7 de ago de 2010

Um gigante adormecido na Baía de Guanabara

Quando se fala de Rio de Janeiro, todo mundo lembra das praias, Pão de Açúcar, Corcovado. Porém a cidade do Rio de Janeiro é muito mais que isso e muitas coisas nem mesmo os cariocas sabem que existem.

Você sabia que temos um gigante adormecido?


cabeça


da esquerda para direita o gigante... cabeça até os pés.

O perfil completo pode ser visto da Ilha Rasa e tem mais ou menos 20 km de comprimento onde se localizam sete bairros litorâneos do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Urca.
A Cabeça é formada pela Pedra da Gávea e os pés pelo Pão de Açúcar. O corpo pela Pedra Bonita, Corcovado, Morro Dois Irmãos e Lagoa Rodrigo de Freitas.

Pedra da Gávea
Ela é cercada de muitos mistérios e lendas

"O que não falta à Pedra da Gávea são lendas e mistérios. A começar pela estranha forma e rosto enigmático. Existem histórias para todos os gostos; portal para outra dimensão, base de discos voadores, esfinge fenícia, túmulo de reis. Algumas partes realmente despertam mais perguntas do que respostas. Uma dessas partes são as inscrições fenícias que existem no topo, e estão escritas assim: LAABHTEJ BAR RIZDAB NAISINEOF RUZT - Lidas de trás para a frente: TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL - Tiro, Fenícia, Badezir primogênito de Jetbaal. Outros pontos são o próprio rosto da esfinge e o portal, este no lado que dá para a Barra da Tijuca. Também existem sítios arqueológicos, como caminhos de pedras e senzalas do tempo colonial.
Outro fator que aumenta ainda mais os mistérios sobre a Pedra da Gávea, é pelo fato da existência de um portal situado quase no topo da Pedra da Gávea, que é vista apenas do lado da Barra da Tijuca. Obviamente, muitos devem admitir que ali deve ser a entrada que dá o acesso ao túmulo do Rei fenício Badezir que ali foi sepultado, juntamente com suas jóias e ouro (essa lenda foi a base do filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, que traz muitas imagens da Pedra da Gávea). Em 1989 as lendas inspiraram o filme Os Trapalhões na Terra dos Monstros, que gira em torno do resgate de Angélica, a filha de um rico proprietário de uma indústria de papel. A garota foge e vai parar em uma caverna que esconde um mundo cheio de monstros, localizada no interior da Pedra da Gávea.
Também há relatos de que no ouvido da esfinge há uma passagem secreta e esta caverna atravessa de uma ponta a outra. Houve também testemunhos de que a Pedra da Gávea tem sido por muitas vezes, plataformas de pouso de naves alienígenas, o que tem atraído atenção de ufólogos. A Pedra da Gávea está na lista dos treze lugares misteriosos, qual desta lista , incluem-se o Stonehenge, situado no Reino Unido, a Pirâmide de Gizé, no Egito e o Triângulo das Bermudas."
fonte: wikipedia.org



Pedra Bonita

Vista do Alto

Asa Delta pulando da Pedra Bonita


Morro Dois Irmãos
 
Gostaram de conhecer um pouquinho mais da cidade do Rio de Janeiro?
 
Um ótimo final de semana!  :)

15 comentários:

  1. Ai, quanta coisa linda!!! Saudades do RJ! Tenho muita vontade de voltar um dia com bastante calma pra reencontrar os locais que fizeram parte da minha vida...

    A Escola Municipal República da Colômbia
    O Caminho do Camorim - Jacarepaguá, ver a casa que morei
    O Edf. Joá - Não lembro se é na Barra ou Recreio...


    Lembra que em 1992 desabou a portaaria de um edifício (o Joá), pois eu tava lá na hora...

    Ai, são tantas lembranças, tanta saudade...

    Beijocas mil

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Gostei mesmo. Tudo bem detalhado. Como é bom ler postagens assim falando das coisas bonitas do Brasil que muitos até ignoram. É tão fácil lembrar das coisas ruins, os jornais então, não nos deixam esquecer. Falar das belezas não é tampar o sol com a peneira, mas é valorizar o que merece ser valorizado. Me dói muito quando as pessoas se lembram do Brasil só para falar do que não presta. É verdade, há muita coisa desagradável no Brasil sim, mas não é tudo, não é a maioria... Rá! Me desculpe a empolgação rs...
    Beijos na alma e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei rever essa cidade que tanto adoro!beijos,lindo fim de semana,chica

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO o Rio.
    Lugar que guardo saudades, tive momentos tao bons ai.
    Eu vi um documentário ha muito tempo atras. E li tb alguns livros que falavam sobre os mistérios da Pedra da Gávea.
    É algo encantador. Além da beleza que possui, todo esse mistério.

    O que será que a Pedra da Gávea nos contaria se falasse?

    Esse filme do RC eu vi muitas vezes com meu pai rs.

    bjs e bom fim de semana! Posta mais coisas lindas do Rio que eu agradeço rs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luci!

    O visual das duas primeiras fotos é o que temos desse lado de cá, vendo o gigante da Barra e Jacarepaguá.

    O Rio é lindo, se fosse bem cuidado, hum, aí sim estaria maravilhoso.

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  6. Luci, quanto lugar lindo tem no Rio de Janeiro. Já percebi o gigante quando fui visitar um tio meu, na Barra da Tijuca, e melhor, achei o filho do gigante quando eu estava viajando pela Paraíba...heheheheh.Um morro igualzinho...rsrs Pena que não dá para colocar a foto aqui, vou mandar para o seu e-mail para você ver. bjus

    ResponderExcluir
  7. Que interessante, Luci! Eu não sabia disso, nem percebi quando fui ao RJ.
    Coloquei em dia minha leitura atrasada em seu blog.
    Assisti O livro de Eli, fds passado. Tb assisti Cadê os Morgan? e Uma mãe em apuros. Dois ótimos filmes, pode pegar.
    Um cheirão

    ResponderExcluir
  8. Oi minha querida tb tava com saudades docê :)
    Agora me deu saudades do meu Rio que é lindo de todos os angulos e sabe de uma coisa? Sao Francisco me lembrou demais o Rio, tem um pouco do clima de Petropolis e os morros de Santa Teresa, povo na rua, dança..é bem legal...aposto que vc adoraria conhecer!
    Ainda essa semana coloco as fotos da viagem, viu? Foi bem linda e graças à Deus deu tudo certo.
    Obrigada pelo carinho de sempre Luci, adoro nossa amizade!
    beijinhos carinhosos
    So

    ResponderExcluir
  9. Oi Luci!
    Gostei muito do post, eu não conheço o Rio de Janeiro... ano passado passei por aí, a caminho de Paraty, mas confesso que não consegui ver muita coisa na pressa... um dia volto lá com tempo e com a família toda, pois sem o marido e as crianças não tem graça o passeio...
    beiinho Luci
    Josi

    ResponderExcluir
  10. Sua cidade é mesmo maravinhosa...
    Quero conhecer qualquer dia, são tantos lugares, difícil escolher qual entre tantas belezas,como pdem falar mal de um lugar assim?
    Um abração Luci

    ResponderExcluir
  11. Sua cidade é mesmo maravinhosa...
    Quero conhecer qualquer dia, são tantos lugares, difícil escolher qual entre tantas belezas,como pdem falar mal de um lugar assim?
    Um abração Luci

    ResponderExcluir
  12. Sua cidade é mesmo maravinhosa...
    Quero conhecer qualquer dia, são tantos lugares, difícil escolher qual entre tantas belezas,como pdem falar mal de um lugar assim?
    Um abração Luci

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei de conhecer, sim. :D
    Fiquei de boca aberta ao constatar: tem mesmo um gigante adormecido no Rio de Janeiro!!!

    Que cidade abençoada pela natureza, meu Pai! :o

    ResponderExcluir