23 de fev de 2011

Dicas de combate ao desperdício de alimentos

Recebi por email, gostei demais e posto prá dividir com vocês. Você sabia que 1/3 do que vc compra vai pro lixo? Vamos mudar isso?

- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa. 

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo. 

- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes. 

- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.

- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liqüidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos. 

- Evite consumir folhas com aparência amarelada.

- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo. 

- Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.

Cascas, folhas e talos também devem fazer parte do seu cardápio

É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.

Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas. 

Essas partes do alimento que posteriormente iriam para o lixo podem ser bem aproveitadas, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo. 
Procedimentos de higienização

Como higienizar frutas, verduras e legumes:

Lembrando que o manipulador deve sempre lavar as mãos com água e sabão, quando estiver em contato com qualquer tipo de preparação alimentícia. 

1. Retirar as partes estragadas;
2. Lavar folha a folha ou um a um em água corrente;
3. Higienizar em solução com hipoclorito de sódio por 15 minutos ou de acordo com a instrução do rótulo. O hipoclorito pode ser encontrado em mercados ou adquirido gratuitamente nos postos de saúde. Por isso, exija o seu;
4. Enxaguar em água filtrada, pois a água corrente sem filtrar possui sujeira e microorganismos;
5. Colocar em utensílio limpo e coberto.

fonte: bancodealimentos org br

Sobre a água onde cozinhou a batata você também pode usá-la no cozimento do arroz.

Gostaram? Vamos colocar em prática?

ótima tarde procês :)

6 comentários:

  1. Vim aqui ler seus desabafos... eu concordo com tudo...eu não sabia que vc tinha saido do TT, depois que vi por e-mail que vc tinha me add de novo que vim aqui investigar rs,o tempo que fiquei fora da net me foi ótimo sabe...tirando pessoas maravilhosas que conheci no Twitter e nos Blogs sobraram aquelas que eu queria distância e pela política da boa vizinhança a gente vai aturando...são pessoas que eu nem tenho no meu círculo, no meu msn etc mas estão sempre alfinetando alguém, ou sendo irônicamente intolerantes.

    Vejo que ninguém consegue encenar um personagem o tempo todo Luci e a máscara sempre cai... eu fiquei com uma vontade semana passada de falar umas verdades mas fiquei quieta no meu canto.

    Seu trabalho foi lindo, seu tempo dedicado e o fruto de tudo... eu nem lembrava mais da Rifa rss

    Mas fiquei chateada por ler tudo o que fizeram a vc... e penso que o ser humano está cada vez mais mesquinho e desumano mesmo.

    Lu, não consigo te mandar DM, me add de novo, pois quero o seu tel pra eu ligar via skype preciso convesar com pessoas boas assim como vc coerentes e que sempre tem uma palavra verdadeira boa ou ruim pra nos falar...que pena que nem todo mundo é assim ....

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!

    Sabe que eu utilizo tudo...tudo!

    Já fiz um post no blog e dei o título de: "Hoje trago um mundo de brócolis pra vcs"!

    Se vc quiser te envio o link por e-mail!!

    É muito interessante,não vai nada pro lixo do ramalhete! Só o barbantinho que ele veio amarrado!...rsrsr...Adorei o post,viu!

    Bjs e desejo que vc tenha uma quarta-feira muito produtiva!

    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Muitas dicas eu já conhecia, mas mesmo assim é bom divulgar.

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Tia!

    Ótimas dicas! Perfeito é não desperdiçar, mas se ao menos minimizar, já vale.


    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Saudades de vc! Bom saber que está de volta!
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir