6 de jul de 2010



Finalmente assisti Invictus. No filme 3 pessoas que admiro: Clint Eastwood na direção, Morgan Freeman no papel principal e um pedeço da história Mandela. Porém não posso deixar de citar a ótima interpretação de Matt Damon. Aliás não deixe de assistir os extras, vale a pena.
O filme mostra Mandela logo após ser eleito presidente usando o esporte para unir uma população tão dividida pelo racismo e ódio. Você verá uma Copa Mundial de rugbi, esporte bem popular por lá. Ótima oportunidade de conhecer melhor esse homem, que como poucos que conheci e também admiro, não usa a força, mas prega paz e união, mesmo após 27 anos de prisão. Assistir as cenas do seu primeiro dia como presidente me fez conhecer mais a fundo esse homem e sua proposta de vida. Um líder humano.

Eu adoro assistir filmes, mas sou bem diferente da maioria que também gosta. Não sei lhe dizer nomes de diretores, produtores, grande maioria de atores e atrizes. Não observo quase nada que quem gosta procura observar, como luz e direção. Eu gosto de histórias ou estórias e a forma como são contadas. Por isso sou tão fã do Clint, gosto da forma simples como ele conta as histórias, valorizando sentimentos.
Esse é motivo principal porque prefiro os filmes dublados, assim posso observar mais as emoções, os olhares que para mim dizem muito. Legendado acho que perdemos muito. Quantas vezes ao acabar de ler já mudou a cena, fica frio.

“Eu sou o dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma.” (Invictus - poema de William Ernest Henley , que inspirou Mandela durante sua prisão)

Se você quer conhecer mais sobre Mandela, sugiro que antes de assistir "Invictus", assista "Mandela - A Luta pela Liberdade". O filme se passa nos anos que Mandela esteve preso. É sua relação com seu carcereiro, um homem branco e racista. Ele é um espião do governo para passar informações do grupo de Mandela. Porém com o tempo vai se tornando amigo de Mandela e defensor dos direitos dos negros.


8 comentários:

  1. Oi Luci, eu amo filmes, mas minha relação com eles é como a sua. Presto atenção à história/ estória, não às demais informações.
    Fiquei interessada em assistir. Será que é muito difícil encontrar este filme do Mandela? Vou procurar por aqui. De modo geral paramos de alugar, agora passamos nas Lojas Americanas e compramos, é quase o mesmo preço e depois podemos compartilhar com a família.
    Beijos, obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti Invictus, mas está na minha lista e depois dessa, vou acelerar. rs
    Bom dia Luci!

    ResponderExcluir
  3. Assisti Invictus (chorei muito).
    Tenho uma admiração imensa por Mandela.
    Ele que tinha tantos motivos para se rebelar, emana paz.

    Vou procurar esse filme que voce indicou, não conhecia.

    Beijo grande, Luci

    :)

    ResponderExcluir
  4. Não vi ainda mas tenho vontade, vou ver se baixo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luci também gostei muito do filme Invictus do Clint. Assisti e também escrevi sobre o que senti o vendo. Amei. O outro filme vou assistir. Valeu a dica. Uma ótima semana para você, beijos ;)

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente só posso com legendados, por fim se acostuma rs... Dificilmente gravo também nomes de diretor, atores, etc e tal. Fico presa na história.
    Beijos na alma, querida!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luci!
    Que bom que gostou!
    Muito obrigada por comemorar comigo, viu?

    beijosssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir