25 de dez de 2010

Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra aos homens de boa vontade.

“E eis que apareceu junto deles um Anjo do Senhor, e a claridade de Deus os envolveu, e tiveram grande temor. Porém, o Anjo disse-lhes: Não temais, porque eis que vos anuncio uma grande alegria, que terá todo o povo. Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc. 2, 8-11).




Muita gente questiona por que a comemoração do nascimento de Jesus em 25 de dezembro. Vamos lá saber melhor sobre isso?
"As primeiras comunidades cristãs não comemoravam o nascimento de Jesus. Somente a partir do ano 350 o Natal começou a ser comemorado no dia 25 de dezembro. Em torno da escolha desta data há uma longa história.
Os Celtas, por exemplo, tratavam o Solstício do Inverno, em 25 de dezembro, como um momento extremamente importante em suas vidas. O inverno ia chegar, longas noites de frio, por vezes com poucos gêneros alimentícios e rações para si e para os animais, e não sabiam se ficariam vivos até a próxima estação. Faziam, então, um grande banquete de despedida no dia 25 de dezembro. Seguiam-se 12 dias de festas, terminando no dia 6 de Janeiro.
Em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno.
Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol.
A comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável."

Noite passada todo mundo comemorou o Natal, festas e presentes. Que tal hoje dedicarmos alguns momentos para o aniversariante? Que tal agradecer todas as bençãos. Por mais problemas que você possa ter tido e reclamado sobre isso, com certeza você teve bons momentos. Com certeza você tem o que agradecer.


Agradeço por ter saúde e assim poder realizar, desfrutar e passar pelos bons e maus momentos.
Agradeço pela minha família, que mesmo não sendo perfeita, nenhuma é, tivemos juntos muitos momentos bons e ultrapassamos todos os maus momentos.
Agradeço por meu trabalho, por ele nunca ter me faltado.
Agradeço todas as alegrias que tive e foram muitas.
Agradeço todos os momentos de dificuldade, pois me ensinaram e me fizeram crescer. Principalmente porque poderiam ter sido piores e sei que Ele me ajudou e me deu forças passar por tudo.
Agradeço pelos amigos que permaneceram comigo esse ano e pelos novos amigos que fiz.
Agradeço por cada dia que pude me levantar e vivê-lo.
Agradeço porque nada me falta.


Um ótimo dia de Natal para você!

6 comentários:

  1. Um ótimo dia para você também Luci querida!! Que o Menino Jesus esteja sempre em nossos corações e em nossas vidas!!! Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Querida
    Não sabia da história da escolha do dia... super bacana, super interessante!! Acho que o espírito natalino e as tradições vão variando de acordo com a cultura local...
    Eu passei a ceia na familia do marido que é toda norueguesa e é completamente diferente... eles são super super de celebrações natalinas. Cantam em noruegues, fazem comidas bem típicas... a minha família é bem mestiça: pai italiano, mãe japonesa, cunhado libanês e cunhada coreana... já deu pra pensar, né? Sabe o que comemos? Bacalhau! Típica família baguncinha... hahaha!
    Beijos e um feliz natal!
    lelê

    ResponderExcluir
  3. Lu

    Muito bela mensagem, eu também agradeço por mais esse ano de amizade com você. Feliz Natal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amiga, Feliz Natal prá vc... eu adoro aprender e conhecer um pouco mais das coisas, achei bem interessante. Aqui passamos bem, em paz, e as crianças como centro das atenções, foi uma noite abençoada, muito feliz mesmo ;o) Antes da ceia fizemos uma prece de agradecimento, 2010 foi um ano que tivemos 90% de alegrias e coisas boas, celebramos com a minha irmã pelo skype e foi só choradeira, mas uma choradeira feliz ;o) Agradeço tbm por esse ano que Deus me deu de presente minha gordinha, entre tantas coisas boas, também pelas novas amizades que fiz. Você é uma pessoa muito especial e gosto muito de ti ♥ Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Sim, amiga, sempre há algo para agradecermos, graças ao bom Deus.

    Bitoca,

    ResponderExcluir