23 de set de 2011

"vê mais longe a gaivota que voa mais alto"

Esse post foi publicado em maio/2010, de uma forma bem simples. Como ontem conversei sobre ele com a Irene, do Mamyrene, vim buscar a postagem, acrescentei algumas coisas a ela e estou republicando.




"A maior parte das gaivotas não se preocupa em aprender mais do que os simples fatos do vôo - como ir da costa à comida e voltar. Para a maioria, o importante não é voar, mas comer."
Fernão não se conforma com a vida limitada das gaivotas, para ele o importante era voar e não comer, ele queria voar mais alto, buscar e ultrapassar limites e por insistir nisso acaba expulso do bando. Ele segue e encontra outras gaivotas que pensavam como ele e aprende muito. Chega então a hora de perdoar seu bando e voltar para ensinar àqueles que também quisessem voar mais alto.

"Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a ira são as razões porque a vida de uma gaivota é tão curta, e, sem isso a perturbar-lhe o pensamento, viveu de fato uma vida longa e feliz."


Diversos livros marcaram minha mocidade, porém se tivesse que eleger um, seria esse: Fernão Capelo Gaivota. Até hoje eu o releio tentando não esquecer de certas lições que ele me ensinou. É como O Pequeno Príncipe, que a cada fase da sua vida, que o lê, enxerga algo mais. Um livro para "ver" muito além das palavras. O amor por gaivotas, que para mim passou a ser o símbolo de liberdade e luta, continua forte na minha vida, é algo que me emociona e me faz viajar...
Há mais de 20 anos, eu assisti o filme, alugado numa locadora e consegui .depois de muita insistência, que fizessem uma cópia para mim. Depois de tanto tempo e de tanto assistir, claro que a fita estava uma eca. Porém tive uma feliz surpresa de ver o filme ser lançado em DVD. Gente, vale a pena assistir. Não esperem por nenhuma superprodução, fazer um filme todo com gaivotas, em 1973, sem os recursos que se tem hoje, não deve ter sido uma tarefa fácil. Além das belas imagens, a trilha sonora é linda!
Semana passada encontrei uma das música no youtube e vou colocar o link aqui procês ouvirem. Relaxe e viaje com Fernão e Neil Diamond. Considerem um presente meu para vocês! :)
O vídeo está restrito, então clica no link  e assista no Youtube. Deixe carregar primeiro para não ficar parando. Se não sabe como fazer, quando o vídeo começar a passar, dá pause e deixe carregando



o meu Fernão Capelo Gaivota





O livro é pequeno e fácil de ler,
daquele que lemos numa sentada,
mas que com certeza você vai querer reler.

Um final de semana de lindos vôos

22 comentários:

  1. Foi num dos momentos mais difíceis da minha vida que uma amiga me ofertou esse livro.
    Gostei tanto que me tornei fã de Richard Bach e comprei vários livros dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga, o título do post disse tudo. Valeu! Muito obrigada!
    Bjos na alma!

    ResponderExcluir
  3. amiga-vc tem toda razão-fiz uma postagem em meu blog um tempo atrás sobre este livro-onde comentei assim:nunca mais fui a mesma após ler FERNÃO CAPELLO GAIVOTA...MA-RA-VI-LHO-SOOOOO

    ResponderExcluir
  4. Oi Luci! Venho lhe fazer um convite. Pode parecer meio pretensioso, mas é isso que tenho feito. Todos os dias eu convido algumas pessoas para lerem os meus textos. Eu escrevo é para quem lê mesmo. Bem, na verdade, primeiro eu escrevo pra mim, mas logo depois é para quem for ler. (sorrio). Assim cheguei até você e até todas as pessoas que estão fazendo do meu blog um organismo vivo e cheio de energia.

    Abraço do Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Um SUPER livro! Maravilhoso! Foi um dos primeiros livros que li e me apaixonei na vida.
    O filme...eu tb tinha uma fita VHS que ficou carcomida rs... mas que filme bom. Como vc disse, tudo feito na lata. E muito melhor que muita coisa q a gente vê hj, tão cheio de recursos e vazio de conteúdo.

    Adorei sua postagem.

    Excelente fim de semana. E amanhã, que seu Dia das Mães seja muito feliz, viu?

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Que legal, vou procurar pra assistir, parece bom!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luci,
    Não tive a oportunidade de ver o filme, mas a bela música me encantou! Vou procurar!
    Obrigada pela dica!
    Ótimo final de semana pra você!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. É uma vergonha...eu já ouvi falar tanto nesse livro, mas nunca li. Vou tentar reparar o erro ainda esta semana, eu adoro ler.

    Luci, tem um selinho bem divertido prá vc no meu blog, passa lá.

    Bjs♥ e tenha um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  9. ASSISTI TAMBÉM NA ÉPCA DA MINHA FACULDADE. LINDO O FILME VALE A PENA VER.
    TAMBÉM TINHA ELE EM FITA VHF.
    QUE BOM QUE JÁ TEM EM DVD.
    VOU PROCURAR.
    VALE A PENA, MESMO.

    AMIGA..
    MEUS MIMOS http://sandraandrade7.blogspot.com/
    TEM CARINHO PARA TODAS AS MÃES...
    TEM NA INTERAÇÃO DE AMIGOS UM
    http://sandrarandrade.7blogspot.com PRESENTE PARA VC.
    FELIZ DIA DAS MÃES.
    CARINHOSAMENTE.
    SANDRA

    DESCULPE MINHA AUSENCIA.MAS NÃO FOI POSSIVEL VIR ANTES. ESTAVA TAMBÉM COM SAUDADES DE VC.
    TENHO QUE DIVIDIR MEU TEMPO EM MIL.
    MAS OS AMIGOS MORAM DENTRO DO MEU CORAÇÃO E PENSAMENTO. POR ISSO JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS. PASSE O TEMPO, PASSA AS HORAS. MAS VC ESTARÁ COMIGO..MINHAS LEMBRANÇAS SEMPRE ME REPORTAM ATÉ VC. OS HORIZONTES SÃO GRANDES, MAS O AMOR ENCURTA ESTA DISTANCIA.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    SANDRA

    ResponderExcluir
  10. Luci...acabei de ver este livro hoje..eu o li faz muito tempo e adorei!!
    fez parte da minha adolescência..que saudades!!
    beijos e um abençoado dia das mães!!
    Mª Rita

    ResponderExcluir
  11. Oi Luci depois de ler o que escreveu e de todos esse comentários tão favoráveis sobre o livro vou procurar por aqui e ler também.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Luci, eu tbm tenho esse livro e já vi o filme, que é realmente lindo e interessante, se visto como vc disse: são gaivotas, era 1973! Por isso é incrível!
    Acho q preciso reler esse livro... faz tempo...
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Luci,
    Gostosa dica de filme. Verei. Lindo seu post.

    Girassóis dos bem grandes. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Vou ler de novo, e o filme não vi, sabe esse livro lembra a uma amiga da adolescência, que era o livro de bolço dela, rss. Era uma vida muito difícil, em quanto a gente via nas histórias dos outros que não faziam parte da nossa história, fazer uma faculdade, estudar, coisas que nossos pais nem imaginavam para nossas vidas, ela me fala; Jo, lembra do Fernão Capelo e Gaivota, vamos voar alto.
    Depois ela perdeu seu pai e sua mãe mas não parou de sonhar, resumindo, hoje é uma advogada, tem seu escritório, e construiu uma família, me encho de orgulho dela. Desculpa pela comentário grande.

    ResponderExcluir
  15. Nós é que agradecemos a republicação, Fernão Capelo Gaivota inspirou e ainda inspira os que têm garra e coragem de voar mais alto sem esquecer as prioridades da vida. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Luci minha Vida!!!

    Que gostoso de ler seu post.
    Que vídeo maravilhoso.
    Um livro que é para guardar e reler muitas vezes.
    Renova as energias e nos traz inspiração.

    Faltou postar as belas poesias que escrevestes.
    Espero um dia poder vê-las aqui postadas.

    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  17. Eu nem acredito que ainda não li esse livro... Parece ser muito bom mesmo!
    Obrigada pelo post. Pela dica. Pela informação.
    Beijinhos e um lindo final de semana
    Com carinho

    Ah: melhorou da alergia? Espero que sim :)

    ResponderExcluir
  18. Não sei se ainda tenho o livro, mas adorei lê-lo~...

    Bjão

    ResponderExcluir
  19. Luci, gostei muito da dica do livro, me interessei tanto que vou tentar comprar.Minha mãe vivia falando assim vai ver ela leu o livro. Ela dizia assim: o importante é ver a floresta e não a árvore. Coisas que a minha mãe sabia, e muito bem.

    ResponderExcluir
  20. Respondendo seu comentário no blog, me senti pois você é profissional né?
    Obrigada mesmo, beijos Fer

    ResponderExcluir
  21. Li ainda menina esse livro. E foi muito bom. Nunca mais o peguei de novo.
    Gosto da frase inicial. Mas agora, madura, tb responderia: Ve mais quem voo mais longe, mas enxerga "menor" tambem...
    Mil bjs, querida amiga!
    ;-)

    ResponderExcluir