4 de out de 2010

a esperança é a última que morre

Eu nem preciso contar de como estou feliz com o resultado das eleições de ontem, não é? Estou com a alma lavada! Eu não acredito que o Serra ganhe o segundo turno, mas ver a Dilma não levar no primeiro turno, como ela e Lula enchiam a boca prá proclamar, foi muito bom. Imaginar a cara de decepção deles assistindo a apuração, não tem preço para mim.
Porém a grande vencedora ontem foi Marina. Foi ela que levou essas eleições para o segundo turno tirando votos da Dilma no nordeste. Foi um terceiro lugar muito expressivo, 20%. Uma forma coerente de mostrar que querem mudança. Tenho muita admiração pela história de vida dela e a respeito demais. Tenho dúvidas se ela já está pronta para ocupar o cargo da presidência, mas o grande motivo que eu tive para não votar nela e sim no Serra é porque eu quero acabar com a era Lula. Mas enfim! já estou satisfeita com o resultado de ontem.

Ontem enquanto acompanhava o resultado para a presidência, fiquei olhando os resultados em todos os estados. Com isso vi quem era candidato a governador e senador em todos eles. Alguma surpresas boas e alguma decepções. Bom ver Collor não conseguir ir para segundo turno no governo de Alagoas, embora a diferença para o segundo colocado tenha sido mínima (28,80% - 29,16%). Decepção ver Roseana Sarney mais uma vez governadora do Maranhão. Graças a Deus Netinho (espancador de mulher), não conseguiu se eleger senador por SP (nunca pensei que eu torceria por Marta Suplicy). 
O que mais me chama a atenção é ver os mesmo nomes há anos e anos. E hoje já vemos filhos e um monte deles entrando em ação também. Porém muitos desses nomes ficaram de fora nessas eleições e acho que isso quer dizer alguma coisa. Vemos Romeu Tuma, Tasso Jereissati, Cesar Maia, Arthue Virgilio, Ideli Salvati e outros, agora sem cargo político. 
Definitivamente, hoje, se você não sabe mais o que fazer na vida, vai ser político. Com isso vemos eleitos para deputado federal/estadual eleitos , Romário, Bebeto (tb jogador de futebol), Tiririca, Wagner Montes (em 1º lugar com mais de 500.000 votos). Fora os que não se elegeram, como dois dos irmãos do KLB, Marcelinho Carioca, Reginaldo Rossi, Agnaldo Timóteo, Vampeta... Eles estão errados ? Considero errado quem vota neles.
Aliás, eu crei que o povo é o grande culpado sim e em muitas coisas. Não precisaria ter a lei da ficha limpa, o povo é que não deveria votar neles. Ouvi pessoas dizendo que ía votar na Dilma só para não ter segundo turno e não precisar sair para votar novamente.  E assim vai...
Ontem minha sobrinha se surpreendeu quando eu disse que assistia aos programas eleitorais. Eu lhe disse que só assim eu poderia conhecer os candidatos ao invés de simplesmente dar meu voto a um nome que já conheço e pronto. Muita gente vota no mesmo candidato há anos sem ao menos procurar saber como foi o mandato dele. Ela votará nas próximas eleições e acho que é um momento de conversar e conscientizá-la, sem influenciá-la.
Votar é um dos poucos momentos em que todos somos iguais. Que o que damos tem o mesmo peso, que pode influenciar no futuro do nosso país, que temos a chance de mudar para melhor. Enfim, tem que ter responsabilidade.

 uma ótima semana!!!!

5 comentários:

  1. Eu fiquei feliz, Luci! O resultado foi mto melhor do que eu pensava. Não deu Dilmerda logo de cara, não elegemos em SP o Netinho nem o Tuma... o palhaço disparou na frente mas até que outros bem ridículos (os que vc citou aqui) ficaram de fora e isso foi bom.
    Achei que deu uma boa renovada! acredito que vai melhorando tudo, pouco a pouco.

    realmente, tem gente q viciou em votar na mesma pessoa. não muda, não repensa, não analisa. isso é um sintoma triste, da não renovação interior.

    boa semana! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Luci!
    já que a esprança é a última que morre... eu ainda tenho esperança que a Dilma não fique! pelo menos o Brasil tem que destoar dessa ideologia furada e burra que abraçou a América Latina... Não que eu ache o Serra um presidente muito melhor mas quero ver meu país livre do PT, porque corremos o risco de ter mais um ou uma ditadora de esquerda... Deus nos livre!
    aqui no meu estado, venceu o melhor!
    beijinho
    Josi

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luci, boa tarde!

    Concordo com quase tudo que vc disse, mas nada impede que o Serra ganhe o segundo turno, ainda vai rolar muita água debaixo dessa ponte, vamos ver.

    Acho muito bom quando os resultados desmentem as famosas pesquisas, ninguém pode cantar vitória antes do tempo.

    Graças a Deus vários espertinhos não conseguiram se eleger.

    Ótima semana, beijocas,

    ResponderExcluir
  4. Oi Luci,

    Tive a mesma satisfação que você ao ver os resultados. E ainda tenho a esperança mínima de que quem votou em Marina não vote em Dilma no segundo turno.
    Ver os PTralhas preocupados com a possibilidade de perder ajudaria muito a fazer cair muitas máscaras e mostrar quem é quem. Seria muita ingenuidade minha ter esta esperança? Espero que não.
    Quanto ao comentário sobre as pessoas que votaram na Dilma pra não ter que votar de novo...acredita que uma vez ouvi uma senhora dizer que votaria em tal candidato porque ela queria votar em quem ganharia? Como uma loteria ela achava que votar em quem estava em segundo lugar nas pesquisas era desperdiçar voto, ela queria "ganhar". Ganhar o que Santo Antonio?????
    Foi bom também ver por aqui Marta tendo que brigar com Netinho por uma vaga, rsrsrs. Por outro lado, ver Tiririca eleito com mais de 1M de votos é dureza. Fico aqui pensando se foi alguma forma de protesto, mas no fundo sei que foi por pura falta de responsabilidade do povo mesmo.

    Bjs,

    Elaine

    ResponderExcluir
  5. Luci eu acho - e espero estar certa - que nas próximas eleições, mesmo que não presidenciais, o povo já estará mais bem estruturado, procurando informações sobre os candidatos e por aí vai. Também acho - como muita gente - que a vitória foi da Marina! Infelizmente é a Dilma quem vai subir... a não ser que aconteça algo inimaginável! Mas Serra tbm... num sei... Sei lá! Tão sem opção agora! rs
    Mas já foi um passo! Muito grande!
    Beijo!

    ResponderExcluir