27 de jul de 2010

Estava aqui passando os olhos nas notícias variadas enquanto tomava um cafezinho e me deparei com essa:

"Olin, de 14 anos, filho mais novo de Luma de Oliveira e Eike Batista, promoveu dia desses um regabofe na mansão do bilionário no Jardim Botânico. A lista era composta 80% por mulheres e a ordem era barrar os “cuecas” que tentassem penetrar no local.
Como todo pai zeloso, Eike fez questão de contratar uma ambulância para qualquer eventual emergência alcoólica."
A minha dúvida é se essa é uma atitude de pai zeloso numa festa de um filho de 14 anos. Será?

23 de jul de 2010

Mais um na minha lista negra....

O ator e diretor Sylvester Stallone - que filmou 'Os Mercenários' no Rio de Janeiro em abril de 2009 - fez declarações nada gentis sobre o Brasil e os brasileiros durante entrevista de divulgação do longa-metragem na Comic-Com 2010, em San Diego, nos Estados Unidos.
"Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) diziam obrigado", declarou ele, antes de completar: "Diziam 'obrigado, Obrigado e leve um macaco'!".
Não satisfeito, Stallone insistiu na "brincadeira" ao fim da entrevista, afirmando que a temporada foi boa por "podermos ter explodido vários prédios e todos ficaram felizes e ainda trouxeram cachorros-quentes para aproveitar o fogo".
O astro hollywoodiano, que já havia sugerido problemas com a equipe de filmagem na Cidade Maravilhosa também fez uma série de piadas sobre a violência local - dizendo que foram necessários 70 seguranças para garantir o bem estar de sua equipe - e sobre o símbolo do B.O.P.E (Batalhão de Operações Especiais) "Os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro; já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar".
...................................


Nunca tive simpatia alguma por Muricy Ramalho, mas vamos ver no que vai dar, não é mesmo?

22 de jul de 2010

Vou contar uma coisa prá vocês. Sabe porque tenho escrito pouco no blog? Ando muito cansada de polêmicas e sempre que venho aqui escrever e vejo que pode dar ti ti ti eu desisto.
À tarde escrevi um post pequeno e simples e não é que deu pano prá manga? Não me refito aos comentários porque foram discretos, mas dos emails que recebi, sejam diretos prá mim ou em resposta a quem assina o feed. Não respondi nenhum deles, mas vou escrever aqui.

Meu Deus é um Deus de amor. Não acredito que Ele "planeje" que alguém vai morrer atropelado, assassinado, espacando, com aids ou coisas afins. Não, não acredito e tenho esse direito. Acredito que Ele pode impedir que qualquer coisa aconteça. Acredito também no livre arbítrio. Somos responsáveis por nossas escolhas, decisões. Não creio que Ele planejou que minha melhor amiga morresse de câncer no seio, ela decidiu não operar e nem fazer quiometerapia e sofreu por 2 longos anos até morrer. Assim como muitas mulheres morrem de câncer nos seios porque não fazem os exames periódicos e não descobrem no início quando ainda pode ser curado. Não acredito que Ele planejou que os Nardoni jogasse Isabela pela janela. Não acredito que aquele menino de 11 anos que recebeu uma bala perdida sentado na sala de aula, estivesse nos planos de Deus.  Não acredito que Ele tivesse planejado que minha mãe passasse o que passou nos 2 últimos anos de vida. Mas acredito que Ele me deu forças, que eu nem sabia que tinha, para cuidar dela.
O filho da Ciça estava errada andando de skate dentro daquele túnel e isso foi dito pelo próprio irmão dele. Quem cuida do túnel estava errado porque não colocou bloqueios nos acessos aquela pista do túnel e os motoristas estavam errados em fazer pega dentro de um local que estava proibido o acesso. Até a polícia errou ao liberar o carro no estado que estava. Uma sucessão de decisões erradas.
Muita gente fala mal ou bem de Deus sem nunca ter lido a Bíblia e conhecer as palavras que lá estão. Por toda minha vida ouvi pessoas questionando porque certas coisas acontecem. Por que tem gente que passa fome? Por que tem gente morando nas ruas? Por que existe o mal? Se o mal não existisse como as pessoas escolheriam um lado? Como as pessoas poderiam exercer o bem? Ajudar? Ser solidário? Jesus não prometeu vida boa para ninguém!! Ele falou das dificuldades, que já existiam naquela época. Por que então Ele não acabou com a pobreza, a fome, o mal que já existia quando Ele esteve aqui? Por que Ele foi traído? Por que as pessoas escolheram que Barrabás fosse liberto e não Ele? Ah são muitas perguntas.
Ele disse que a porta para chegar a Ele é estreita. Assim como Ele disse: "Faça a sua parte que eu te ajudarei". Eu tenho pena, mas sei que essas pessoas na rua, que sofrem, serão as primeiras a serem recebidas por Ele. Mais fácil um mendingo entrar no reino dos céus... Com certeza entrarão antes de mim.

Eu passei a entender bem isso e a aceitar quando assisti o filme Bernadete. Foi ela que teve as visões de Nossa Senhora em Lourdes. Bernadete era uma menina analfabeta,que vivia em extrema pobreza e morava num vilarejo. Ninguém acreditava no que ela dizia até que um dia o padre pediu que ela perguntasse aquela senhora quem ela era. Bernadete voltou com a resposta: "Eu sou a Imaculada Conceição" . Esse título havia sido dado naquele ano e Bernadete nunca teria acesso a essa informção. Enfim, quando as aparições pararam Bernadete foi para um convento. Lá sofreu por causa da inveja de uma das freiras que a persseguia, ela fazia os trabalhos mais duros no convento. Um dia as freiras caminhavam em círculo e oravam e a madre superiora notou que Bernadete mancava e chamou um médico. Bernadete tinha cárie nos ossos e seus joelhos já estavam quase todo comidos. O médico disse que não entendia como ela ainda andava e não reclamava pois a dor era terrível. Ela morreu aos 20 e poucos anos. Mas o principal, para você entender, é que numa de suas aparições, Nossa Senhora disse a Bernadete: "Eu prometo fazer você feliz não neste mundo, mas no próximo". A partir daí eu pensava, se Bernadete, que teve essa graça, sofreu nesse mundo, quem sou eu para reclamar dos meus sofrimentos.
A título de curiosidade, 30 anos após sua morte o corpo de Bernadete foi exulmado e encontrado intacto. Assim permanece por mais de 150 anos.



Também não me preocupo com certas "descobertas " que fazem em relação a Jesus e muito menos coisas que falam dEle. Se Maria teve outros filhos e assim Jesus teve irmãos e estórias parecidas, não mudam em nada a minha fé em Deus. Tanto que hoje não tenho religião, mas minha fé em Deus é inabalável, embora eu não entenda tudo. Respeito os mistérios da vida e de Deus. Não perco meu tempo discutindo a importância de Maria como Mãe de Deus, só peço que respeitem a minha fé assim como respeito a fé de todos, mesmo não crendo nelas.
Eu não creio na reencarnação, embora eu respeite quem crê. Não sou dona da verdade. Então eu não me preocupo com quem fui e nem com quem vou ser. Não me preocupo com o que me acontecerá depois que eu morrer, porque isso não vai mudar nada. Penso  e me preocupo com o presente. Tento todos os dias ser uma pessoa melhor, embora saiba que estou muito longe de ser a melhor. Acredito que o que eu for aqui me ajudará no que virá depois, sej ao que for. Fé é algo que não se explica, se sente.

(não perca seu tempo me escrevendo emails porque não vou perder o meu os lendo)
Nenhum pai e mãe deveria viver um momento como esse. Não tive a graça de ser mãe, mas sempre disse que acredito que perder um filho deve ser a maior dor que uma pessoa pode passar. Vivi isso de perto como diversas pessoas.



Nós que estamos acostumados a ver a alegria constante da Ciça nos emocionamos com sua dor estampada no rosto. Porém, não podemos esquecer que todos os dias mães perdem seus filhos de forma bruta. Ciça por ser uma pessoa pública, está em evidência. Se você ler só as notícias de hoje vera outras mortes e saberá que há uma mãe sofrendo por causa dela.
Eu não sou dessas pessoas que acredita que tudo tem um motivo divino para acontecer, pois acredito no livre arbítrio. O que vemos são pessoas cada vez mais irresponsáveis, mais violentas, mais irritadas, sem paciência. E se quando eu era adolescente o máximo que víamos numa briga de trânsito era as pessoas sairem no tapa, hoje vemos alguém logo pegar uma arma e atirar no outro. O motorista que agrediu um pedestre com uma barra de ferro foi condenado a 14 anos. Sairá com muito menos que isso e pior, pois nossas prisões são fábricas de bandidos.
As pessoas saem e não sabem se voltam, ou como voltam...


19 de jul de 2010

Ontem assisti dois ótimos filmes! Os dois têm em comum o direito a sonhar, a acreditar que você tem direito a uma vida melhor e pode conseguí-la com suas escolhas. Mas também mostra o quanto é importante alguém acreditar em você e lhe ajudar.

Preciosa tem 16 anos, é negra, feia, gorda, semi analfabeta, abusada pela mãe, violentada pelo pai de quem teve dois filhos, sendo um com síndrome de down. "As vezes eu desejo não estar viva, mas eu não sei como morrer" (Preciosa). Se você acha que só essa descrição da vida dela já é mais que suficiente, tem mais... Porém não deixa de ser um filme de esperança, de vitória, de amor. Duas pessoas surgem na vida de Preciosa, Srta Rain e Srta Weiss. Através delas podemos ver exemplos de pessoas e vidas e pensar como é bom saber que existem seres humanos como elas.
Preciosa é a primeira vez que Gabourey Sidibe trabalha como atriz e não foi a toa que foi indicada ao Oscar de melhor atriz, porém não posso deixar de falar da maravilhosa interpretação de Mo'Nique, que interpreta Mary, mãe de Preciosa. Fantástica!!!! Mais que merecido o Oscar que ganhou como coadjuvante.



Depois assisti Um Sonho Possível, filme que deu o Oscarde melhor atriz a Sandra Bullock. Confesso que fiquei em dúvida se o Oscar foi merecido, fiquei com a impressão que foi mais para a personagem que é apaixonante. Talvez Meryl Streep como Julia, mas sabemos como é a política por tras de tudo isso. Gosto muito da Sandra e talvez tenham achado que fazendo um drama fosse a hora dela ser premiada.
O filme é uma história verdadeira, a vida de Michael Oher, um adolescente negro, acima do peso, pobre e quase analfabeto. A família Tuohy o "adota". Leigh Anne (Sandra) se sensibiliza com a história de Michael e vê nele um grande potencial, tanto como atleta como principalmente como ser humano. Esse encontro se transforma numa linda história. Gostei demais!!!


Ótima semana!!!!

16 de jul de 2010

Quando não acordo antes das 7h, assisto a reprise do Bom Dia Brasil na Globo News. Acabei de assistir uma reportagem que me deixou emocionada e acho que todo mundo deveria ver, por isso vim contar para vocês e partilhar isso.

A reportagem é sobre Eliana Zagui e Paulo Henrique Machado. Quando do último grande surto de paralisia infantil que teve em São Paulo, e vinte crianças contrairam a doença, só eles sobreviveram. Os médicos disseram que eles não viveriam por mais de 10 anos, mas eles moram na UTI do hospital há 40 anos.
Essa semana saíram para irem a exposição de quadros que Eliana pintou. Agora ela quer escrever um livro e fazer psicologia para ajudar pessoas do hospital. Ele adora cinema, conhece o mundo pelo computador que ganhou dos amigos e sonha em fazer seu desenho de animação.

Leia a reportagem toda, mas principalmente, assista ao vídeo. Diante de tantas coisas ruins que lemos todos os dias, vale a pena assistir e tomar uma injeção de ânimo.


beijos e ótimo final de semana!!

15 de jul de 2010

Está certo que devemos respeitar o gosto de cada um, não tenho problemas quanto a isso. Porém não somos obrigados a gostar, não e mesmo? Confesso que tenho algum problema com a questão metrossexual, ou seja, o novo jeito masculino de ser. Acho que alguns homens andam exagerando e por conta disso tendo imagem mais feminina do que masculina. Um exemplo são as somrancelhas que quando começou era apenas uma "limpeza", mas hoje já vemos homens fazendo a sombrancelha totalmente. Não fique chateada comigo se você gosta, se você faz, se seu namorado ou marido usa assim, é apenas uma opinião minha. Uma opinião de alguém já meio véia e um pouco tradicionalista.

Comecei a pensar nisso ao ver essa foto


Cristiano Ronaldo que usa brincos, faz a sombrancelha e agora com as unhas pintadas. Bem, euzinha gosto de homem com cara de homem, é meu gosto...

Aí assistindo Caldeirão do Huck, vi um conjunto formado por adolescentes, olha só dois dos meninos.


Aí vc cria uma filha toda bonitinha e com muito carinho e ela chega em casa com um menino assim hahahaha vantagens de não ter filhas :P Vocês precisam ver as franjas de uns amiguinhos da Camila aff Ela se diverte porque eu digo que se ela arrumar um namorado assim eu a deserdo :D



Tá certo, é a moda, são outros tempos, mas.... perdoem a véia :)

14 de jul de 2010



Atendendo ao pedido do meu ídolo querido, Zico, venho declarar meu apoio e meu amor por meu time. Até parece que o Universo já sabia do furacão que estava por vir e trouxe de volta para casa aquele que poderia ser a força necessária num momento como esse.
Sim, eu sou Flamengo e vou continuar sendo. Minha paixão continua a mesma. "Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer" Eu só lamento ser julgada por causa do time que torço. Qualquer anti-flamenguista é anti-luci, pois sou flamenguista e com muito orgulho. Em 4 anos como blogueira ninguém nunca leu algo contra nenhum time nem contra nenhuma torcida, que eu tenha escrito. Toda torcida tem seu lado podre e isso é no mundo todo. Generalizar é burrice no meu ponto de vista. Tenho grandes amigos de times diversos e nunca brigamos por conta de futebol, apenas nos divertimos. Sábado mesmo vou receber um vascaíno doente aqui em casa. Além do mais, o que aconteceu em relação ao Bruno, não deveria ser usado para piadas, a situação é muito séria e cruel, tenho pena de quem consegue rir com isso. Coisas ruins são cometidas por homens independente da profissão que eles exercem. Já tivemos atores e cantores assassinando mulheres. Já tivemos muitos jogadores de futebol, que a vida não é exemplo prá ninguém, como Edmundo, Renato gaúcho, Romário... ah e já que falei no "baixinho", hoje li que ele é candidato a deputado federal e alguém duvida que vai ganhar?

Flamengo já existia e era amado muito antes de Bruno existir. E vai conseguir passar por esse momento e se levantar. Vai continuar existindo e sendo amado.

Raça, Amor e Paixão!!!!



Uma ótima tarde prá vocês!

13 de jul de 2010

Paulo Moura nos deixou...

Você já tinha ouvido falar dele? Conhecia? Um gênio da música, brasileiro! Mas como, infelizmente, damos mais valor ao que vem de fora, um desconhecido da grande maioria dos brasileiros. Gravou 40 discos (eita coisa antiga) e tocava de tudo.

Quer conhecer mais sobre ele? Dá uma passeada pelo site dele.  http://www.paulomoura.com/

Ouça um pouquinho....



Um bom dia para vocês!!!

11 de jul de 2010

vamos rir um pouco?

Claro que isso é para quem não torce prá Dilma, né? Mas quem torce, fica chateado não, viu?


Os que não querem a Dilma como presidente não precisam mais se preocupar.
Ela ganhou um torcedor especial!





8 de jul de 2010


Em maio de 2009, eu era uma dessas pessoas que você vê na foto.


prima, irmão e sobrinha...

Comemoramos o tricampeonato carioca!!!
 Diversas vezes durante o jogo gritamos numa só voz: "Putaqueopariu, é o melhor goleiro do Brasil... Bruuunoooo"  Lindo assistir os pênaltis que ele agarrou....

E agora?   Que coisa triste assistir as reportagens sobre as crianças que tinham Bruno como seu ídolo e que agora nem sabem o que sentir. Como explicar a elas, tão pequenas, tanta maldade que nem nós adultos conseguimos entender? E as filhas dele?

Penso que nesse exato momento que escrevo, muitas mulheres estão sendo espancadas ou assassinadas e nunca saberemos. Ninguém saberá...

E as mulheres como Eliza? Depois de apanhar, depois de ser obrigada a beber algo para abortar, de ser ameaçada com arma, ainda procura e vem lutar para ter paternidade reconhecida e ter direito a pensão... Quantas mulheres nesse momento estão atrás desses homens "famosos" em busca de uma vida mais fácil. E, putaqueopariu!!! colocar crianças no mundo só para conseguir essa "vida" desejada.

E a justiça que recebeu denúncias em outubro passado, colheu material e até hoje não havia realizado exames? Não importa quem ela e ele sejam, tinham a obrigação de cumprir com seu dever.

Eu tenho 51 anos e em momentos assim penso que prefiro não viver muitos e muitos anos, sinto medo do que ainda verei, saberei. Medo do futuro. Não sou o tipo de pessoa que só olho o lado bom da vida, porque acredito que é olhando para as ruins que nos indignamos e tentamos fazer algo para mudar, não podemos ser egoístas e nos fechar em nosso casulo. Quem tem filhos, tem que ver tudo isso para tentar educar e  preparar melhor para o futuro. Precisamos cada vez mais de homens e mulheres capazes de se indignar e fazer algo para mudar. Precisamos urgentemente resgatar os valores que estamos perdendo por entre os dedos.

meu coração dói, dói muito... que pena!

e ainda tem a turma d eoutros times, que odeiam o flamengo, conseguindo fazer piadas com isso... pobreza de espírito brincar com um assunto como esse.

7 de jul de 2010

Meu irmão costuma dizer que muitos jogadores, se não fosse o futebol, seriam bandidos. Sempre concordei com ele diante de uma série de situações que assisti.
Me lembro que fiquei irritada quando no dia da mulher, após a notícia da briga entre Adriano e a namorada e Bruno tê-la amarrado numa árvore ouvi o mesmo Bruno dizer "quem nunca brigou ou até saiu na mão com a mulher?".
Fico meio em estado de choque e sem conseguir pensar direito acompanhando as últimas notícias do caso Bruno x Eliza.
Eu nao consigo entender o que essas "modelos" fazem, o tipo de vida que procuram, mas é um problema delas. Nada, nada justifica matar alguém. Uma mulher se sujeitar a tudo que ela veio se sujeitando, buscando o que? fama e dinheiro? Vida fácil? Só tenho a certeza que dá muita pena dessas crianças que são colocadas no mundo, sem nenhuma responsabilidade, como moeda de troca.
Sabemos que há muita maldade pelo mundo afora, mas ouvir, ler ou ver certas coisas... ninguém está preparado. Fiquei em estado de choque ao ouvir a declaração do tio do adolescente preso, "ela foi desossada, enterrada e concretada" E agora já sabemos que a carne foi dada para um cachorro comer.
Difícil acreditar que estejam falando de uma pessoa.

6 de jul de 2010



Finalmente assisti Invictus. No filme 3 pessoas que admiro: Clint Eastwood na direção, Morgan Freeman no papel principal e um pedeço da história Mandela. Porém não posso deixar de citar a ótima interpretação de Matt Damon. Aliás não deixe de assistir os extras, vale a pena.
O filme mostra Mandela logo após ser eleito presidente usando o esporte para unir uma população tão dividida pelo racismo e ódio. Você verá uma Copa Mundial de rugbi, esporte bem popular por lá. Ótima oportunidade de conhecer melhor esse homem, que como poucos que conheci e também admiro, não usa a força, mas prega paz e união, mesmo após 27 anos de prisão. Assistir as cenas do seu primeiro dia como presidente me fez conhecer mais a fundo esse homem e sua proposta de vida. Um líder humano.

Eu adoro assistir filmes, mas sou bem diferente da maioria que também gosta. Não sei lhe dizer nomes de diretores, produtores, grande maioria de atores e atrizes. Não observo quase nada que quem gosta procura observar, como luz e direção. Eu gosto de histórias ou estórias e a forma como são contadas. Por isso sou tão fã do Clint, gosto da forma simples como ele conta as histórias, valorizando sentimentos.
Esse é motivo principal porque prefiro os filmes dublados, assim posso observar mais as emoções, os olhares que para mim dizem muito. Legendado acho que perdemos muito. Quantas vezes ao acabar de ler já mudou a cena, fica frio.

“Eu sou o dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma.” (Invictus - poema de William Ernest Henley , que inspirou Mandela durante sua prisão)

Se você quer conhecer mais sobre Mandela, sugiro que antes de assistir "Invictus", assista "Mandela - A Luta pela Liberdade". O filme se passa nos anos que Mandela esteve preso. É sua relação com seu carcereiro, um homem branco e racista. Ele é um espião do governo para passar informações do grupo de Mandela. Porém com o tempo vai se tornando amigo de Mandela e defensor dos direitos dos negros.


4 de jul de 2010

Gosto demais de Copa do Mundo e acompanho tudinho. Mas aprendi a não sofrer pelo que não merece. Sendo assim minha chateação por ver o Brasil desclassificado não durou mais que 5 minutos. Primeiro porque estão com a "burra" cheia de dinheiro e eu tenho que trabalhar muito para pagar minhas contas. Segundo porque no fundo eu sabia que isso não ía dar em boa coisa.
Poderia citar muitos detalhes, mas acho que basta lembrar os jogos anteriores, a dificuldade, o jogo ruim, uma seleção que não parecia nossa. O que foi aquele jogo contra Portugal? Onde vimos mais Brasil? Contra um Chile que já é meio freguês nosso e aí é bem mais fácil. Porém no primeiro jogo contra um grande time europeu deu no que deu. Mais uma vez o psicológico descambou. Até quando veremos isso? Não, esse time não merece uma só lágrima minha, um só momento de dor. Só tínhamos um jogador de criatividade? Ainda por cima machucado. Quequeisso! E cadê um banco de reservas decente para substituição quando precisássemos? Ficou em casa assistindo aos jogos pela TV. Ah Ronaldinho Gaúcho, como senti sua falta, viu? Nem o melhor goleiro do mundo, sim porque eu o considero assim,  foi capaz de defender gols bobos como da Coréia do Norte, da Costa do Marfim e o que foram os gols da Holanda. Tá, e a Fifa vem dizer que o primeiro gol deles não foi contra feito pelo Felipe... a gente acredita! Assim como já sabíamos que em algum momento ele aprontaria, o que para mim não justifica o estado que o resto do time ficou. Psicólogos neles. Uma seleção Penta e melhor do mundo não pode mais ter essa atitude em campo.Uma seleção que só entrou em campo por meia hora e depois ninguém sabe para onde foram suas almas. Uma vergonha!
Decidi que por conta das declarações de um jogador alemão eu faria algo que nunca pensei em fazer: torceria para a Argentina, um time Sulamericano. Mesmo depois de todas as gracinhas que os argentinos fizeram sobre nós, mas isso faz parte dessa nossa rivalidade. Porém após o segundo gol da Alemanha eu não resisti e deixei aflorar o prazer em ver a Argentina perder. Fazer o que? Não mostravam a cara de Dieguito e eu doida prá ver e saborear.
Todo mundo elogiando demais a seleção argentina, mas... jogou contra Coréia do Sul, Nigéria, Grécia e México.  Contra o México lembro bem como o gol roubado desestabilizou. Aí pegou um time europeu, um tri-campeão. Deu no que deu. Cadê Messi? 4 x 0 !!!!
Terminado o jogo me lembrei de uma reportagem onde argentinos gozavam da gente e lá no meio um brasileiro disse: A diferença entre Brasil e Argentina é de um dia!  E foi!
Meu lado ruim saboreou as imagens de Dunga e Maradona nas coletivas após os jogos. Quanta humildade!

Aí tenho que ouvir diversas vezes e de diversos deles da seleção brasileira que essa seleção resgatou o amor do torcedor pela seleção, o prazer em torcer novamente pela seleção brasilera. Conversa fiada pois o brasileiro pode reclamar sempre mas nunca deixou de torcer. Para mim essa seleção me deixou envergonhada.

Fico aqui agora assistindo as seleções que tiveram força para lutar e chegarem as semi finais. Aposto no tetra da Alemanha, que será merecido. Porém minha torcida é para o Uruguai e não posso deixar de dar os parabéns ao Paraguai que foi muito guerreiro, caiu de pé!

3 de jul de 2010

Pátria Minha

     Vinicius de Moraes


A minha pátria é como se não fosse, é íntima
Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
É minha pátria. Por isso, no exílio
Assistindo dormir meu filho
Choro de saudades de minha pátria.

Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
Não sei. De fato, não sei
Como, por que e quando a minha pátria
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas.

Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
E sem meias pátria minha
Tão pobrinha!

Porque te amo tanto, pátria minha, eu que não tenho
Pátria, eu semente que nasci do vento
Eu que não vou e não venho, eu que permaneço
Em contato com a dor do tempo, eu elemento
De ligação entre a ação o pensamento
Eu fio invisível no espaço de todo adeus
Eu, o sem Deus!

Tenho-te no entanto em mim como um gemido
De flor; tenho-te como um amor morrido
A quem se jurou; tenho-te como uma fé
Sem dogma; tenho-te em tudo em que não me sinto a jeito
Nesta sala estrangeira com lareira
E sem pé-direito.

Ah, pátria minha, lembra-me uma noite no Maine, Nova Inglaterra
Quando tudo passou a ser infinito e nada terra
E eu vi alfa e beta de Centauro escalarem o monte até o céu
Muitos me surpreenderam parado no campo sem luz
À espera de ver surgir a Cruz do Sul
Que eu sabia, mas amanheceu...

Fonte de mel, bicho triste, pátria minha
Amada, idolatrada, salve, salve!
Que mais doce esperança acorrentada
O não poder dizer-te: aguarda...
Não tardo!

Quero rever-te, pátria minha, e para
Rever-te me esqueci de tudo
Fui cego, estropiado, surdo, mudo
Vi minha humilde morte cara a cara
Rasguei poemas, mulheres, horizontes
Fiquei simples, sem fontes.

Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta
Lábaro não; a minha pátria é desolação
De caminhos, a minha pátria é terra sedenta
E praia branca; a minha pátria é o grande rio secular
Que bebe nuvem, come terra
E urina mar.

Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
Uma quentura, um querer bem, um bem
Um libertas quae sera tamem
Que um dia traduzi num exame escrito:
"Liberta que serás também"
E repito!

Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
Que brinca em teus cabelos e te alisa
Pátria minha, e perfuma o teu chão...
Que vontade de adormecer-me
Entre teus doces montes, pátria minha
Atento à fome em tuas entranhas
E ao batuque em teu coração.

Não te direi o nome, pátria minha
Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha
Brasil, talvez.

Agora chamarei a amiga cotovia
E pedirei que peça ao rouxinol do dia
Que peça ao sabiá
Para levar-te presto este avigrama:
"Pátria minha, saudades de quem te ama...
Vinicius de Moraes."

Extraído do livro "Vinicius de Moraes - Poesia Completa e Prosa", Editora Nova Aguilar - Rio de Janeiro, 1998, pág. 383.
A Biblioteca Brasiliana USP (www.brasiliana.usp.br) disponibilizou o acervo completo de poemas de Vinicius de Moraes na comemorãção desses 30 anos. A publicação foi autorizada pela VM Empreendimentos Artísticos e Culturais, que detém os direitos sobre a obra do autor. É só clicar aqui.



Essa é uma homenagem do Vida pelos 30 anos de morte do querido poetinha.

Sim, esse é um sinal de vida do Vida. Talvez eu escreva sobre isso, ou talvez não. Ainda não sei.