29 de dez de 2010

focaccia stromboli

Eu só conhecia focaccia aberta e achei super interessante quando vi essa fechada. Aprendi no Mais Você, no Super Chef, com o Chef Rogério Shimura. Ele deu todas as medidas por peso, e eu nem sabia que líquido podia ser dado em peso, vivendo e aprendendo, fui logo buscar quanto equivaleria. Eu tenho um copo medida, o que facilita. Eu podia copiar a receita lá do site, mas ela está errada, erraram quando converteram as medidas, manteiga seria 1 colh e lá está 5, enfim... Vou dar a receita dobrada, q dá para fazer 2 focaccias, que é o que sempre faço.

500 grs de farinha de trigo
1 e 1/2 copo de leite (uso aqueles de requeijão)
40 grs de manteiga = 2 colheres sp não muito cheia
2 colh sp de açúcar
30 grs de fermento biológico (uso o Fleischmann e são 2 tabletes)
1 colh rasa de sobremesa de sal


Numa vasilha misture a farinha, o açúcar e meio copo de leite.
Fica essa farofa


Esfarele o fermente, acrescente e coloque mais meio copo de leite
Amasse bem
Virou uma massa?
Acrescente o sal e a manteiga
Vai amassando e colocando, aos poucos o resto do leite.
É preciso amassar bem viu? Mas a massa não é pesada.


Fica assim!
Hora da massa descansar.
Coloque azeite no fundo da vasilha na altura de um dedo (esqueci), 
a massa em cima, cubra com um pano e deixe descansar por uns 30 min

Veja como cresce!

Jogue um pouco de azeite onde for abrir a massa
e abra na forma retangular.
Nessa coloquei muçarela triturada, rodelas finas de cebola e manjericão


Nessa, muçarela, alho bem picadinho (pode espremer se quiser)
e azeitonas preta


Ao fechar tenha o cuidado para não deixá-la muito estreita
Levante a massa até onde vai o recheio

Traz o outro lado sem precisar apertar muito
só firmar a borda para não abrir

Despeje em cima o restante do azeite e sal grosso
Também pode colocar folhinhas de alecrim, mas eu não tinha
Fura com os dedos ou garfo

Deixar descansar por 1h
Veja como ainda cresce.


Forno de 180 graus





Comer quentinha é dos deuses!!!!

Eu não sou muito rígida com as coisas, então você pode variar bem os recheios

Gostaram?
Se fizer, me chama????

ótimo dia!!!

7 comentários:

  1. Oi Luci bom dia !!!
    Nossa...fiquei com água na boca...do jeito q vc fez o pap...me pareceu muito fácil !!!
    Obrigada...!!!!
    Lindo dia para vc !!
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Humm que delicia...fiquie com agua na boca...

    Luci, que seu 2011 seja repleto de realizações, muita paz, saúde e amor.

    BJão

    ResponderExcluir
  3. Huuummm... que delícia! Fiquei com água na boca! :D

    ResponderExcluir
  4. Oi, moça! Rindo muito porque eu li VODKA ao invés de FOCACCIA! Acho que é a alegria do Ano Novo. Delícia de receita, já copiei no caderninho. Bj e se cuida.

    ResponderExcluir
  5. Querida

    Passei para desejar um ano de muita paz, realizações e conquistas.

    Super beijo.

    ResponderExcluir
  6. Desejo que no Ano Novo que se inicia você realmente...
    Ouça as palavras que sempre desejou ouvir .
    Pronuncie as frases que um dia desejou repetir.
    Sinta a emoção que sempre esperou sentir.
    Caminhe pelos trilhos que um dia desejou seguir.
    Divida o carinho com quem sempre desejou repartir.
    Abrace todos os amigos que sempre desejou reunir,
    e viva a vida que sempre sonhou existir...
    bjs sinta-se abraçado

    ResponderExcluir
  7. Ai, vc parece mama italiana, sabia? Só podia ser descendente de italiano mesmo,hehehe. Ai se eu pudesse iria fazer agora essa focaccia, deve ser uma delícia, deu água na boca.
    Beijos querida e obrigada por compartilhar conosco suas receitinhas para o corpo e para a alma!

    ResponderExcluir