8 de abr de 2010

mais uma noite...

Uma das ilhas na baía de guanabara

São 4:30 da madrugada,estou acordada desde as 3:15h e não consigo dormir por causa da quantidade de água que cai lá fora. Não consigo deixar de pensar no que pode estar acontecendo. Depois de rezar por tudo vim para cá ler as últimas notícias.
Já são 145 mortos, ultrapassando o número da tragédia de Santa Catarina em 2008. Mais de 12.000 desabrigados.

Tem umas coisas que fico pensando enquanto vi as chuvas fazendo estragos pelo Brasil afora e agora vou dizer para vocês. Adianta mandar tanta ajuda para o Haiti e outros lugares se não são capazes de ajudar seu próprio povo? Desde a tragédia de Santa Catarina, ainda existe gente que não consegui ter sua casa de volta, montar novamente sua vida. E daí? Daqui alguns dias a tragédia do Rio será esquecida, como as outras já foram e daí? As pessoas estão dormindo no chão e comendo o que a própria população leva. Está frio. Fazem pedidos a toda hora para doações de colchonetes, roupa de cama, agasalhos e alimentos. O governo não tem condições de correr e suprir tudo isso?

Vocês viram essa notícia? "Entre 2004 e 2009, o Ministério da Integração Nacional aplicou R$ 358 milhões em prevenção. A Bahia, que não sofreu com grandes chuvas nesse período, ficou com a maior parte, 37%. São Paulo recebeu menos de 9% e o Rio de Janeiro, 0,65%. Considerando apenas os dois últimos anos, a pesquisa mostra uma concentração ainda maior. A Bahia ficou com 65% do dinheiro e o Rio de Janeiro com menos de 1%. " Falar o que sobre isso?

É tão difícil estar aqui na minha casa, na minha cama quantinha pensando em tudo isso. Que Deus receba em seus braços aqueles que se foram, que cuide do coração dos parentes que ficaram, que dê forças aos que tudo perderam para recomeçar, que toque nos corações dos governantes para que façam o que deve ser feito e abençoe os nossos heróis, os bombeiros. Cinco equipes viraram essa noite fazendo resgate em Niterói onde desabaram mais de 40 casas.

Depois de ter postado aqueles comentários para vocês lerem, decidi que não ía ler mais esse tipo de coisa, só as notícias, pois já tem muita tristeza para ainda perder tempo com a maldade dos outros. (quem não leu está no final do post anterior). Vocês acreditam que tem pessoas escrevendo que essa tragédia é porque cercaram o Cristo Redentor de ferros para reforma? Outros dizem que estamos pagando por nossa ganância em relação ao dinheiro do petróleo. Jesus, quanta ignorância.

A meterologia diz que as chuvas são vão parar amanhã...
Sei que muita gente não gosta de ler sobre coisas ruins, preferem ficar no seu mundo cor de rosa finjindo que nada está acontecendo, mas eu não consigo escrever sobre outro assunto no momento.

14 comentários:

  1. Que horror, amiga!
    Li um pouco os comentários lá abaixo, mas parei porq é muita ignorância mesmo.
    Ultrapassou SC, né? Nossa! Mas acho q tbm é porq a população é maior. Olha, estou com o coração apertado, e fico revoltada tbm como vc.
    Q Deus tenha piedade!
    Bjos na alma!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luci:
    Pois é não dá para entender como foi destinado tão pouco ao RJ na verba para prevenção de tais tragédias. Como os políticos e partidos são irresponsáveis. Brincam com as vidas humanas. Por isso, nossos aplausos ao valente povo do RJ, aos bombeiros incansáveis, verdadeiros anjos. Parabéns a você que é pessoa sensível que se preocupa, que partilha conosco o seu sentir sobre tudo isso aí que está acontecendo. Como disse, as nossas orações por todas as famílias que perderam parentes e amigos. Que Deus os conforte. E que as autoridades façam o que deve ser feito. Parabéns por sua postagem, beijos, :)

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler os maldosos comentários que você encontrou no G1...há pessoas que sabem ser cruéis e maledicentes, não é?! Uma lástima....beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eu juro pra vc, Luci, q não consegui ler todos os comentários do post anterior.
    Pq na metade já me senti mal, muito mal.
    Fico muito triste por tudo o que aconteceu. E mais ainda pelo comportamento das pessoas, que veem no assunto uma maneira de expressar o pior de si, toda a frustração, inveja, rancor.

    Mas fica calma, é mais uma provação que o Rio enfrenta. A cidade é muito maior que isso, vai se reerguer melhor do que nunca.
    E quem sabe uma nova consciência chegará, as pessoas tratarão o Rio com mais amor, com mais carinho.

    Fico tranquilo de saber que vc está bem. Que Deus proteja a vc e sua família. bjos

    ResponderExcluir
  5. Lucy,

    Esta tragédia aconteceu não por falta de ignorância do povo que constrói suas casas nas encostas (sem moradias decentes, mas pelo próprio descaso dos governantes em geral: estadual e nacional.
    Todos eles tem uma parcela de culpa pelo que aconteceu...
    Imagino vc aí, na sua casa, se sentindo impotente diante de tantas mazelas...
    Mas daí pode-se organizar mtos voluntários para ajudar...

    A notícia que vc mencionou no post, dá para se ter uma ideia pq a BA recebeu tantos recursos... O Ministro que chefiava era baiano e saiu daí para se canditar ao cargo de governador de estado... Desvio para se manter no poder e ganhar a eleição!

    Sabe? Se pudesse estar aí no meio desse povo que perdeu tudo, faria alguma coisa para ajudar...
    Qq coisa... Ajudaria a fazer comida para toda essa gente, distribuíria as roupas coletadas... Qq coisa mesmo!!!
    Imagino a dor de quem perdeu parentes amigos...
    Mas DEus sabe o que faz!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Lu

    É triste ver essa situação e concordo plenamente com você, não adianta mandar dinheiro para fora se nosso povo ainda nem se recuperou das últimas enchentes. Temos que investir é para diminuir o défct habitacional tirando as pessoas dos locais de risco. Temos que dar condição de vida a todas essas pessoas. Ainda vem essas pessoas falarem esses absurdos sobre castigos por ganância e a reforma do Cristo. Putz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que Deus proteja vcs todos aí! Fico impressionada com a ignorância alheia! Ontem estava lendo uma notícia de que até alguns artistas transformaram o assunto em piada!

    Espero que vc esteja bem.

    ResponderExcluir
  8. Também não consegui dormir depois de assistir ao noticiário! Que tristeza!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. oi luci... sou de santa catarina e me solidarizo com vc!
    li um pouco dos comentários lá de baixo, e parei, pois nem vale a pena, amiga. essas pessoas que comentaram são ignorantes, na verdadeira forma da palavra, e nem merecem atenção.
    a verba é muito pouca, né!
    aqui os estragos foram feios. no ano passado tbém. mas aí tá preocupante tbém.
    querida, que Deus proteja vc e seus familiares e amigos e todos do rio. e que o governo faça alguma coisa! aff! e nós - povo tbém, né! a começar pelo voto!
    beijos! se cuida!

    ResponderExcluir
  10. As minhas orações estão com vocês.

    Por aqui a impotência é muita em frente a tanta dor que vemos através da tv...

    Resta desejar que o sol volte a brilhar.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Luci que Deus tome em suas mãos essa cidade, esse povo, dando força em tudo que esta acontecendo.

    Que bom que vc está bem

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Luci, chego hoje ao seu espaço, e já carregada de pesar por outras amigas e tantos desconhecidos que estão sendo vitimados poe essa catástrofe que aí se abateu.
    Dizer que podemos imaginar como se sente é afirmar o impossível, pois só mesmo quem vive e sobrevive de uma situação como essa é que pode saber.
    Estou, assim como muitas outras , pedindo a Deus que acolha os que se foram, conforte os que ficaram, e abasteça de esperança e coragem os corações de todo esse povo.

    Fique com Deus.
    Beijo solidário.

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Vim agradecer a visita. Obrigada por seguir AMIGA DA MODA. Vc deixou a Kinha muito feliz.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Não tem como ser indiferente a essa situação. Eu particularmente estou sofrendo muito por conta disso...em palavras!
    Quanto aos comentários, obrigada por me autorizar a reproduzí-los no meu blog! Preciso Gritarrrrr para essas pessoas insensíveis e más! Afinal, estamos falando de vida e isso não tem nada a ver com rivalidade! Assim que postar te aviso!
    Bjssss

    ResponderExcluir