11 de jan de 2011

atualizado - Me reeducando - post 2

Bom dia! dia 10 e um terço do mes de janeiro já se foi. Com certeza o ano não caminhará devagar. Já olho prá trás e vejo o pouco que fiz diante de tudo que gostaria de ter feito nesses 10 dias. Mas tudo bem, vamos ver o que rende o resto do mes, pois já comecei a cortar itens da lista TO DO, deixando os itens mais importantes.

Muitos podem estar estranhando eu estar participando da Dieta Coletiva, mas estar usando o verbo reeducar no título do post, mas para mim são duas coisas diferentes e mesmo que muitas pessoas que estejam participando também estarem se reeducando, para mim usar a palavra dieta já é um desestímulo.
Como escrevi no primeiro post (aqui) meu primeiro objetivo é mudar certos hábitos e estou muito satisfeita porque consegui diversas conquistas. A principal delas é o horário. Eu não como muito em cada refeição, o meu problema era (notaram o verbo no passado? ) comer trocentas vezes ao dia,principalmente à noite e muitas besteiras. Levanta, vai até a cozinha e caça algo prá mastigar, e nem precisava estar com fome. Agora estou comendo de 3h em 3h. Os primeiros dias foram complicados, mas na quinta-feira já notei que o organismo estava se acostumando. Ontem, domingo, como não comi as 10h, pois estava no supermercado e o almoço não saiu as 12h, a fome era monstra, mas uma fatia de pão de milho com requeijáo (estava na casa do meu irmão) resolveu bem. É impressionante a capacidade do nosso organismo mudar quando nosso pensamento é forte. O cérebro manda, não é mesmo? Quando tracei começar no dia 3 e vim me preparando prá isso, já acordei diferente.
Acredito que dificilmente se consegue bons resultados quando se é radical, como sair cortando trocentas coisas que vc gosta de comer. É claro que algumas coisas precisam ser cortadas, eu cortei a fritura. Mas não cortou o doce? vocês podem perguntar. Não, pois gosto muito de doce, porém cortei muito, mas passar dias comendo gelatina não é minha praia. Ficar sem doce só me faria ficar mais ansiosa e pensando só nele, aí vira neura. Tou fora!
Eu não como prá viver e nem vivo prá comer, mas tenho prazer em comer, assim como em cozinhar. Inclui na minha alimentação mais frutas, legumes e verduras, mas não deixei de comer algumas das coisas que gosto, para isso diminuí a quantidade. Como não sou muito de saladas, comprei três molhos para salada para colocar umas 2 gotas e dar um sabor. Sabor é imprescindível e procuro caprichar e variar os temperos. Comida sem gosto não rola, e nem ficar comendo as mesmas coisas.
Café da manhã tem sido um suco de frutas com ração humana. Nos primeiros dias não me saciava, 1h depois estava com fome, mas agora já faz o e feito desejado. Estou tendo cuidado com as frutas, pois algumas são muito calóricas e tomar um suco feito com elas é um desastre. Laranja por exemplo, chupo uma ao inve´s de ingerir 3 ou 4 num suco.
Bem, essas são algumas das mudanças que fiz na primeira semana e a maior vitória é que não estou me sentindo ansiosa e nem penso em comida o tempo todo, ou seja, não sofro, o que seria um fator prá que meu projeto não desse certo. Mais fácil conseguir um bom resultado dando um pacinho por dia do que um grande pulo. Não podemos esquecer de ser feliz !!!

No primeiro post não dei o objetivo que tracei, então aí vai. Hoje estou com 98kg distrubuídos em 1,68m de altura. Todo mundo diz que não parece, mas é a realidade bem socada hehehe Primeiro objetivo: não chegar aos 100kg. Segundo, perder 8kg este ano! Sim, só 8 kg em um ano, pois não adianta nada eu pensar em 28kg, só vai me apavorar. Se eu atingir esse objetivo antes do final do ano, traçarei uma nova meta. Me pesei no primeiro dia e só pretendo me pesar novamente no dia 03/02. Ficar se pesando toda hora não é legal, acho que o risco de ansiedade e frustração é grande.

Há mais de 10 anos eu estive num spa e perdi 5kg em 15 dias. Vou dar algumas dicas que aprendi lá.
-Se você tem problemas com intestino ou retenção de líquidos, pela manhã, em jejum tome um copo d'água com umas gotas de limão para urinar e com ameixa, deixada na água durante a noite, para o intestino.
- Sempre começar uma refeição de almoço ou jantar com verduras/legumes crus. Eles vão limpando seu organismo e arrastando gorduras presas nas paredes, principalmente do intestino.
- Beber um copo de água 1h antes da refeição e não beber líquidos durante. 
- Comer devagar. Sempre comemos mais do que o necessário porque comemos rápido e o estômago é lento para mandar o aviso ao cérebro que já está satisfeito. Enquanto estiver mastigando, mantenha o garfo no prato, nada de já ficar o segurando cheio de comida. Isso também é ótimo para você controlar a ansiedade. Claro que como tudo no início é difícil, mas você vai acostumando e quando der conta já é algo natural. Acredite, a chance de sobrar comida no prato e vc já estar saciada é enorme.

Sim, eu sei muita coisa sobre boa alimentação, o que faltava é vergonha na cara de colocar em prática :D

O único ponto negativo na minha semana foi que não pude começar a caminhar por problema no pé :(  mas espero poder logo logo.

Esses são alguns dos pontos, se fosse falar de tudo, imagina o tamanho desse post que já enorme.


Agora vou tomar um banho e começar meu dia com mais organizações e um novo projeto.

Ótima semana!!!!!

Aaahhh Hoje a Lelê, dona do blog Casa de Catarina, está colocando o blog no ar novamente, sim, porque o blog tirou uma férias :)  Então corre lá e veja como o ele ficou lindo de casa e roupinha nova!

Casa de Catarina

...............................

ATUALIZAÇÕES


- A Luma, no blog Luz de Luma, abordou um aasunto bem importante para quem está fazendo dieta. o motivo pelo qual você é gordo. Clica AQUI e dá uma lida, vale a pena!!! Nem todo mundo é gordo só porque come demais.
E indo visitar seu blog, roubei o selinho que ela fez e já postei na lateral :)

Quer saber como é a Dieta Coletiva?
Quer ver todo mundo que está participando?
Clica AQUI !



- A adesão foi tão grande que a Clau criou um blog só para a Dieta Coletiva. Faça uma visitinha clicando AQUI !

E se você quiser aderir ao movimento, é só avisar a Clau lá nos comentários do novo blog.

21 comentários:

  1. o blog da Lelê tá lindão. Mas o seu tb tá muito bonito, com esse visual e a foto novas, gostei!
    bacana essa blogagem coletiva sobre dieta, vi em muitos blogs. todo mundo se incentivando, ajudando, contando os sucessos e fraquezas.
    eu tb preciso melhorar minha alimentação. sou viciado nas bobagens, como e gosto de tudo (até jiló e fígado vai que vai) então já viu né Luci.

    boa sorte pra vc com seu regimão, que os quilos q incomodam sumam hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Luci!

    Vc tem toda razão dizendo que 2011 também irá voar...e se a gente não cuidar da saúde, mudar hábitos, como vc mesma está fazendo, a coisa vai rápido é pro brejo! hahahaha Parabéns pelas conquistas/mudanças!

    Bjs
    P.S. Que imagem linda da moça tomando banho! Fofa demais!

    ResponderExcluir
  3. Luci, tb tento me reeducar, mas sem toda essa dedicação e esforço... rsrs
    Adorei que vc está compartilhando isso no blog. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lucy,

    Tb estou tentando me reeducar, mas como sou eu que cozinho aqui em casa, e tenho que engordar um irmão acabo fazendo umas guloseimas a mais!
    Mas eu cortei mta coisa e estou tomando cápsulas de gelatina em pó que cortam a minha fome e de quebra me ajudam a NÃO COMER!

    BJO

    ResponderExcluir
  5. Luci:
    parabéns, adorei as dicas e também acho que não é possível viver só de alface e rúcula!
    O prazer está intimamente associado ao comer, mas a gostronomia nos mostra que comer bem não é comer demais!
    bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Luci,

    Eu fui lendo item a item, palavra a palavra e concordando com tudo que você escreveu.
    Se eu fosse dar dicas e dizer o jeito mais certo de fazer a reeducação alimentar, ou dieta que seja, sem abandonar daqui a alguns dias, meses... diria para fazer como você está fazendo!

    As dicas do SPA fecharam com chave de ouro o post!
    Com certeza você vai alcançar sua meta!

    Beijos ;)
    Dieta Coletiva: http://noivablogando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi... estou voltando das minhas pequenas férias e passei aqui para te desejar um ótimo 2011!
    Dieta coletiva? onde? quem???

    ResponderExcluir
  8. Luci, tô como vc: mudando aos poucos alguns hábitos. Bem devagar msm... a minha idéia é MESMO me reeducar, melhorar a alimentação. Tô contigo: não dá pra cortar algo que a gente AMA, senão dá ansiedade e aí, qndo vc vê, comeu a coisa do jeito que não devia... um pouquinho só de vez em qndo, vai saciar a vontade e não vai prejudicar.
    ADOREI as dicas do SPA! Hoje msm falei isso pro namorado: ele come mto rápido e por isso come mto! Aí ele diz "mas eu mastigo mto"... uhum, sei... kkkk
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lucí
    Obrigada pela visita no meu blog. Acho que a dieta coletiva vai dar certo. Sabe, eu já estou tão envolvida que tenho lido e me identificado com as participantes, ora num detalhe, ora no outro. Acho que sou eu quem precisa de vergonha na cara. Tanta facilidade em caminhar, parar de abusar e eu aqui, deixando a minha vida passar.
    Graças a Deus me meti na blogsfera e conheci pessoas como você.
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ver a reeducação.Tô precisada dela,srrsrs beijos, tudo de bom saudades,chica

    ResponderExcluir
  11. Gosto mto qdo vc escreve sobre a nossa realidade. Não dá prá seguir deitas mirabolantes, temos que ter o pé no chão.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  12. Tia Luci,

    Que bom que estamos no mesmo caminho...o de reeducar! Não adianta querermos começar cortando tudo quanto é coisa que gostamos porque só vai nos desestimular.

    Bom, quanto à frutas, é onde encontro dificuldade, não como muitas frutas, por isso consumo mais laranja, estou consumindo mais em sucos com beterraba e cenoura, que tem mais fibras. Verduras e legumes até que não tenho tanto problema.

    A gente sempre sabe como se alimentar bem, basta pesquisar. Eu tenho uma mãe que se dependesse dela seríamos todos naturebas...haha Então aprendo bastante.

    E um degrau de cada vez, e que no fim de ano tenhamos subido uma escada inteira.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie Luciii!! Adorei ler o seu relato! Dei muita risada com as suas considerações aaha, e gostei muito das dicas do SPA e no que vc anda aprontando ai pra se reeducar!

    Bjo e saudade de vc...

    ResponderExcluir
  14. adorei seu post, muito bom, descontraido e educativo heheh...aparece la no blog quando puder...

    beijo

    fernanda

    ResponderExcluir
  15. Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

    - Daniel

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucy, tudo bom?
    Parabéns pela reeducação,realmente nosso cérebro que comanda tudo né, também não estou (muito) anciosa não.
    ADorei a dica para quem tem retenção de líquidos, tenho e sofro, vou colocar em prática
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Luci,

    Que legal que está com disposição e se sentindo bem. Isto é primordial.
    Quando fiz minha reeducação, a melhor forma que achei em mantê-la foi esta mesma que você segue: comer porçòes pequenas de 3 em 3horas.
    Também não cortei os doces, mas diminui tudo em quantidade. Quase nunca faço fritura, desde que casei, entào esta parte foi fácil para mim.
    A única coisa que faço diferente de você é com relação à balança. Peso-me todos os dias, se um dia a balança acusa algo a mais, já compenso no dia seguinte. Se deixo para me pesar uma vez por m6es, não consigo manter o peso eficientemente.

    Bjs,

    Elaine

    ResponderExcluir
  18. Uai! Cadê o selinho?
    Olha esse com a borda azulzinha...
    http://img337.imageshack.us/img337/9533/dietacoletiva2.jpg

    Vou te algumas dicas com relação a frutas: Coma uma maçã por dia, de preferência meia hora antes do almoço.
    Se ficar com consciência pesada, por ter comido alguma fritura, frios, carne vermelha... laranja, assim como a água, meia hora após a refeição.
    Banana somente antes de fazer exercícios, se não fizer caminhada, nadinha... corte a banana do seu cardápio.
    O Abacate ao contrário do que a maioria pensa é um ótimo lubrificante interno e rico em vitaminas. Não faça vitamina, coma puro em saladas, amassado com adoçante...
    Tenho outras dicas, mas o comentário ficaria imenso!
    Mas quero te falar mais duas coisinhas (rs*) Já foi comprovado que o ato de mastigar sacia o nosso cérebro e se sentir fome e "tomar" um suco, mesmo ele sendo calórico, não irá saciar o cérebro, porque não houve mastigação. Que tal descascar cenouras e deixar em um copo em frente de tudo na geladeira? Quando abrir procurando algo para comer, lembre-se: seu cérebro quer que mastigue! Pegue uma cenoura e passe um bom tempo roendo devagarzinho, seu corpitcho agradecerá!
    Outra coisa: Leite - também comprovado que ajuda a diminuir a barriga. Então, se bater aquela fome de noite antes de dormir, tome um copo de leite desnatado - PURO!

    Beijus,

    ResponderExcluir
  19. Luci,

    Quero agradecer por você estar seguindo o Sobre Viver em Sinop, fico muito feliz com sua companhia. Também estou na dieta, porém essa semana escorreguei demais, esse negócio de fazer dieta de férias é para matar, mas continuo animada, rs.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Luci!
    Que eu estou te seguindo vc já sabe, mas o que vc não sabe é que virei sua fâ!
    Puxa! Como é gostoso ler os seus textos!
    Lí palavrinha por palavrinha do que vc escreveu e... já acabou?
    O post não tá enorme não.... escreve mais!
    Obrigada pelas sábias palavras nas considerações sobre o que é fazer dieta e pelas dicas também!
    Bjs e pode apostar que no próximo post eu tô por aqui! Zazá

    ResponderExcluir