6 de jan de 2011

Dia de Reis



Essa noite, por muitas parte do Brasil, o Dia de Reis foi comemorado com as mais diversas manifestações. Eu fico encantada com todo nosso folclore, com todas as manifestações culturais, as mais diferentes, que temos no Brasil, como somos ricos.
Pelos planos da viagem que eu teria feito para esse final de ano, eu estaria em Ouro Preto, não só para conhecer a cidade, mas principalmente para presenciar essa festa.


Na verdade os Reis Magos, os Santos Reis, não eram reis, mas magos, astrólogos, que ao verem a estrela de Belém consultaram seus pergaminhos e viram que havia o Filho de Davi, o Salvador, o Rei dos Reis. E seguindo a estrela encontraram Jesus na manjedoura. Na tradição cristã eles simbolizavam os poderosos que deveriam se curvar diante dos humildes.Representam os poderosos que devem despojar dos seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partlhando seus bens.

Hoje também é dia das simpatias para ganhar dinheiro. Porém não devemos esquecer que não foi apenas ouro que foi ofertado ao Menino Jesus, ele também ganhou incenso e mirra. O ouro era presente para um Rei, o incenso a Espiritualidade e a mirra, que era usada para embalsamar corpos, a Imortalidade.
Sendo assim, no dia de hoje, vamos pedir não só pela nossa riqueza física, mas também, e para mim, principalmente, por nossa riqueza espiritual.





13 comentários:

  1. Lindas tradições,Luci! um beijo e um dia lindo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luci,cada reisada linda, pena que aqui em São Paulo só tem em algumas (muito poucas) cidades é comemorado o dia de reis, ainda lembro da minha infância e todo ano faço o Bolo de Reis à minha moda, para continuar a tradição e comemorar.Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço as tradições pela metade... rs
    Imagina! Vc estaria aqui, pertinho de mim, Luci!!! QUe bacana!
    Olha, algo que vc lembrou e é super importante: ESPIRITUALIDADE! As pessoas cada vez mais tem se preocupado com dinheiro... mas o interior é mais importante, né?
    Um beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo post Lu, ja nem me lembrava dessa comemoracao...foi otimo rever com vc!
    E vc viu como o ano voou? estamos 1 ano juntas e nem percebemos...rs...que bom..isso é sinal que gostamos de estar juntas :)
    Com relacao a arrumar cantinho de trabalho....dá trabalho, né? mas depois fica tao mais facil achar nossas coisas! O seu vai ficar impecável :)
    beijinhos minha linda e tenha um maravilhoso dia,
    So *Ü*

    ResponderExcluir
  5. Aqui na minha cidade tem um grupo de senhores que realizam uma festa linda.


    abraços
    de luz e paz

    ResponderExcluir
  6. Lucy,

    Aqui no interior de MG, ainda persistem essas tradições e tb no interior do Rio, onde morei, começam em dezembro e terminam hj.

    Vc sabe pq o bairro daí do Rio chama-se Copacaban? Não? Vem descobrir pq?
    http://vidaslinha.blogspot.com/2011/01/porque-copacabana.html

    bjão

    ResponderExcluir
  7. É uma festa muito bonita, Lucy, e que me trás muitas recordações da minha infância.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  8. Oi Luci!
    Que bela surpresa encontrar você lá no meu Cantinho! Bem Vinda! E obrigada pela sua visita pois assim pude ter a oportunidade de te descobrir os seus blogs que são encantadores, lindos e muito interessantes! Já estou te seguindo no Vida e tb acompanhando as suas artes! Estarei sempre por aqui! Ah! E força na dieta!!! Adorei a ilustração que vc colocou no post! Muito boa!!! Bjs, Zazá

    ResponderExcluir
  9. Que lindo Luci! Acordei muito cedo hoje...na verdade nem dormi direito e, logo comecei a twittar e vi o seu Feliz Dia de Reis para a gente! Lembrei e a primeira coisa que fiz foi pedir pelo meu avô e deu certo porque recebi um presentão que foi vê-lo bem melhor!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi flor! Vim visitar seu blog e gostei muito. Seu sorriso no perfil, é muito cativante...rs

    Muito bom o post! Parabéns pelo seu trabalho,viu!

    Voltarei sempre,já vi duas receitinhas que vou querer fazer...rsrsrr

    Bjs e um ótimo fim de semana pra vc!!!

    Paulinha

    ResponderExcluir
  11. TEM UM SELINHO PARA VOCÊ NO MEU BLOG.

    ResponderExcluir
  12. Luci, sinto falta das comemorações para este dia, onde moro atualmente. Ficou tudo restrito a guardar o presépio e comer bolo. Gosto da fantasia que alimenta o imaginário e em Minas, nós pegamos as crianças na véspera, dia 05 e rezamos juntos. Antes de dormir, as crianças colocam no lado de fora da casa, capim - que servirá de alimento para os camelos dos reis magos.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir