24 de abr de 2010

bolinho de arroz

Faz tempo que não posto receita por aqui... Essa é a que os amigos mais pedem para ensinar quando come aqui em casa. Como eu andava com vontade, fiz e fotografei para você entender toda a complexidade da receita.
Primeira coisa é espremer o arroz. Nessa parte da receita vou contar uma coisa procê mas não espalha, ? Eu tenho um processador, um walita master alguma coisa, há uns dois anos e nunca usei, quem usa é irmão quando vem aqui. Sim, eu sou problemática com as modernidades. O manual sumiu e aí... Cunhada baixou na internet um novo manual mas ainda não li. Irmão ensinou o mais simples, para eu processar alho e quando fui fazer já não lembrava mais e não consegui engatar alguma coisa não sei aonde. Enfim... Processa seu arroz, tá?
Eu faço o seguinte: Coloco o arroz velho e gelado (vou juntando o que sobra durante a semana) na tigela com um pouquinho de água e coloco 2 minutos no microondas. Fica macio e eu espremo no espremedor de batatas mesmo? Você lembra dessa peça de museu? O bom é que exercito os músculos dos braços. Vamos continuar?

Coloquei aqui na tigela: 5 xícaras de arroz véio e espremido, 2 ovos, cebola batidinha, pimenta do reino e sal. Uma coisa que eu não tinha em casa mas gosto muito de colocar é salsinha. Enfim, tempere o arroz do jeito que você quiser.

Quando coloco dois ovos nessa quantidade de arroz é porque quero a massa mais molinha, mais molhada. Porém se quiser mais firme para enrolar na mão, coloque 1 ovo e se achar necessário, mais uma gema. Faça 3 xcs de arroz com 1 ovo. Enfim, experimenta!!!

Aí, com o garfo, eu pego um pouquinho da massa.


e jogo de volta na massa... faço isso 2 ou 3 vezes para formar o bolinho e vai para a frigideira com óleo quente. Detalhe: Não deixa queeente demaaaisssss porque senão doura por fora mas fica cru por dentro.

e eis!!! Gente, é muuito bom viu?

Você pode fazer N variações viu? Pode colocar um quadradinho de queijo no meio do bolinho, pode misturar atum ou sardinha em lata, azeitonas picadas, queijo ralado (fica dilíciaaa). Enfim, coloca o que você quiser e gostar!!!

Bom apetite e bom final de semana!!!!

13 comentários:

  1. Em casa nós tb aproveitamos o resto de arroz com bolinhos..rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É muito bom isso mesmo! Valeu!beijos, bom fim de semana,chica

    ResponderExcluir
  3. E adorooo! Ai... será que dá pra fazer hoje?? rs
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luci,
    Uma delícia esse bolinho de arroz!
    Beijinhos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro bolinho de arroz (japa né rs).
    E que delícia a sua receita, vou fazer! Bjos, obrigado e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Acredita que nunca fiz bolinho de arroz? meu esposo tem comentado......vou fazer esta receita e depois digo se saiu legal.......bjosssssssss

    ResponderExcluir
  7. É muito bom mesmo. Na nossa casa fazia, para não desperdiçar o arroz.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi, sempre que sobra arroz, faço o tradicional arroz a grega, já conhecia esta receita que você passou mas sempre tive medo de errar o ponto e acabei nunca fazendo.Agora com este pap não tenho mais desculpa, na próxima vez que sobrar arroz, vou tentar.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Hmmmm essa receita tem gosto de casa de vó !!! Será que eu acerto ? Vou tentar de novo, com essa tua receitinha :)))

    bjobjo

    ResponderExcluir
  10. Valeu Luci a dica... mamãe fazia muito e agora vc deu a dica de ficar no ponto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Hummm,delícia! ficaram mais bonitinhos do que os meus, pois o garfo os moldou.

    Tu fizeste com um ovo e uma gema, a nana fez com três e eu fiz com dois, hehe

    Beijooo

    ResponderExcluir
  12. Amei a receita! Da próxima vez irei fazer essa sua receita! Obrigada!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir