24 de dez de 2010

Meu Presente Para Você

Não comprei nenhum presente de Natal e não vou dizer que foi por falta de tempo porque não foi, internet tá aí prá issomesmo. Simplesmente cada vez mais me incomoda todo esse consumismo exagerado e a obrigação de ter que dar presentes, até para quem você não gosta ou acha que não merece. Decidi mudar, e até sobrinha que já está com 15 anos não terá presente, já ganha coisas demais de um monte de gente.
Aqui em casa, quando os pais eram vivos já praticávamos há muito tempo o amigo oculto, assim ninguém precisava ficar comprando presente para todo mundo. Lá na casa dos familiares da minha cunhada também fazem isso, mas esse ano não entrei porque iria viajar hoje, porém com o acidente cancelei tudo. Acabei decidindo passar o Natal sozinha aqui em casa, não tenho nenhum problema quanto a isso e passo numa boa. Eu, meu bacalhau, minh arabanada, meu vinho, ar refrigerado e filmes :)
Adoro dar presentes e entre minha família também é assim, estamos sempre nos presenteando, principalmente quando vemos algo que lembra o outro e acho isso legal porque é espontâneo. Claro que para algumas pessoas já dei lembrancinhas que eu faço, mas presente presente ninguém. Porém não queria deixar passar em branco. Acho o Natal uma data bem especial, já que eu tenho a fé em Deus, e para mim é data de festejar e agradecer e não para tristezas. Decidi dar um presente para a alma, um texto que acho lindo. Já imprimi, vou enrolar e amarrar com uma fita.
Tem textos que quando lemos, podemos pensar: "ah já sei de tudo isso". Porém há coisas que sabemos, está guardado lá dentro, mas nos esquecemos e não deveríamos. Quero presentear vocês como o mesmo presente que vou dar a minha família e meus amigos mais chegados. Espero que tenham a paciência de ler, que guardem e que voltem a ler de vez enquando.


APRENDER E DESCOBRIR

Depois de algum tempo você aprende a diferença,
a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se,
e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contatos,
e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante,
com graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,
 porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos
e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima
se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,
ela vai ferí-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que leva-se anos para construir confiança
e apenas segundos para destruí-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer
mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você tem da vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa,
ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida
são tomadas de você muito depressa –
por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas,
pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós,
mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,
mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser
e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo.
Mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,
e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,
 sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,
enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes, 
a pessoa que você espera que o chute quando você cai,
 é uma as poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve
e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,
poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva,
mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame,
não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode,
pois existem pessoas que nos amam,
mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,
algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga,
você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar...
Que realmente é forte e que pode ir muito mais longe
depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a VIDA tem valor e que você tem valor diante da VIDA!!!

                          ( Texto de Veronica A. Shoffstall  baseado em texto de William Shakespeare)


Lhe desejo um Natal de Paz e Confraternização

E que esse texto possa contribuir para que você tenha um 2011 melhor.

Com carinho

Luci

12 comentários:

  1. Obrigada por este presente. Realmente para ser lido e relido muitas vezes e guardar no coração.
    BEIJO NA ALMA E BOAS FESTAS!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto do Shakespeare é fascinante.

    Te desejo um Feliz Natal de muita alegria e paz.

    ResponderExcluir
  3. Oie Luci!! eu adoro esse texto! Tenho ele e em uma reunião na antiga escola que eu trabalhava eu usei ele pra conscientizar pais, professores e demais sobre como muitas vezes não damos valor ao que temos,para as pessoas que temos na vida...

    Eu sou uma pessoa transparente sabe... mas apesar de estar sempre muito ativa e rodeada de pessoas eu sou muitoo sozinha, sou reservada e seletiva e trago para o meu mundo particular as pessoas que sinto uma conexação que bate com a minha entende?

    Nunca fui de querer ser a popular, mas admiro quem desperta amizade gratuitamente nas pessoas, que faz com que queremos estar cada vez mais perto dela...eu sinto isso poucas vezes e vc é uma dessa pessoas tb...

    Aqui na net conheci algumas pessoas assim com quem bato papo,me divirto e sinto afeição gratuita... muitas vezes vc não sabe mas é a única multidão que me faz companhia ou relaxo no dia...

    "E o que importa não é o que você tem na vida,
    mas quem você tem da vida.
    E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher."

    É a mais pura verdade...

    Bjo no seu coração de ouro...e como vc aqui em casa eu e meu marido, minha mãe, sobrinha, irmã, irmão não trocamos presentes tb só em datas específicas... mas sempre que vemos algo que sabemos que fará o outro feliz...acho que é algo verdadeiro e não uma obrigação social ou fraternal.

    Para vc Luci desejo que sempre encha o seu pote de ouro lá no fim daquele arco-íris que vc todo dia renova suas forças e seu bem viver.
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Q lindo amiga,
    sabe que esta questão dos presentes são meio confusas para mim. Teve um ano que eu e o marido não trocamos presentes por conta de dificuldades financeiras fortes... este ano, para compensar vamos nos dar sim. Mas eu já estava querendo dar este presente para ele... ele tem muito esse lance de data e afins... não de espontaneidade de olhar e falar: é a cara dela! Ele dá presente pra todo munda da família dele. Eu dou quando dá, quando encontro algo que parece e quando tenho vontade. Por exemplo, o meu pai, antecipei, dei um ingresso do show do Paul... caramba... era o sonho dele! Quer presente melhor. Ai, ele virou e falou: filha não quero mais presente, vc já me deu... mas achei uma camisa que é a cara dele... não resisti... ele vai me matar. hahaha. Este ano estou mais "doadora de presentes" do que receptora... rs.
    Quero te desejar um feliz natal, com mta alegria, paz, tranquilidade e amor. Um 2011 cheio de boas energias, muita coisa boa e quero muito a sua companhia! Espero te conhecer no ano que vem!!!
    Beijos
    lelê

    PS> quero a receita da rabanada... não sei fazer! Querooooo! rssss.

    ResponderExcluir
  5. hummmmmm...... bacalhau, rabanada... ar condicionado.... tem uma vaga ai no seu Natal prá uma pessoa boazinha? kkkkkkkkkk
    Minha querida, que seu Natal seja de muita paz e amor e que, mesmo sozinha, você se sinta plena e feliz.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  6. Amiga, estou com esse incômodo tbm, esse ano gastei tão pouco com presentes... foi um Natal de lembrancinhas, não concordo nem apoio esse consumismo. Sou cristã e valorizo muito o sentido real da data, valorizo a ceia em família, uma prece de gratidão, a harmonia. Esse ano eu e meu marido, apesar de poder, não trocamos presentes, achei bobagem, já nos presenteamos o ano todo, com coisas caras e baratas, estamos sempre nos mimando, preferi esperar prá comprar algo que realmente esteja querendo e precisando. Nessa febre tecnológica ele até cogitou um Ipad, nem quis, prá que? Meu pc me serve muito bem... acho que tudo tem que ser na base do bom senso e das necessidades de cada um. E o Leo só vai ganhar um presente à mais pq está entregando a chupeta pro PN (ore por mim amiga, a batalha vai ser grande...)enfim, Natal não é isso, o sentido se perdeu em meio à falta de tempo prá família, o consumismo. Adorei o texto, já tinha postado uma vez em meu blog, mas relembrar vale sempre à pena, reli e guardei comigo. Um Feliz Natal prá vc, não importa se sozinha ou acompanhada, desde que bem, que venha cheio de paz, tranquilidade e muito amor ;o) e obrigada por vc ser essa pessoa tão querida e especial ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Luci, obrigada por esse lindo texto.
    Eu não gosto dessa coisa de copiar e colar, mas tive que fazer pra poder desejar feliz natal pra todos, então aqui vai:
    Querida amiga, te desejo um ano repleto de realizações cercado de muito amor, amigos e muita luz!
    Que o Bem e a Paz iluminem o mundo!
    Que a felicidade inunde os corações e se espalhe entre nossos semelhantes durante todo o ano de 2011!
    Que nesse ano que se inicia nos tornemos melhores e aprendamos mais uns com os outros, Felizes Festas.
    Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  8. Coisa mais linda esse texto. Já li em outras ocasiões, mas sempre encontro algo que não tinha prestado tanto atenção. Obrigado pelo carinho.

    Feliz Natal e que Deus esteja presente em sua vida, todos os dias do Ano Novo.

    ResponderExcluir
  9. é o segundo ano que passamos só nos 4 + as cachorras, sem parentes nem festões, e é o que eu mais gosto. Só nós, sem ninguém em volta. Música boa, comidinha boa, sossego. Minha correria foi ara organizar e faxinar tudo o que mudei por aqui, só isso.

    Li o texto e gostei, mas esta frase me tocou mais:

    E o que importa não é o que você tem na vida,
    mas quem você tem da vida.

    beijooo

    ResponderExcluir
  10. Se cada um de nós lembrassemos disso um vez por ano, fora o Natal...

    MEu maior presente esse ano foi conhecer um monte de gente boa!

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto! Realmente para ser lido e relido várias vezes.

    Feliz Natal a todos da sua família, com muita paz, saúde e amor!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Parabens pela escolha do "texto presente", muito lindo e carregado de verdades que ate supomos as vezes , mas esquecemos de praticar muitas outras vezes rs.

    Beijos e Feliz Natal !!

    ResponderExcluir