14 de abr de 2010

código de ética


Ontem entrou em vigor o novo Código de Ética Médica que visa principalmente melhorar a relação entre paciente e médico. Porém para que isso dê certo é importante que denunciemos tudo que aconteça que vai contra o novo código. Acredito que só nos unindo e botando a boca no trombone conseguimos certas mudanças. Não adianta ter o novo Código se as pessoas não denunciarem.
Na verdade os que mais sofrem, como sempre, são as pessoas mais simples, mais ignorantes, por falta de informações e quase nunca sabem a quem se dirigir para reclamar seus direitos. E por isso eu estou colocando aqui as principais mudanças e os endereços e fones dos CRM's pelo Brasil. Guarde esse número com você, dê para as pessoas que você conhece e que precisa do serviço público, sua empregada, o porteiro do seu prédio...

- "É vedado ao médico causar dano ao paciente por ação ou omissão."O médico tem de ser absolutamente atencioso, zeloso, diligente, ou seja, para examinar, para ouvir uma história, tem de ter tempo. Nada de consulta de 5 minutos. Se o paciente achar que não recebeu a atenção devida, tipo já receber uma receita sem ao menos sem examinado, deve denunciar. Pegar o nome do médico e seu CRM que tem que estar no carimbo da receita.
- Os médicos estão proibidos de fazer receitas ilegíveis. Nossa, isso é bom para todo mundo. Eita dificuldade na hora de marcar exames e a pessoa do outro lado do fone pedir para você ler o pedido médico. Receita então... quantas vezes não entedemos como se deve tomar a medicação.
- Já era proibido o médico faltar ao plantão, as agora a responsabilidade foi estendida para a direção do hospital ou centro de saúde. Está claro: na ausência de médico plantonista, a direção técnica do estabelecimento deve providenciar a substituição.
- O médico vai ter que pedir o consentimento dos pacientes sobre qualquer procedimento que for fazer, com exceção de risco iminente de morte.
- Não podem participar de propaganda, nem lucrar com a venda de medicamentos.
- Se o paciente quiser ouvir uma segunda opinião, o primeiro médico tem que colaborar, inclusive passando informações.
- O paciente tem o direito a ter acesso ao prontuário.
- O médico deverá respeitar a decisão dos pacientes terminais, que não quiserem fazer procedimentos desnecessários para prolongar a vida. Neste caso, o código sugere o cuidado paliativo. Em vez de simplesmente parar o tratamento, já que fica impossível reverter o caso, o médico deve entrar com outro tipo de apoio ao paciente, prescrever medicamentos que reduzam a dor e dar orientações psicológicas, emocionais, sociais ao doente e à família dele.
- O novo código de ética se aplica também a médicos que ocupem cargos administrativos no sistema de saúde e a instituições que trabalhem com medicina como laboratórios. Em caso de desrespeito, as penalidades vão de advertência à abertura de processo de cassação do registro profissional.
Agora é ficar atento e denunciar , pois só dessa forma os Conselhos poderão punir os médicos que agirem de forma contrária ao Código de Éticas.
Lista de endereços e fones do CRM por estados brasileiros

Rio de Janeiro
Praia de Botafogo (228), loja 119b - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22250-040
Tel: (21) 3184-7050
Minas Gerais
Av. Afonso Pena, 1500 / 8º andar — Centro, Belo Horizonte/MG — 30130–921, Geral: (31) 3248–7700, Fax: (31) 3248–7701

São Paulo
Rua da Consolação, 753 - Centro - São Paulo/SP - 01301-910, Fone: (11) 3017-9300 Fax: (11) 3231-1745 http://www.cremesp.com.br/

Paraná
Rua Victório Viezzer, 84 - Vista Alegre , CEP: 80810-340 - Curitiba-PR , FONE: (41) 3240-4000 - FAX: (41) 3240-4001 http://www.crmpr.org.br/crm2/index.php

Santa Catarina
Av. Rio Branco, 533 - 2º andar – Centro, Florianópolis, SC, Brasil - CEP 88015-201, Tel: (48) 3952.5000 - Fax: (48) 3225.5331 http://www.cremesc.org.br/

Rio Grande do Sul
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana, Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001, Telefone: (51) 3219-7544 Fax: (51) 3217-1968 http://www.cremers.com.br/

Goiás
Rua T-28, número 245, Setor Bueno, Goiânia (GO) Telefone: (62) 3250-4944 http://www.crmvgo.org.br/novoSite/index.php

Brasília
Centro Empresarial Assis Chateaubriand Bloco II Sala 301/14 CEP:70340-906 - Brasília-DF Fone:(61) 3322-0001 FAX:(61) 3226-1312 / (61) 3226-7210 http://www.crmdf.org.br/

Ceará
Floriano Peixoto, 2021 - José Bonifácio CEP.: 60.025-131 Fortaleza - Ceará Fone: (85) 3230.3080 Fax.: (85) 3221.6929 http://www.cremec.com.br/

Bahia
Rua Guadalajara, 175, Morro do Gato – Barra, CEP: 40140-460, Salvador – BA, Tel.: (71) 3339-2800 http://www.cremeb.org.br/cremeb.php?m=site.home

Pernambuco
Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro, Recife, Pernambuco. TELEFONE: (81) 2123-7777 http://www.cremepe.org.br/

Paraíba
Av. Dom Pedro II 1335 - Centro , João Pessoa - PB - CEP: 58040-440,
Tel (83) 2108-7200
http://www.crmpb.cfm.org.br/

Espírito Santo
Rua Professora Emília Franklin Mululo, nº 228, Bento Ferreira, Vitória (ES) CEP 29.050-730
Tel (27) 2122-0100 http://www.crm-es.org.br/main.php?home

Sergipe
Rua Boquim, 589, Centro, CEP: 49010-280 - Aracaju – Sergipe
Tel.: (79) 3212-0700 - Fax: (79) 3212-0703 - Email: contato@cremese.org http://www.cremese.org.br/

Maranhão
Rua Rua Astolfo n° 57, Bairro Apeadouro, Estado Maranhão, Telefone (98)3243-3230 // Fax (98)3243-2833 http://www.crmvma.org.br/

Mato Grosso
Acs Centro Pol Administrativo, sem número, Cuiabá – MT, PABX: (65) 3644-1094 Mato Grosso do Sul Rua Pedro Celestino, 958
Pará
Av Generalíssimo Deodoro nº 223 entre Oliveira Belo e Diogo Móia; Umarizal, Belém -PA - CEP:66050-160 // Fones: (0xx91) 3204-4000 . Fax: (0xx91) 3204-4012 http://www.cremepa.org.br/

Amazonas
Avenida Senador Raimundo Parente, 6 // Manaus - AM, 69043-661 // (0xx)92 3656-0537 http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp?portal=

Piauí
Rua Goiás nº 991 - Ilhotas CEP:. 64. 014-055 - Teresina – Piauí // Telefone: (86) 3222-9327 Fax: (86) 3223-0264 http://www.crmpi.com.br/interna.php?id=24

Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1060 // Macapá - AP, 68900-260 // (0xx)96 3222-3810

Acre
Estrada Dias Martins 933 - Distrito Industrial - Rio Branco - AC Cep: 69912-470 Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 E-mail - crmac@cfm.org.br http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp?portal=AC

Alagoas
Avenida Aristeu de Andrade, 171 // Maceió - AL, 57051-090 // (0xx)82 3223-6814

Tocantins
Avenida Teotônio Segurado – 702 Sul, conjunto 1 Lote 1 - Palmas - TO Cep: 77022-306 Fone: (63) 2111 8100 Fax: (63) 2111 8108 E-mail - crmto@uol.com.br http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp?portal=RR

Roraima
Av. Ville Roy, 4153 - Bairro Canarinho - Boa Vista - RR Cep: 69306-000 Fone: (95) 3623-1542/3224-0431 Fax: (95) 3623-1554 E-mail - crmrr@uze.com.br http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp?portal=RR

Rio Grande do Norte

6 comentários:

  1. Muito boa sua postagem...vamos aguardar para que isso tudo, possa ser efetivado na prática.


    abraços
    de luz e paz.



    Hugo

    ResponderExcluir
  2. Tomara que esse novo código seja respeitado e realmente temos que denunciar sobre o que acontecer contrariamente ao novo código.

    Bom vc postar isso aqui. Muita gente acho que nem sabia (eu mesmo rs).
    bom dia

    ResponderExcluir
  3. Luci, esse seu blog é um luxo, sabia? É sério! Com todas essas postagens de utilidades e conscientização, ele devia figurar nas listas do Google como Blog de Informação!

    Você é demais!!!!

    Beijocas orgulhosas!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia disso mas gostei de ler, assim fico informada. O que mais vejo por aí é consulta de nem 5 minutos, onde o médico não está nem aí. Eu já fui vítima de descaso médico várias vezes, teve até uma que debochou do problema que eu relatei uma vez. Bom saber desses telefones.

    ResponderExcluir
  5. Muito importante essa sua postagem Luci, obrigada pela informação.
    Ontem mesmo, precisei de serviços médicos pois tive uma crise de gastrite (acho que foi) e graças a Deus tudo foi bem, do atendimento à atenção recebida.

    Se todos os médicos agirem assim, e se todos os pacientes tiverem conciência de seus direitos...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha Luci, já estava na hora dos médicos serem mais atenciosos e respeitar mais seus pacientes.
    Eu já estou cansada de ir a consultórios, esperar uma manhã inteira ou uma tarde para ser atendida e o médico olhar pra mim por cima da sua mesinha e em menos de 5 minutos passar uma receitinha.
    Ah, tenha dó!
    Estarei atentíssima e já anotei o fone aqui.
    Xeros.

    ResponderExcluir