17 de jun de 2011

prá esquentar! quer canjica?

Algumas gostosuras não podem faltar no frio e uma delas é a canjica. Minha mãe sempre fazia e algumas pessoas já ficavam esperando por isso, pois ela distribuia hehe. Geralmente pessoas que gostam, mas que não fazem por ser as únicas nas casas delas que comem.
Após a morte de mamãe, continuei a tradição, fazer e dar a essas pessoas, que hoje são a amigona Mena e meu irmão, e atualmente também prá vizinhas. Ontem já dei prá duas vizinhas e hoje já separei as dos outros dois. A vasilha maior é minha, porque amanhã vou receber amigas e vai que elas gostem. Ela está bem grossa e pode levar mais leite quando for ser fervida e servida.


Lavo os grãos e deixo de molho na água de um dia para o outro (água deve estar acima dacanjica uns dois dedos). Coloco na panela de pressão com essa água, completo até uns 3 dedos de água acima dos grãos, 1 colher de café de sal e uns 3 pauzinhos de canela.
Cozida, coloco 2 litros de leite, uma lata de leite condensado e 1 vidro pequeno de leite de côco. Tanto o leite condensado como o leite de côco, uso a versão light. Aí é deixar ferver muito em fogo baixo, até ficar na consistência que vc quer. Alguns gostam com mais caldo outros mais grossa. 
Tá vendo na foto um saquinho de amendoim moído? Aqui em casa sempre adoramos colocar, porém como nem todo mundo gosta, deixo para cada um colocar o seu se quiser.

Bom apetite!

Ótimo final de semana!

11 comentários:

  1. Oi Luci,boa tarde !!
    QUE LOUCURA...rs,canjica é tudo de bom mesmo...agora "serei obrigada" a fazer neste fim de semana...culpa sua...rs.
    Valeu a dica!
    Bom descanso e um fim de semana bem tranquilo!
    beijo.
    Vania.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa pouca canjica não adianta...rs! Tenho que fazer bastante, como você, porque todo mundo gosta.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Opa... Tem alguma coisa errada nessa canjica não??? Tá branca rsrs!!!

    Oi Luci!

    Aqui canjica é um tipo de papa de milho com leite de côco e demanda tanto trabalho que quando a gente faz sempre manda um prato para o visinho faz surgir um clima bom dentro de casa e esse prato ai tá mais para munguza, que também é uma delicia, se bem que começo a pensar que cada família tem sua forma de preparar, aqui a gente usa leite de côco fresco (o de vidro tem um sabor diferente/minha mãe é neurotica com coisa industrializada) em vez de água para cozinhar e nada de leite condessado nunca experimentei com amendoim, mas deve ficar bom!!!

    Munguza ou canjica é sempre uma delicia, acho que vou inventar de fazer esse fim de semana \o/ Que delicia!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro canjica!!! Vou fazer a sua receita e ver se é melhor que a minha! Obrigada! Com tanta coisa pra fazer ainda tem tempo de fazer canjica e postar a receita pra gente! Mulher pra ninguém botar defeito!

    Beijo. Tarde gostosa!

    ResponderExcluir
  5. Luci,
    Aqui em Fortaleza isso se chama MUNGUNZÁ. Minha avó fazia demais quando criança e agora mami faz e eu adoro! É bom demais, e nem precisa estar o clima frio. Pois aqui é quente e adoro!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Oi Luci!
    Parabéns pela nova casa!
    Vou aproveitar o fim de semana pra fazer essa delícia!
    Bjks e bom fds.

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh,eu tinha pedido para Paty colocar a receita da canjica por que tava morrendo de vontade de fazer (e comer) e que surpresa boa, entro aqui e descubro a sua!!! E melhor ainda, como sou uma das amigas que vou te encontrar amanhã, sei que vou poder provar (e aprovar) a receita! :oD

    ResponderExcluir
  8. Oi Luci! nossa amo essa canjica! minha vó fazia e colocava amendoim! muito boaa! Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luci!

    Ai, que beleza, perdi.
    Adoro canjica, Mami sempre fazia nessa época. Aqui em casa, o fazedor de canjica é o marido, acredita? Mas é daquela que vem num saquinho, ele põe leite condensado e leite de côco, fica boa. Não é aquela perfeição de Mami, mas fica boa.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  10. Eu coloco metade da quantidade do leite, tbm coloco o leite condensado e o leite de coco, e adoro acrescentar coco queimado em flocos... hummmmm, me deu vontade agora, bem quentinha... marvada... heheheeh. Beijos imensos amiga ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi! Hoje vim te convidar para conhecer uma campanha mega importante!
    Te espero no Caminhar: http://precisocaminhar.blogspot.com/2011/06/ela-doa-seu-amor-para-as-criancas.html

    Bj
    Beta

    ResponderExcluir