19 de jul de 2010

Ontem assisti dois ótimos filmes! Os dois têm em comum o direito a sonhar, a acreditar que você tem direito a uma vida melhor e pode conseguí-la com suas escolhas. Mas também mostra o quanto é importante alguém acreditar em você e lhe ajudar.

Preciosa tem 16 anos, é negra, feia, gorda, semi analfabeta, abusada pela mãe, violentada pelo pai de quem teve dois filhos, sendo um com síndrome de down. "As vezes eu desejo não estar viva, mas eu não sei como morrer" (Preciosa). Se você acha que só essa descrição da vida dela já é mais que suficiente, tem mais... Porém não deixa de ser um filme de esperança, de vitória, de amor. Duas pessoas surgem na vida de Preciosa, Srta Rain e Srta Weiss. Através delas podemos ver exemplos de pessoas e vidas e pensar como é bom saber que existem seres humanos como elas.
Preciosa é a primeira vez que Gabourey Sidibe trabalha como atriz e não foi a toa que foi indicada ao Oscar de melhor atriz, porém não posso deixar de falar da maravilhosa interpretação de Mo'Nique, que interpreta Mary, mãe de Preciosa. Fantástica!!!! Mais que merecido o Oscar que ganhou como coadjuvante.



Depois assisti Um Sonho Possível, filme que deu o Oscarde melhor atriz a Sandra Bullock. Confesso que fiquei em dúvida se o Oscar foi merecido, fiquei com a impressão que foi mais para a personagem que é apaixonante. Talvez Meryl Streep como Julia, mas sabemos como é a política por tras de tudo isso. Gosto muito da Sandra e talvez tenham achado que fazendo um drama fosse a hora dela ser premiada.
O filme é uma história verdadeira, a vida de Michael Oher, um adolescente negro, acima do peso, pobre e quase analfabeto. A família Tuohy o "adota". Leigh Anne (Sandra) se sensibiliza com a história de Michael e vê nele um grande potencial, tanto como atleta como principalmente como ser humano. Esse encontro se transforma numa linda história. Gostei demais!!!


Ótima semana!!!!

12 comentários:

  1. Oi, Luci!

    Bem atraentes esses filmes, devem ser maravilhosos, mas eu tenho evitado ver esse tipo de narrativa ultimamente pq choro demais, fico sensibilizada, meio deprê mesmo. Já me desgasto paca com os exemplos reais do dia a dia, na escola há alunos com histórias bem parecidas como essas da Preciosa.

    Luci, só ontem fui conhecer seu blog de artesanato e fiquei maravilhada, sem rasgação de seda, seus trabalhos são muito caprichados, de muito bom gosto, parabéns!

    Gostaria que vc tivesse uma loja física aqui no Rio, o frete e a espera dos correios são coisas que me desanimam nas compras virtuais, mas já fiz umas escolhas para presentes de fim de ano, me aguarde, rs

    Ótima semana, beijocas,

    ResponderExcluir
  2. Oi Luci, os filmes parecem ser ótimos, adorei a dica, ainda não assisti nenhum e vou aproveitar a minha última semana de férias ver se os acho na locadora. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Eu assisti Preciosa. Gostei mto e pretendo passá-lo para meus alunos.
    o filme tem uma história triste, pesada e real!
    Mas eu gostei mto!
    O outro ainda quero ver!

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Preciosa eu vi e revi algumas vezes. É um filme maravilhoso. O livro estou lendo, mas é pesado (não por conter algum tipo de baixaria, mas pela triste história mesmo....).

    Bjs e um bom dia pra vc Luci!

    ResponderExcluir
  5. eu já assisti aos dois e gostei muito. Fiquei um pouco impressionada com Preciosa mas é um excelente filme e que faz pensar na vida não?

    ResponderExcluir
  6. Luci...
    se puder passa hj no meu blog.
    eh que tem foto...de âncora!!! De quem foi q eu lembrei? rs...
    bjs

    http://mauj77.blogspot.com/2010/07/bom-para-nao-pensar-em-nada-porto-de.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luci, boa tarde!

    Ah, obrigada, rs.

    Menina, que coisa boa, vc é muito gentil, pode deixar que qq dia eu combino contigo e vou fazer umas comprinhas aí, valeu mesmo!!

    Feliz Dia do Amigo, tudo de bom!

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  8. Querida mãe virtual,
    Venho aqui, coma cabeça bem baixa de vergonha de não ter dado sequer uma passadinha pra comentar no Vida nos últimos tempos...
    Me desculpa? ;)

    Agorinha estava terminando seu pacotinho...

    Ainda não vi nenhum dos dois filmes, mas depois de seu post acho que terei de vê-los...

    Obrigada pela presença constante em minha vida, minha Vida =)

    Um beijo bem grandão, com gosto de saudade e bem querer...

    ResponderExcluir
  9. Você minha amiga de fé,
    Minha irmã camarada,
    Amiga de tantos caminhos, de tantas jornadas,
    Cabeça de mulher, mas o coração de menina,
    Aquela que está do meu lado em qualquer caminhada,
    Me lembro de todas as lutas, minha boa companheira,
    Você tantas vezes provou que é uma grande guerreira,
    O seu coração é uma casa de portas abertas,
    Amiga, você é a mais certa, das horas incertas!
    Às vezes em certos momentos difíceis da vida,
    Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída,
    A sua palavra de força, de fé e de carinho,
    Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho,
    Você minha amiga de fé,
    Minha irmã camarada,
    Sorriso e abraço festivo, na minha chegada,
    Você, que me diz as verdades, com frases abertas,
    Amiga, você é a mais certa das horas incertas,
    Não preciso nem dizer,
    Tudo isso que eu lhe digo,
    Mas é muito bom saber,
    Que eu tenho uma grande amiga!

    PERDÃO.....................

    ResponderExcluir
  10. Eu estou querendo assistir os dois. Valeu a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Luci,
    Li Preciosa e minha irmã viu o filme.
    Chorei demais com o livro, que é muito impactante.
    Mas ainda quero ver o filme.
    Beijos, querida

    ResponderExcluir
  12. Dois filmes que estou doida para assistir!!!!!!

    Bjosssss

    ResponderExcluir