13 de mai de 2010

feijão, seleção e pernilzão :P

Lendo os comentários no post de ontem duas coisas me chamou a atenção. A Elaine do Um Pouco de Mim comentou, como paulista, que lá eles têm o hábito de comer feijão carioquinha, quando comem feijão, e que feijão preto só na feijoada. Eu já sbia disso porque morei em São Paulo por 4 anos e tinha que comprar feijão quando vinha ao Rio, porque o preto que vendiam na época era de péssima qualidade por causa da falta de hábito. O que não entendo é porque chamam aquele feijão de carioquinha se carioca não tem o hábito de comer aquele feijão hahahaha Os universitários sabem a resposta? :P

Já a Suzi do Paixão por Artes, falou em gerimum, ela mora em Recife e me fez lembrar de uma coisa. Tenho uma tia que mora lá e me lembro que sempre que ía prá sua casa ela fazia um feijão maravilhoso. Ela colocava o feijão para cozinhar normalmente com pedaços de carne seca. Quando ele estava praticamente pronto, cozido, mas com os grãos inteiros, ela fazia um belo refogado com sal, alho e cebola, pegava abóbora (gerimum) em pedaços e jogava no feijão com um pouco mais de água e deicava cozinhar mais um pouco. Quando ficava pronto o feijão quase se desmanchava e a abóbora esta toda desmanchada. Aquele caldo bem grosso. Você coloca isso no prato, joga farinha em cima e come. Dos deu-ses!!!!!!! Fiquei com a boca cheia d'água e acho que qualquer hora vou fazer :)

Lembra que contei que irmão fez um pernil no domingo e eu não fui lá? Pois então! Na terça cunhada esteve aqui e trouxe umas fatias para mim que ele separou. Ontem no almoço passei as fatias no azeite para dar uma corzinha e fiz um molho de cebolas e mostarda que joguei em cima.



E qual foi o jantar?? Peguei um pão osso (sei que tem outro nome mas não consigo lembrar), coloquei o pernil desfiado, o molho, mais mostarda, alface e tomate.






Só faltou uma cerveja geladinha viu? Tá.. sei que estou sendo má, ainda mais se você estiver lendo isso na hora do almoço e ainda não comeu nada. Sorry!
.......................................................


Ontem assisti toda a entrevista do Dunga e ele ganhou uma fá incondicional com as respostas que deu aos jornalistas, principalmente aos babacas. Teve um que disse que se ele não levava o Neymar e Ganso porque eram novos e tinham um futuro, então não levaria o Pelé também que foi convocado ainda novinho. Putz! Dunga disse que se alguém conhecer um novo Pelé que mostre a ele que coloca na seleção na mesma hora. Que jornalista mais sem noção. Imagina comparar Neymar e Ganso com Pelé. Os caras nunca jogaram com a seleção, nunca fizeram um jogo internacional, seria muita irresponsabilidade levá-los. Também adorei ele não convocar Adriano, embora eu seja rubro negra, Ronaldinho Gaúcho e Pato. tem que ter responsabilidade!!!!
Seleção escolhida, sou Brasil e não abro!!!! E tou feliz que nem pinto no lixo porque dos 3 jogadores que vão prá copa e que joga no Brasil tem um do mengão. Os botafoguenses, fluminense e vascáinos tão se mordendo hehehehehehe Minha bandeirinha já tá na janela.Fico encantada com a alegria dos africanos apesar de tanto sofrimento. Espero que tenhamos belos espetáculos.



Prá frente Brasil!! Salve a seleção!!!

10 comentários:

  1. Aqui estamos tb na maior torcida! A gente torce tanto na copa que um monte de japonês começa a torcer pelo Brasil hahahah. é verdade.

    Tb nunca entendi pq o feijão "de paulista" chama carioquinha! Se no Rio o feijão é quase sempre preto...
    Eu tb não vivo sem meu feijãozinho. E preto tb (Aqui no Japão tem de TUDO do Brasil, graças a Deus, não falta nada).
    Esse feijão de abóbora com carne seca eu não sei fazer. Mas minha tia faz só desse jeito, ainda bem que ela sempre me manda um pouco rs. Gostoso! Experimenta que vc vai gostar
    Esse sanduíche de pernil, guardou um pra mim? rs... mas que cara boa, deve estar uma delícia! Eu adoro ...
    Bjos minha querida amiga! Fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Menina
    Não como feijão... mas sabe que já tinha me perguntando a mesma coisa sobre o feijão carioca? rssss.
    Eu não assisti a entrevista, mas como só trabalho com homens foi fogo! Percebi que de médico e técnico todo mundo acha que tem um pouco.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  3. Luci,
    Ah, essa eu sei!
    O feijão é chamado carioquinha justamente por ser rajadinho igual às calçadas de copacabana.
    Elaine também é cultura.
    A maior parte inútil rsrsrs
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Muito boa Elaine!!! Eu que morei no RJ na infância lembrava disso e já ia comentar! E gente, comam o feijão com abóbora/gerimum é muito gostoso!!! Faço do jeitinho que a Luci falou, só não deixo cozinhar a ponto de desmanchar. E meu feijão cozinho sempre com charque (carne seca) no lugar do sal e refogo. Às vezes eu como ele só assim: cozido com a charque, sem tempero algum... Hummm, isso foi desejo de grávida que num passou nunquinha rsrsrs. O gerimum cozido junto da carne de panela fica uma delícia também 9uso no lugar da cenoura, que prefiro crua)!

    Luci, querida, acho que vamos ter que criar mais um blog, viu: de culinária!!! rsrsrsrs

    E a copa hein?!? Peguei o maior bate boca com o marido pq apoio o Dunga!!! Vai botar na seleção gente inexperiente, só pq os fanáticos querem... Daí o Brasil perde, os caras fazem merda #desculpe a palavra# e sobra pra quem??? Dunga!
    Pior é que se a seleção num ganha vão dizer que foi pq num levou eles... Eita povo complicado! Hahaha Tadinho do Dunga


    Beijocas mil

    ResponderExcluir
  5. Oi Luci, é verdade, aqui usamos o feijão carioquinha. E esse pão não chama ciabatta?

    ResponderExcluir
  6. Ahh já já começa o sofrimento também! Eu sempre digo: nessa Copa não vou sofrer, mas sofro a cada jogo...hahaha
    Este ano o Gabriel terá completado 7 ano e como pratica futsal na escola e começa a entender as regras, acho que vai também curtir bastante os jogos. Será divertido.
    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  7. Ah o sanduíche de pernil, nem olhei muito porque bati o olho e fiquei na vontade. Não sei preparar pernil, a única vez que tentei ficou duro como pedra. Sei lá pq, rsrsrsrs
    Mas seus posts culinários estão ótimos, comida caseira não tem igual. Gosto muito de comida preparada e até decorada no prato, mas às vezes o prato do dia-a-dia é bem mais gostoso.

    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  8. caraca to lemdo antes do almoço, ja viu né? hehehehe

    aki em casa da briga pelo feijao; eu como qualquer um, preto carioca... meu marido gosta do carioca e minha mae q cozinha do preto, eu fico dosando qual sera o feijao do dia, hehehe... e aki Gerimun é abobora mesmo, aipim (macaxeira) é mandioca, carne seca é charque...

    sou Brasil e não abro, se o Brasil nao for bem, eu torço pelo Paraguay... kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Hummm!!! Nada como um feijão fresquinho né? E o pernil então....adooooro.
    Pena que o computador não transmita cheiro também, que deve estar maravilhoso...

    Beijos

    Marta

    ResponderExcluir
  10. Ah, Luci, sanduíche de pernil não vale!Rsss...é golpe baixo na minha fome!
    Beijos!

    ResponderExcluir