8 de out de 2010

mudar.. é preciso!

Eu gosto demais do meu trabalho! Porém mesmo quando gostamos do que fazemos, pode acontecer de algo lhe incomodar, até tirar um pouco do prazer. Tá bom, não fui clara. Como eu faço artesanato como uma profissão de onde ganho o meu dimdim, nem sempre posso sentir prazer no que estou fazendo, pois tenho que executar a encomenda feita. E o que começou a me cansar e tirar o prazer? Caixinhas de lembrancinhas. Fazer 100 caixinhas iguais, por exemplo, cansa.. e com o tempo fazendo sempre isso, que é uma das coisas que mais me encomendam...
Comecei a me sentir insatisfeita, não só por isso, mas por não conseguir executar trabalhos novos que eu via e queria fazer. Muitas vezes comprei o material necessário e eles estão aqui até hoje e eu não consegui fazer. Eu precisava mudar alguma coisa... Devagarzinho fui fazendo algumas coisinhas em tecido e feltro e isso me dava um prazer enorme. Comecei com os sachês.

fui para os chaveiros


andei bordando um pouco...


Porém foi uma satisfação momentânea, precisava de mais. Dizem que alma de artista é inquieta e era assim que me sentia. Minha cabeça fervilhando de idéias e meu coração cheio de vontades. O que fazer? Chega uma hora que vemos que há a necessidade de uma atitude mais firme.
Foi então que decidi não pegar mais encomendas de lembrancinhas e as que já estavam marcadas para o ano que vem, cancelei (claro que as clientes têm tempo para buscar outra artesã). Fui pegando encomendas só de peças individuais, que adoro fazer.  Semana passada, finalmente entreguei a última encomend ade lembrancinhas. Também consegui terminar diversas peças. E... hoje estou me sentindo leve e livre. Estou aqui no pc sem a correria habitual, que tenho que escrever rápido porque TENHO que trabalhar. 
Não, eu não estou rica e posso rejeitar trabalho, mas preciso me reciclar. Preciso fazer trabalhos novos para poder mostrar novidades para as minhas clientes. Não quero fazer caixinha o resto da vida, entende? Tem tanto trabalho bonito para ser feito, tantas técnicas novas, tanto material diferente a ser usado... fora minha alma que clama por mudanças. Sabe olhar os trabalhos e pensar: eu consigo e quero fazer! compra o material e... vai ficando prá depois....
Há 3 anos quero fazer um bazar de Natal aqui em casa e não consigo porque não tenho tempo de fazer trabalhos para esse fim. Estou cheia de peças para pintura country que não consigo pintar. Gavetão cheio de tecidos lindos que não consigo usar. Material e vontade é o que não falta aqui.

Sim, hoje estou leve e livre. Minha alma vai poder voar.


Foto do Alexandre do blog Lost in Japan  
Se você ainda não conhece o blog dele, corre lá!

Virei tuiteira de vez hehehe  quer me seguir? @artesdaluci

beijos e ótimo final de semana com feriadão.



17 comentários:

  1. Posso imaginar o que vc estava sentindo... quem tem alma de artista detesta repetição..... fazer a mesma coisa 2x já é chato... 100x é tortura....
    Aproveite sua 'liberdade' e faça tudo que der vontade.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Querida
    Complicado essa questão prazer x obrigação. Acho que todos vivem dilemas desta natureza, não?
    Me pego pensando nisso, até sobre o blog... no trabalho então, nem se fala... hahaha. não vamos entrar nesta seara.
    Mas que bom q vc conseguiu mudar o rumo da proza. Muita sorte nestes novos.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luci, bom dia!

    Totalmente compreensível, arte não é produção em série, tudo rigorosamente igual, feito linha de montagem de carro, tv, geladeira, etc

    Ai, Bazar de Natal é uma ideia supimpa, faça, faça!!

    O blog do Alexandre é um luxo, ele tb, rs

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  4. Oi,Luci!!eu como artista...hãhã...entendo vc...executando trabalhos repetitivos e prazo marcados nem tem como postar novidades e nem tempo pro blog e visitar amigas....é um estresse.....lindinho esses chaverinhos!!desejo que seu voo seja belo e cada vez mais alto!!!bjs e bom fim de semana cheio de novas aventuras!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Luci! Você não imagina como fico feliz por você. E cá entre nós, vou lhe confessar que eu não teria paciência nenhuma de fazer montes de caixinhas direto assim como você fazia.
    Beijos na alma, querida Luci.

    ResponderExcluir
  6. Ter coragem pra mudar é preciso e legal...Muito bom!beijos,sucesso nas novas empreitadas!chica

    ResponderExcluir
  7. Minha querida e isso ai , pense um pouco mais em voce , feliz como esta agora tenho certeza que farra coisas mais lindas ainda
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Que delícia Luci! Aproveita mesmo e desbrave a sua criatividade! Com certeza você terá muitas possibilidades se ampliar seus horizontes!
    Bom feriadão!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Luci! Antes de tudo muito obrigado pelo carinho, eu fico contente, de verdade!

    Sabe...vc já optou por trabalhar em sua casa, fazendo arte, pra fugir das obrigações, da rotina pesada, não é? então não tem mesmo sentido vc se obrigar a produzir algo que vc já não tem mais carinho. claro que o trabalho ia ficar bonito, com certeza...mas ia faltar aquele sentimento bom ao ver sua obra pronta né?

    e artista gosta mesmo é de criar, inovar. e assim vc lança novos produtos, que farão ainda mais sucesso!

    bjs e muito obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh como te entendo! Há duas semanas fiz 100 aventais como lembracninha de aniversário, não aguento mais ver avental na frente.
    Já as pessoas que compram peças únicas constantemente de mim reclamam que eu não tenho mostrado coisas novas, mas tenho milhões de ideias que não consigo por em prática.
    Ontem recebi um e-mail solicitando orçamento de peças minhas mas a moça queria adaptar alguns itens, e eu fiquei super animada porque faria coisas diferentes obrigatoriamente,rsrsrs.
    Boa sorte nas novas artes, nós também ganahremos com sua nova fase, tenho certeza.
    Te enviei um e-mail com a foto da corda de pular que te falei.

    Bjs,

    Elaine

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luci... boa noite!
    Entendo direitinho o que você escreveu... estou passando por essa fase do "tenho que fazer" há algum tempo.
    Tem dias que dá vontade de chorar quando entro no ateliê. Amo o que faço... mas tô cansada, sei lá.
    Também tenho tecidinhos, feltro, técnicas guardadas, EVA... e nada de tempo!
    Infelizmente, não posso recusar encomendas porque estou com algumas dívidas. Mas quando melhor um pouco, vou fazer o mesmo que você...
    Aproveite bastante!
    Beijos,
    Van

    ResponderExcluir
  12. Luci minha vida
    Como estou feliz por você e estou contigo e não abro.

    Amiga fiz a postagem do niver da minha doce Vivi e não pude deixar de brincar com as imagens, com as cores e claro que tive que publicar os seus sachês, o chaveiro... depois passe lá e veja.

    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  13. Isso é motivação, mudar e reciclar isso sim que é bom, nos sentimos renovados por dentro e por fora. Um abração Luci e põe as fotos de seus trabalhos novos pra gente poder admirar um pouquinho tá bom. Seus trabalhos manuais são lindos...

    ResponderExcluir
  14. UFHA!!!ESTE TEU DESABAFO ME TIROU UM PESO DA CONCIÊNCIA,É QUE EU SOU O CONTRARIO...FAÇO UM POUCO DE TUDO,MDF,FELTRO,TECIDO,CROCHÊ,TRICO,VAGONITE,AS VEZES EU PENSAVA VOU ENLOUQUECER...MAS É BOM ...COMO VOCÊ DISSE NÃO ENJOÔA E NÃO SE TORNA REPETITIVO,POSSO PEGAR ENCOMENDAS DE VÁRIAS TÉCNICAS,GOSTO DE SER ASSIM MIL E UMA UTILIDADES,ESTOU SEMPRE COM TRAVBALHOS DIFERENTES.
    BEIJOS QUERIDA,BOM FIM DE SEMANA E BOM FERIADO,FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Luci, mudar é preciso!!! Sucesso pra você! Bjsssss

    ResponderExcluir
  16. Sabe, nunca gostei de encomendas ... Fazer a mesma coisa 100 vezes é cansativo mesmo! É bom fazer novas descobertas e experimentá-las. Estou numa fase nada produtiva, mas não deixo de espiar coisas novas, texturas, materiais ... E agora ando interessada em Patchwork. Me matriculei num curso e vou experimentar! Como nem botão eu prego, vai ser duro! Mas vou tentar!
    Já vc, pinta e borda! Hahaha! E faz tudo muito bem feitinho! Portanto, mãos à obra que dá tempo de preparar peças lindas para o seu bazar!
    E que sua liberdade a leve muito longe! Beijoca!

    ResponderExcluir
  17. Oi Luci, admiro muito sua determinação e siceridade. É isso mesmo, não adianta agente fazer algo que não nos dê prazer. E como vc tem o privilégio de fazer da arte seu meio para viver, que isso seja algo prazeroso. Felicidades na sua nova empreitada tá?

    Bjs
    artdicris.blogspot.com

    ResponderExcluir