22 de jul de 2010

Vou contar uma coisa prá vocês. Sabe porque tenho escrito pouco no blog? Ando muito cansada de polêmicas e sempre que venho aqui escrever e vejo que pode dar ti ti ti eu desisto.
À tarde escrevi um post pequeno e simples e não é que deu pano prá manga? Não me refito aos comentários porque foram discretos, mas dos emails que recebi, sejam diretos prá mim ou em resposta a quem assina o feed. Não respondi nenhum deles, mas vou escrever aqui.

Meu Deus é um Deus de amor. Não acredito que Ele "planeje" que alguém vai morrer atropelado, assassinado, espacando, com aids ou coisas afins. Não, não acredito e tenho esse direito. Acredito que Ele pode impedir que qualquer coisa aconteça. Acredito também no livre arbítrio. Somos responsáveis por nossas escolhas, decisões. Não creio que Ele planejou que minha melhor amiga morresse de câncer no seio, ela decidiu não operar e nem fazer quiometerapia e sofreu por 2 longos anos até morrer. Assim como muitas mulheres morrem de câncer nos seios porque não fazem os exames periódicos e não descobrem no início quando ainda pode ser curado. Não acredito que Ele planejou que os Nardoni jogasse Isabela pela janela. Não acredito que aquele menino de 11 anos que recebeu uma bala perdida sentado na sala de aula, estivesse nos planos de Deus.  Não acredito que Ele tivesse planejado que minha mãe passasse o que passou nos 2 últimos anos de vida. Mas acredito que Ele me deu forças, que eu nem sabia que tinha, para cuidar dela.
O filho da Ciça estava errada andando de skate dentro daquele túnel e isso foi dito pelo próprio irmão dele. Quem cuida do túnel estava errado porque não colocou bloqueios nos acessos aquela pista do túnel e os motoristas estavam errados em fazer pega dentro de um local que estava proibido o acesso. Até a polícia errou ao liberar o carro no estado que estava. Uma sucessão de decisões erradas.
Muita gente fala mal ou bem de Deus sem nunca ter lido a Bíblia e conhecer as palavras que lá estão. Por toda minha vida ouvi pessoas questionando porque certas coisas acontecem. Por que tem gente que passa fome? Por que tem gente morando nas ruas? Por que existe o mal? Se o mal não existisse como as pessoas escolheriam um lado? Como as pessoas poderiam exercer o bem? Ajudar? Ser solidário? Jesus não prometeu vida boa para ninguém!! Ele falou das dificuldades, que já existiam naquela época. Por que então Ele não acabou com a pobreza, a fome, o mal que já existia quando Ele esteve aqui? Por que Ele foi traído? Por que as pessoas escolheram que Barrabás fosse liberto e não Ele? Ah são muitas perguntas.
Ele disse que a porta para chegar a Ele é estreita. Assim como Ele disse: "Faça a sua parte que eu te ajudarei". Eu tenho pena, mas sei que essas pessoas na rua, que sofrem, serão as primeiras a serem recebidas por Ele. Mais fácil um mendingo entrar no reino dos céus... Com certeza entrarão antes de mim.

Eu passei a entender bem isso e a aceitar quando assisti o filme Bernadete. Foi ela que teve as visões de Nossa Senhora em Lourdes. Bernadete era uma menina analfabeta,que vivia em extrema pobreza e morava num vilarejo. Ninguém acreditava no que ela dizia até que um dia o padre pediu que ela perguntasse aquela senhora quem ela era. Bernadete voltou com a resposta: "Eu sou a Imaculada Conceição" . Esse título havia sido dado naquele ano e Bernadete nunca teria acesso a essa informção. Enfim, quando as aparições pararam Bernadete foi para um convento. Lá sofreu por causa da inveja de uma das freiras que a persseguia, ela fazia os trabalhos mais duros no convento. Um dia as freiras caminhavam em círculo e oravam e a madre superiora notou que Bernadete mancava e chamou um médico. Bernadete tinha cárie nos ossos e seus joelhos já estavam quase todo comidos. O médico disse que não entendia como ela ainda andava e não reclamava pois a dor era terrível. Ela morreu aos 20 e poucos anos. Mas o principal, para você entender, é que numa de suas aparições, Nossa Senhora disse a Bernadete: "Eu prometo fazer você feliz não neste mundo, mas no próximo". A partir daí eu pensava, se Bernadete, que teve essa graça, sofreu nesse mundo, quem sou eu para reclamar dos meus sofrimentos.
A título de curiosidade, 30 anos após sua morte o corpo de Bernadete foi exulmado e encontrado intacto. Assim permanece por mais de 150 anos.



Também não me preocupo com certas "descobertas " que fazem em relação a Jesus e muito menos coisas que falam dEle. Se Maria teve outros filhos e assim Jesus teve irmãos e estórias parecidas, não mudam em nada a minha fé em Deus. Tanto que hoje não tenho religião, mas minha fé em Deus é inabalável, embora eu não entenda tudo. Respeito os mistérios da vida e de Deus. Não perco meu tempo discutindo a importância de Maria como Mãe de Deus, só peço que respeitem a minha fé assim como respeito a fé de todos, mesmo não crendo nelas.
Eu não creio na reencarnação, embora eu respeite quem crê. Não sou dona da verdade. Então eu não me preocupo com quem fui e nem com quem vou ser. Não me preocupo com o que me acontecerá depois que eu morrer, porque isso não vai mudar nada. Penso  e me preocupo com o presente. Tento todos os dias ser uma pessoa melhor, embora saiba que estou muito longe de ser a melhor. Acredito que o que eu for aqui me ajudará no que virá depois, sej ao que for. Fé é algo que não se explica, se sente.

(não perca seu tempo me escrevendo emails porque não vou perder o meu os lendo)

8 comentários:

  1. Ninguém pode desistir do seu sonho! Se não encontar em uma padaria, procure em outra!kkkk Viu como sou palhaço? Agora falando sério! Não desista não, aprenda a absorver as pessoas e suas linhas de raciocínio, mesmo sabendo que elas estão erradas, pois a verdade sempre aparece, então não adianta se desgastar com os ti ti tis! bjs

    ResponderExcluir
  2. Só para deixar registrado:
    Assino embaixo de tudo o que você escreveu, sem tirar uma v[irgula sequer.
    E se tem gente te perturbando manda vir falar comigo que ando mesmo querendo uma briga.
    Povo chato, leu e não gostou? Aperta o x.
    Beijos e não escreva menos por conta dos outros, tá?

    ResponderExcluir
  3. Esqueça o ti ti ti desse povo ok...

    e vamos ser feliz...escrevendo em nossos blogs, ok.

    conta comigo.


    abraços

    Hugo

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente com o que você disse. Também acho que não devemos perder tempo pensando no que fomos ou no que seremos (se é que seremos...). Falta às pessoas o segundo mandamento de divino, que, para mim, é até mais importante que o primeiro: amar ao próximo como a si mesmo. Digo mais importante que o primeiro pois a pessoa pode optar por não acreditar em Deus ou não ter religião alguma. Então "amar a Deus sobre todas as coisas" não é mais importante do que o respeito ao outro. Pra você ter uma ideia, eu era professora e desisti da minha profissão(que eu adorava) por causa da falta de respeito que hoje é tida como aceitável pelas pessoas.
    Enfim, devemos, sim, respeitar os limites do outro para que sejamos sempre respeitados.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente... Quando o assunto é religião, eu me calo! Por que? Por cada pessoa ter o "seu Deus", isso torna quase que impossível uma discussão coerente; por cada um ter uma visão diferente (em todos os sentidos), eu me calo. Limito-me a prestar minha opnião e aviso sempre: é meu modo de ver e pode diferir dos demais...

    Eu acredito em Deus! Mas creio nele como Todo Poderoso e onipresente. Creio que não cai uma folha de uma árvore sem que ele saiba. Creio MUITO no livre arbítrio, e que tudo o que acontece é escolha do ser humano. Alegrias e sofrimentos... Não podemos evitar uma dor, mas sofrer é opcional! Veja vc Luci! Teria tudo para ser depressiva, rabugenta, resmungona; mas não!!! Vc nos encanta cada vez mais, por essa pessoa tão alegre que vc é!

    Vejo muitos 'servos de Deus' que não praticam o que pregam: mentem, julgam, desrespeitam, semeiam discórdia...

    O que temos de fazer é aproveitar da melhor maneira o bem mais precioso que Deus nos deu: A VIDA, e usá-la com coisas úteis e que nos faça bem. Se alguém erra, faz parte do caminho, não cabe a ninguém julgá-lo.

    E não deixe de escrever o que pensa pq é muito fácil criticar a opinião alheia, e se alguém tiver achando ruim... Pare de seguir esse blog!

    Aff! Desculpa amiga, mas eu detesto hipocrisia.
    beijocas mil

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luci!

    Entendo, é chato, a gente quase perde o direito de manifestar opinião pessoal pq chove pedrada, é uma falta de educação, penso eu.

    Tb assino embaixo do seu testemunho.
    Há um bom tempo vivo uma crise espiritual séria, embora minha fé em Deus permaneça inabalável, isso até me espanta um pouco.
    Tb só penso e creio em Deus como Deus da vida, do amor, da paz.
    O que acontece nesse mundo não pode ser atribuído a Ele, embora Ele tenha o poder para mudar tudo e aí estacamos no maior nó da teologia, o porquê do Senhor permitir o mal, ninguém tem resposta definitiva para isso, é duro de engolir, somos limitadíssimos e só nos resta aceitar nossa pequenez, sei lá.

    Fui catequista e estou afastada, tenho tido muitos desgostos com os absurdos que vejo acontecerem dentro da minha igreja, uma tristeza.
    Muitas vezes não tenho fé nos homens, mas ao mesmo tempo ainda existe tanta gente boa, de boa índole, ainda existe amor.
    Ah, me perdi, desculpe.

    Não deixe de escrever não, sua palavra faz falta.

    Beijão,

    ResponderExcluir
  7. Luci, que post maravilhoso!
    Você não imagina como aquece a alma da gente ler um texto desses na blogosfera! Muito obrigada mesmo.
    Assisti o filme de Sta Bernadete. Tenho o DVD. É uma maravilha! E o corpo dela incorrupto, parece dormir. Li num site que seu sangue permannece ainda líquido. Fantástico isso, hein?
    Beijos na alma, querida!

    ResponderExcluir
  8. Amiga, critícas existem, afinal é difícil agradar a todos... ainda mais quando envolve futebol, religião, política... e as pessoas dificilmente respeitam as outras, isso é fato, porém é triste, pois o que é belo no mundo é a diversidade de opniões, gostos, culturas, etc...

    Assino embaixo tudo o que vc colocou nesse post, o meu Deus pode ter certeza que é o mesmo Deus que o seu, penso da mesma maneira....

    Bjoss amiga!!!!

    ResponderExcluir