. so tem mercenariose marginal … traficantes ……..ahhhhhhh

Julio Cesar: 6 abril, 2010 as 5:43 pm
Putz…… esse estado é um cocô mesmo….. depois enchem a boca para dizer que é um paraiso… cariocas dos infernos…

silvana: 6 abril, 2010 as 5:42 pm
cidade maravilhosa,cheia de que mesmo?água…. kkkkkk

Josiel Marques: 6 abril, 2010 as 5:39 pm
Não falta mas nada!!! Pra piorar a imagem dessa cidade cheia de traficante!!! O Rio é a Vergonha do País!!!

Gabriel: 6 abril, 2010 as 5:36 pm
Olha que coisa hein, depois é São Paulo que boia na enchente…. hahaha bem feito… falam demais… devia ter enchido mais, para ficar só a cabeça do cristo de fora!!! hahahaha

Cicci: 6 abril, 2010 as 4:44 pm
Em São Paulo a chuva é mais organizada, chove por bairros, se chove em um, não chove no outro. No Rio onde tudo é uma bagunça acontece isso.

Chalaça: 6 abril, 2010 as 4:44 pm
Passei o dia debaixo do edredon, quentinho, comendo pipoca e assistindo as imagens da Cidade Maravilhosa…tomara que amanhã chova O DOBRO!!

Lucas Bastos: 6 abril, 2010 as 10:23 am
Que chova e inunde o Rio: é o único jeito de matar TODOS os traficantes, toda a corrupção e TUDO o que não presta nesta cidade NOJENTA
sem palavras, não é mesmo?

20 comentários:

  1. Oi Lu....estou aqui em frangalhos amiga....que coisa triste...graças à Deus amiga vc está bem....minha família tb conseguiu sair dessa bem...mas fico triste com o restante do pessoal,,,por terem e estarem passando por isso tudo!
    Te entendo!
    beijinhos
    So

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o que aconteceu...e fiquei muito triste. Eu não sabia que tinham criticado a sua postagem, agredindo os cariocas, o povo fluminense.

    Qdo leio críticas assim, fico me perguntando: será que os criticistas já sofreram algum dia na vida uma agressão, uma ofensa por parte de um carioca/fluminense? Acredito eu que não... então é agressão gratuita.

    Sou paulistano. Mas toda vez que visitei o Rio eu sempre me senti feliz.
    No Rio há muitos problemas sim, mas qual cidade brasileira que não tem os mesmos problemas?

    Li alguns comentários na internet, de gente que parecia até contente pelo que aconteceu com o Rio. Dizendo "Bem-feito" e coisas do gênero. Nessa hora me deu mta tristeza ao ver que a tragédia na vida de muitos pode ser alegria para uns tantos.

    Gostaria muito que todos se unissem para ajudar as vítimas das enchentes. Que deixassem suas rivalidades para outra hora (talvez no futebol, quem sabe). É hora do povo se tornar apenas um, brasileiro, pensar no melhor para o pais e não se perder em brigas idiotas.

    Torço muito pela recuperação pronta dessa cidade maravilhosa que amo.

    Bom dia pra vc e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Estamos acompanhando as notícias, Luci, realmente é muito triste, pois amamos o Rio e seu povo. Beijo, :(

    ResponderExcluir
  4. Oi Luci.
    Daqui de Curitiba acompanho pela TV o que acontece aí no Rio, e posso te dizer que a tristeza e a consternação são grandes. Minha cidade é bem diferente geograficamente e sei que as chances de acontecer algo parecido é bem remota, mas não é impossível que um dia nós também passemos por alguma tragédia, assim como todas as cidades desse país ou do mundo... Isso, significa que ninguém está a salvo de uma situação triste, então, esses comentários maldosos que acontecem ainda servirão de lição para alguém... Tenho pena dessa gente que se acha intocável eles um dia sentirão na pele de uma forma ou outra, mas também saberão, que quando precisarem a ajuda virá, com certeza do Brasil inteiro e aí do Rio também...
    Força, pra superar. Alegria pra recomeçar e esperança num futuro melhor, é o que desejo pra vcs aí no Rio.
    Beijinho
    Josi

    ResponderExcluir
  5. Amiga

    Tenho acompanhado a catástrofe que está acontecendo no RIO. Lamentável, triste, uma pena!

    Tomara que isso acabe logo.

    Bjs e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Oi Luci. Tb estamos acompanhando o que está se passando aí no Rio aqui em Minas. Quanta tristeza. Mas Deus há de abençoá-los.

    É incrível como existe gente imbecil... em todos os lugares, tenha certeza. Ignore-os. Quem sofre são eles.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Estamos aqui acompanhando e claro, preocupados com os amigos. Aqui onde moro, chuvas e enchentes são relativamente comuns. Como eu já tinha te dito uma vez, Luci, a nossa vantagem é que estamos no plano, então raramente temos tantas mortes como no caso de vocês (salvo o eventual cara que resolve atravessar uma ponte coberta de água com o carro e é arrastado, etc).

    Vai passar.

    abs

    Augusto

    ResponderExcluir
  8. Toda tragédia que assola um lugar, que atinge o ser humano deveria reunir ainda mais as pessoas, pois nesta hora vemos que o mais importante é proeteger a vida.
    Fico desolada ao ver pessoas desesperadas por perder aboslutamente tudo pelo que lutaram a vida inteira e pior ainda, perder parentes e pessoas amadas.
    Não consigo entender como alguém pode dizer "bem feito" a alguém que passe por isso.
    Esse negócio de dizer que carioca ou paulita é isso, que nordestino é aquilo, que sulista é aquilo outro é ridículo. Tenho amigos cariocas e são pessoas maravilhosas. As pessoas tem que evoluir e passar por cima de esteriótipos bestas que só fazem a humanidade regredir.
    Bem, espero sinceramente que as coisas melhorem por aí...que triste isso tudo.

    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  9. Luci,
    Pois eu ontem miacabei de chorar assistindo ao JN. Coisa horrível, dolorosa e sofrida demais.
    Para esses imbecis que escrevem essas atrocidades eu gostaria de apresentar a Ruiva Infinita, uma querida amiga blogueira que é professora em Niterói e perdeu um aluninho soterrado. E mais pessoas conhecidas pois ela trabalha na área mais atingida.
    Imbecis. Como alguém pode fazer piada da dor de alguém???? Imagine perder um filhinho soterrado? Sem contar os bens, móveis...os bichinhos de estimação...ah, meu Deus!


    Mas apesarde tudo quero dizer que o blog ficou uma lindeza!
    Parabéns!Fui ver sua loja virtual, uma graça teus trabalhos. Coloca o sachê lá, é tão bonito e cheiroso...
    Beijos, minha querida.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei abismada com o teor dos comentários. Como pode existir tanta gente ruim que deseja o mal aos outros? Acho que não tem nada a ver esse negócio de preconceito com outras cidades, países ou estados. É lamentável o estrago que as chuvas estão fazendo por aí, aqui tb quando chove assim vira um caos e eu sei como é complicado e sofrido.

    Eu costumava frequentar um blog de uma pessoa que parecia legal (que não vou citar) até o dia em que vi um post altamente preconceituoso onde a pessoa falava mal dos sotaques de outros estados. Nunca mais fui lá porque acho que é nessas coisas que conhecemos realmente o caráter de cada um.

    ResponderExcluir
  11. To chocada com esses comentários maldosos...onde está a compaixão dessas pessoas, onde está o respeito, a solidariedade?? Li e reli esses comentários 500 vezes e nem assim consigo acreditar! Independente de ser Rio, São Paulo, Curitiba ou qualquer outro lugar do mundo, estamos falando de pessoas, de VIDA, e é isso que importa, sempre! Não posso acreditar que tenham pessoas que ignorem isso. Ontem vendo o Jornal Nacional me emocionei e sofri vendo o sofrimento dessas pessoas, imaginando como estão se sentindo, como vão superar isso tudo!
    Um país, uma cidade não é só feita de governantes e sim de pessoas, de seres humanos que sentem, sofrem, se alegram, torcem pelos outros. Continuo dizendo que não posso acreditar nisso...

    ResponderExcluir
  12. Luci,
    Peço sua autorização para pegar algumas citações do seu post para falar um pouco da crueldade desses comentários maldosos no meu blog!
    Fiquei tão chocada que preciso mostrar minha indignação!
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  13. Qta baboseira escrita aí heim LU???

    Pessoas que falam esse tipo de coisa, tem o coração mais frio que o gelo!
    E na cabeça... Nada...

    Liga prá isso não! Enqto muitos chacoteiam, há outros para ajudar!
    Somos um povo Guerreiro...

    Eu sou mineira de Viçosa! Vc conhece?

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Isso que está acontecendo nos deixa a todos tristes!Esperemos que as coisas normalizem. beijos,tudo de bom e fica bem!chica

    ResponderExcluir
  15. Ah, Luci,
    Que tristeza esses comentários! Me peguei chorando a cada linha de maldade!!! Essa crueldade não tem fim?! Não foram poucas as pessoas que se sentiram felizes com toda essa tragédia? Meu Deus! Estou envergonhada de ser brasileira, me desculpe o desabafo! São vidas humanas, ninguém pensou nisso?!!!
    Beijos, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Sou curitibana e me sinto na obrigação de repudiar os comentários absurdos que foram postados por dois (infelzmente) conterrâneos.
    Uma tragédia como esta no Rio não poderia ser jamais motivo para que se destile o rancor bairrista que ainda acomete minha cidade, provinciana e preconceituosa.
    O que está acontecendo me entristece e choca, tenho acompanhado atentamente os noticiários e rezado muito para que a chuva pare de uma vez! Ao menos para que seja possível fazer os resgates de quem ainda vive sob a lama.
    No mais, eu AMO o Rio de Janeiro, uma das cidades mais maravilhosas do MUNDO, não apenas do Brasil. E AMO o carioca de todo o coração, um povo alegre, divertido e também trabalhador. E me diga: por que vocês não teriam orgulho da cidade em que vivem? Da cidade que foi capital do Império e da República?
    Foi no Rio que conheci as pessoas mais cultas e educadas da minha vida, porque esta cidade é o berço de tudo que existe de bom em nosso país.
    E a pobreza, as favelas e os criminosos existem em todas as cidades, inclusive na "cidade modelo" (kkkkkk) Curitiba, onde o tráfico toma o centro da cidade e ocorre à luz do dia, onde em todos os sinaleiros somos assaltados a mão armada, onde as favelas são imensas. A diferença? Aqui escondemos nossa miséria o mais longe possível, tiramos a pobreza de nossas vistas e achamos que somos modelo para alguém.
    Peço desculpas em nome de todos os curitibanos que amam sua cidade e sofrem com vocês nesta tragédia.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  17. Devo dizer que estou boquiaberta após ler esses comentários.
    Meu Deus! Como podem as pessoas pensarem e escreverem este tipo de coisa? Será que não passa na cabeça delas que em nenhum lugar deste mundo é impossível de isso acontecer, e assim como está acontecendo no RJ, que ninguém imaginava, pode acontecer em qquer lugar?
    Estou muito triste com tudo isso, ver pessoas que lutaram a vida inteira pra conseguir um barraquinho SEU pra morar e agora perder tudo, é muito triste.
    Nunca fui ao Rio, nem tenho muitos amigos cariocas, pra falar a verdade, a única pessoa que conheço é você, por isso é a única pessoa que penso enquanto vejo as notícias.
    Mas o fato de ter pessoas, bens, família, e tantas outras coisas sendo destruídas por esta força sobrenatural me deixa muito triste.
    Estou aqui pedindo a Deus para ter misericórdia, e dar força àqueles que Ele está provando.
    Confiar em Deus, é o que nos resta.

    Beijos,
    Quel.

    ResponderExcluir
  18. Gente ignorante...
    Se não tem o que dizer, nao abre a boca, pra nao falar besteira (ou nesse caso, nao tecla!!)

    Fiquei indignada com os comentários! Amo o Rio de Janeiro, acho a cidade mais maravilhosa do Brasil (assim como mta gente, não só deste pais, como de todo o mundo) sempre fui mto bem recebida pelo povo carioca, q é acolhedor, simpático, amigo, prestativo...

    Não quero criticar (longe de mim, isso, só quero exemplificar) mas alguns falaram sobre uma cidade de primeiro mundo, acima de tudo e de todos, etc.etc..conheço essa cidade, realemnte é linda, mas o que adianta ser cidade de primeiro mundo, a melhor do Brasil, se o povo é frio, as pessoas vivem enclausuradas na sua individualidade??
    Estou torcendo para a recuperação da nossa cidade Maravilhosa!]
    Um grande beijo!
    Greice - Angelina, SC

    ResponderExcluir
  19. Prezada Luci,
    Os comentários que li, parecem ter sido feitos por uma única pessoa. Os horários estão muito próximos, o que é bastante caracterísitico nesse tipo de coisa. O anonimato torna as pessoas covardes muito "fortes".
    Acho que existe uma responsabilidade sim do governo mas não podemos imputar somente a ele essa carga toda. vi em noticiários (em vários! Estou atrás dessas notícias pois minha família mora em Niterói), pessoas resisitindo a sair mesmo com toda as evidências de que correm perigo de morte. Imagina convencer todas as pessoas a sair diante de um dia lindo de sol, sem nenhuma perspectiva de chuva aparente? É muito difícil entender tudo o que está acontecendo mas peço em oração para que essas famílias sejam retiradas de lá e que tenham forças para recomeçar. Um abraço! Simone uma carioca com família em Niterói e que mora em Brasília)

    ResponderExcluir
  20. Luci=

    Estou horrorrizada com todos esses comentários e principalmente com a tristeza que o povo está sentindo..
    É Lamentával que existam pessoas que conseguem sentir-se bem vendo os outros na desgraça= é falta de humanidade eu acho...
    Quero deixar aqui me grande abraço e conforto à todos que estejam vivenciando esta tragédia.
    Um beijo pra ti amiga!

    ResponderExcluir