8 de jul de 2011

sardenara

postado inicialmente em 29/06/2007

Amigas do orkut que viram uma foto no meu álbum, vieram me perguntar o que era e como fazia, então vamos lá.




É uma sardenara, receita que o Bertola postou na comunidade dele, a Cozinha Sem Segredos. Essa da foto foi a primeira que eu fiz seguindo a receita que ele postou. Porém ele disse que a massa deveria ficar fofa e a minha não ficou, mas ficou muito gostosa assim mesmo. Ele comentou que podia ser a diferença da farinha da Itália para a nossa. Semana passada resolvi repetir a receita com a vinda de alguns amigos aqui em casa e o Bertola passou uma outra receita de massa. Fiz e ficou muito gostosa. Fez sucesso!!
1 Kg de farinha de trigo - 2 ovos - 60 grs de fermento (4 cubinhos) - 1 colh sobremesa de sal - 1 colh de sp de manteiga (não use margarina) - azeite - + ou - 500 ml de água morna.
Coloque a farinha numa vasilha e no centro acrescente os ovos, o sal e a manteiga. Dê uma misturada. Dissolva o fermento em um pouco de água. Vá colocando a água aos poucos e amassando bem, até que chegue no ponto. A massa não pode ficar grudenta na mão, tem que ficar lisa. Qualquer problema de dores nos braços chame o maridão ou namorado e coloque-o para trabalhar os bíceps :D Coloque a massa para descansar numa tábua de madeira, coberta com um plástico por uns 20 min. Segredinho dos antigos que irmãozinho me ensinou: Em meio copo de água, coloque uma bolinha da massa. Quando a massa já cresceu o suficiente (e ela cresce bastante), a bolinha começa a "boiar" na água. Enquanto a massa descansa, unte o tabuleiro com azeite. faça um molho de tomate, claro, de preferência com tomates frescos, ou no máximo com a polpa comprada pronta. Essa massa dá para dois tabuleiros grandes. Abra a massa, coloque o molho de tomate, os pedaços de sardinha, azeitonas, alcaparras e orégano (esqueci dele nas duas vezes) e regue com azeite.
Bom apetite!!!

9 comentários:

  1. Nham! Nham! Acho que deve ter fica tããããão gostoso!!!
    Ei, que bom que você voltou! Já estava com sauadades dos seus posts!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, deu água na boca aqui !!!
    Blue, não sou muito boa de cozinha, portanto me dê umas dicas. Qto tempo mais ou menos de forno? E em qual temperatura?

    Bjs

    Lily (PPenélope)

    ResponderExcluir
  3. olá Lily!! bem vinda !!!

    deixe uns 30 min e no meu fogão, no botão 3 que é de 210 a 240 graus.
    bjus


    Raven, quando vc vier novamente eu faço procê, tá?
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Ôbaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! XD XD XD

    ResponderExcluir
  5. Ôbaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! XD XD XD

    ResponderExcluir
  6. Como não cozinho nada, pode experimentar fazer a receita novamente quando eu for aí...rs..rs.....

    ResponderExcluir
  7. farei sim, xá comigo!!!
    ultimamente ando praticando muito mais o esporte da cozinha :)

    ResponderExcluir
  8. Menina, isso parece tão gostoso! Deu água na boca! rs Minha sogra faz um similar, mas que não tem essa aparência linda, embora seja bem gostoso (é sogra, mas não vou ser injusta!rs)
    Vou bem tentar fazer por aqui, qualquer dia desse.

    ResponderExcluir
  9. hummm, adoro sardinha, me deu água na boca e me deu saudade da minha avó ;o( que fazia uma torta assim assada, com sardinhas no meio e era uma delícia, além do vinagrete de sardinha, que se deixasse eu comia a tigela toda...

    Beijocas ♥

    ResponderExcluir