27 de set de 2011

as mãos da minha mãe

esse post foi publicado em 09/05/2010


Minha mãe era costureira e foi assim, numa máquina de costura, que nos criou. Essa semana recebi uma mensagem por email que bateu em cheio por causa da profissão que ela exercia e amava. Vou postá-la como uma homenagem.

"Alta costura

No tecido da história familiar, as mãos de minha mãe reforçaram as costuras
para nos protegerem de qualquer empurrão da vida …
As mãos de minha mãe uniram com um alinhavo as partes do molde sem esquecer que cada uma é diferente da outra e que juntas fazem um todo como a família …
As mãos de minha mãe fizeram bainhas
para que pudessemos crescer,
para que não nos ficassem curtos os ideais …
As mãos de minha mãe remendaram os estragos
para voltarmos a usar o coração … sem fiapos de ressentimentos …
As mãos de minha mãe juntaram retalhos
para que tivessemos uma manta única que nos cobrisse …
As mãos de minha mãe seguraram presilhas e botões
para que estivessemos unidos e não perdessemos a esperança …
As mãos de minha mãe aplicaram elásticos
para nos podermos adaptar folgadamente às mudanças exigidas pelos anos …
As mãos de minha mãe bordaram maravilhas
para que a vida nos surpreendesse com as suas contínuas dádivas de beleza …
As mãos de minha mãe coseram bolsos
para guardar neles as moedas valiosas das melhores recordações e da minha identidade …
As mãos de minha mãe, quando estavam quietas… zelavam os meus sonhos
para que alimentassem os meus ideais com o pó das suas estrelas …
As mãos de minha mãe seguraram-me com linhas mágicas,
quando entrava na vida … para começar a vesti-la!
As mãos de minha mãe nunca abandonaram o seu trabalho…
E sei muito bem que hoje, onde estiverem, fazem orações por mim …
E eu …
Eu beijo-as
como se recebesse bençãos!"

(desconheço o autor)



Olha só a Camila aprendendo a profissão :)

Que Deus abençoe todas as mães e que Maria, Mãe de todos nos inspire.
Uma semana abençoada!



vestido de noiva feito por ela
na renda há 3.000 pérolas e chantons colados

esse vestido de noiva também foi feito por ela
e o tailler da madrinha também

há 26 anos......


24 comentários:

  1. Q lindo Luci!
    A minha avó era costureira! A minha mãe foi criada como vc... já a minha mãe era professora. Fui criada entre livros e giz para brincar nas lousas! rsss
    Adorei o texto, porque meu sonho é aprender a costurar!
    Beijos e feliz dia das mães!
    lelê

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse post.
    Tão bonito a gente poder olhar para nossa mãe e reconhecer nela uma pessoa digna, batalhadora, esforçada.
    O texto é muito bonito, emocionante.

    Que vcs tenham um maravilhoso dia das mães. bjos.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post!
    Fiquei lembrando da minha avó na máquina de costura que ela tinha.
    Bom domingo pra você!

    ResponderExcluir
  4. Legal lembrar que essas também eram as mãos de nossa avó! XD

    Beijocas procê!

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo,Luci e emocionante! Que todas as mães por aí estejam tendo um dia bem legal, como o meu!beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Que homenagem linda!

    Feliz dia das mães, amiga.
    Muitas alegrias, hoje e sempre.

    Beijos e flores!

    ResponderExcluir
  7. amei o post e lembrei demais da minha infância. lembro que mamãe chegava do serviço (era repórter de economia de a gazeta, filial globo no ES), botava a gente pra dormir e ia pra máquina de costura, que não era elétrica, tinha que ficr mexendo no pé. ela guardou muit roupa nossa. Cada uma mais linda que a outra. mas tinha uma em particular que eu odiava. Era um conjuntinho de saia e blusa verde com bolinhas rosas. o que me incomodava era o lação enorme e rosa que ela enfiou na gola. ô raiva que eu tinha daquilo!!!!! rsrsrsrs quando falo com ela dessa roupa, ela morre de rir kkkkkkk

    luci, feliz dia das mães pra você!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai Luci, estou sem palavras, mas muito agradecida a você por mostrar texto tão maravilhoso.
    Minha mãe ainda costura pra gente(eu e minha irmã) de vez em quando.
    Espero que tenhas tido um belo domingo.
    Obrigada sempre!
    Xeros

    ResponderExcluir
  9. Olá Luci, muito bonito esse post. Além de costurar todas as coisas importantes da vida, as mãos das mães estão sempre abertas e prontas pra nos acolher a qualquer momento.
    Sei que voce não tem filhos, mas tem amor de mãe pelas pessoas.
    Um grande beijo, e feliz dia das mães...

    ResponderExcluir
  10. Que belo esse texto! Emocionante!
    Amei, querida!
    Um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  11. Texto lindo! Ontem rezei por sua mãezinha, que ela esteja num lugar muito lindo olhando por vocês.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  12. querida Deus te abençoe vieram as lágrimas ao ler seu post, linda homenagem.

    ResponderExcluir
  13. Olá Luci, adorei a mensagem, bela homenagem a sua mãe.
    Minha mãe também costura, só para os filhos, mas,costurava bem. Ela também já se foi.

    ResponderExcluir
  14. Ei Luci!
    Minha mãe é costureira. Com essa profissão ajudou a nos criar. Me emocionei demais com esse texto. Lindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei esta mensagem! Chorei muito, quando li a primeira vez, pois minha mãe, já não costurava mais. Todas as minhas roupas de quando eu era criança, foram feitas por ela. As mãos de minha mãe, eram mágicas.

      Excluir
  15. Lindo , emocionante e belas fotos!Adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  16. Lindo texto! Aplica-se, penso eu, a todas as mães (inclusive de coração). Elas tecem o tempo todo com o objetivo de criar teias de proteção, de conforto, de segurança, de conhecimento para os filhos.

    Girassóís no seu dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que lindo!

    Imagino que mãos de fada ela não tinha...

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Homenagem linda esse texto. Sua mãe realmente era uma pessoa pra lá de especial. Lindo o trabalho dela, como mãe, como avó e como artista no tecido.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. aiii, q texto fofo! é legal assim, né? qdo a gente recebe esses textos por e-mail e parece q eles fora escritos pra gente, pois se encaixam direitinho em alguma fase de nossas vidas!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Que mensagem emocionante Luci! Só veio a minha mamãe na cabeça agora sempre na maquininha costurando...E eu atrás aprendendo!
    Lindo muito lindo o post!
    Bjoks
    @dedodimoca

    ResponderExcluir
  21. Lúúúúú!
    Tia, que lindo!


    Ser filha de costureira de mão cheia é o que, hein?!

    Qto ao texto, eu já li, mas taaaaanto tempoq eu a emoção foi a mesma!

    Amei...

    ResponderExcluir
  22. Que texto lindo Luci!!!!
    Emocionante, imagino como você se sentiu.Linda homenagem!!
    E parabéns, sua mãe era muito talentosa na costura.
    Que a Virgem Mãe sempre nos proteja!!!
    Xerokas
    Go

    ResponderExcluir