24 de nov de 2011

Dia de Ação de Graças

Assisti alguns episódios de séries que acompanho e neles se comemorava o Thanksgiving. Nos Estados Unidos é feriado e tem a tradição da família jantar junta e agradecer. O que muita gente não sabe é que o Dia de Ação de Graças foi instituido no Brasil em 1949, porém como não é feriado, quase ninguém sabe disso e muito menos comemora.
Na igreja católica comemoramos o Dia de Ação de Graças, dia de agradecermos a Deus por tudo que somos e temos. No Dia de Ação de Graças devemos também refletir sobre como temos nos comportado diante da Palavra de Deus, como temos agido em relação ao nosso próximo e sobretudo agradecer o dom da vida.

O Dia de Ação de Graças também marca o início do ano litúrgico e o Advento. O Advento são as 4 semanas que antecendem o Natal, um tempo onde nos preparamos para o Natal, para o "nascimento de Cristo".

"A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.
No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino." (daqui
Hoje é dia de agradecer, mesmo que você não frequente uma religião, mas acredita em Deus. Se puder, reuna sua família e juntos tenham esse momento. Se não pode estar com sua família, tire um tempo prá agradecer.
Uma vez, num retiro, um frei disse que devemos agradecer não só os nossos pedidos que Deus atende, mas principalmente os que Ele não atende. Só Ele sabe o que é melhor para nós e se não atende nosso pedido, é porque sabe que aquilo nãoé o melhor. Quantas vezes você pediu algo a Ele, não foi atendida e depois viu que foi melhor assim?
Não precisa de palavras bonitas, não há regras, converse com Deus como conversa com seu melhor amigo, e tenha a certeza que Ele está ao seu lado lhe ouvindo.


Obrigada Pai!

Ao menos hoje, não reclame nem peça nada, apenas agradeça.

7 comentários:

  1. Cá por Portugal também não se comemora o dia de Acção de Graças, o que me deixa triste.
    Vivemos num mundo onde reclamamos por tudo, seria bom dedicar um dia reflectindo nas bençãos na nossa vida ... não acha?

    Um bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Pois é... ontem comentei com o marido e pedi pra ele escolher o cardápio pra janta de hj pq é Ação de Graças e, como já havíamos conversado há algum tempo, precisamos instituir mais ações assim na nossa rotina. Ele falou "ué... ação de graças é no final do ano?"
    Enfim... se não é feriado, mtos brasileiros não se tocam destas datas. Mtos MESMO!
    Um beijo carinhoso e agradecido por ter vc na minha vida!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente aqui no Brasil não se comemora esse dia, e também o Halloween... Acho que muitos brasileiros poderiam se ocupar mais com feriados dedicados a agradecer a vida, e à divertir nossas pequenas crianças...
    Agradecer é preciso todos os dias!
    Amei esse post, me lembrou de tantas coisas boas..
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ai Lu, que post explicadinho.
    Que delícia!!!

    Arrepiei na parte que vc pede pra agradecer independente ad religião ou crença. Acredito muito nisso!

    Brigada pelas palavras!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Luci,
    AMEI o texto, mais explicado do que esse eu ainda não vi. Lindo mesmo. Agradeço por ter te conhecido e por seguir o teu blog e ler tanta coisa linda por aqui!
    Beijos e Feliz dia de Ação de Graças
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Oi Luci!
    Lindo post...mas sabe o que mais agradeço? Por ter conhecido pessoas tão maravilhosas como vc, que, realmente, considero de coração!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olha que legal saber disso apesar de estar sempre por dentro do dia eu não sabia que o Brasil tinha instituído a data. Seria legal ser feriado de comemoração pois o nosso povo precisa muito se apegar a Deus e refletir sobre a vida tb.

    Bjus
    Cláudia
    Brilho das Estrelas

    ResponderExcluir