27 de set de 2011

as mãos da minha mãe

esse post foi publicado em 09/05/2010


Minha mãe era costureira e foi assim, numa máquina de costura, que nos criou. Essa semana recebi uma mensagem por email que bateu em cheio por causa da profissão que ela exercia e amava. Vou postá-la como uma homenagem.

"Alta costura

No tecido da história familiar, as mãos de minha mãe reforçaram as costuras
para nos protegerem de qualquer empurrão da vida …
As mãos de minha mãe uniram com um alinhavo as partes do molde sem esquecer que cada uma é diferente da outra e que juntas fazem um todo como a família …
As mãos de minha mãe fizeram bainhas
para que pudessemos crescer,
para que não nos ficassem curtos os ideais …
As mãos de minha mãe remendaram os estragos
para voltarmos a usar o coração … sem fiapos de ressentimentos …
As mãos de minha mãe juntaram retalhos
para que tivessemos uma manta única que nos cobrisse …
As mãos de minha mãe seguraram presilhas e botões
para que estivessemos unidos e não perdessemos a esperança …
As mãos de minha mãe aplicaram elásticos
para nos podermos adaptar folgadamente às mudanças exigidas pelos anos …
As mãos de minha mãe bordaram maravilhas
para que a vida nos surpreendesse com as suas contínuas dádivas de beleza …
As mãos de minha mãe coseram bolsos
para guardar neles as moedas valiosas das melhores recordações e da minha identidade …
As mãos de minha mãe, quando estavam quietas… zelavam os meus sonhos
para que alimentassem os meus ideais com o pó das suas estrelas …
As mãos de minha mãe seguraram-me com linhas mágicas,
quando entrava na vida … para começar a vesti-la!
As mãos de minha mãe nunca abandonaram o seu trabalho…
E sei muito bem que hoje, onde estiverem, fazem orações por mim …
E eu …
Eu beijo-as
como se recebesse bençãos!"

(desconheço o autor)



Olha só a Camila aprendendo a profissão :)

Que Deus abençoe todas as mães e que Maria, Mãe de todos nos inspire.
Uma semana abençoada!



vestido de noiva feito por ela
na renda há 3.000 pérolas e chantons colados

esse vestido de noiva também foi feito por ela
e o tailler da madrinha também

há 26 anos......


23 de set de 2011

"vê mais longe a gaivota que voa mais alto"

Esse post foi publicado em maio/2010, de uma forma bem simples. Como ontem conversei sobre ele com a Irene, do Mamyrene, vim buscar a postagem, acrescentei algumas coisas a ela e estou republicando.




"A maior parte das gaivotas não se preocupa em aprender mais do que os simples fatos do vôo - como ir da costa à comida e voltar. Para a maioria, o importante não é voar, mas comer."
Fernão não se conforma com a vida limitada das gaivotas, para ele o importante era voar e não comer, ele queria voar mais alto, buscar e ultrapassar limites e por insistir nisso acaba expulso do bando. Ele segue e encontra outras gaivotas que pensavam como ele e aprende muito. Chega então a hora de perdoar seu bando e voltar para ensinar àqueles que também quisessem voar mais alto.

"Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a ira são as razões porque a vida de uma gaivota é tão curta, e, sem isso a perturbar-lhe o pensamento, viveu de fato uma vida longa e feliz."


Diversos livros marcaram minha mocidade, porém se tivesse que eleger um, seria esse: Fernão Capelo Gaivota. Até hoje eu o releio tentando não esquecer de certas lições que ele me ensinou. É como O Pequeno Príncipe, que a cada fase da sua vida, que o lê, enxerga algo mais. Um livro para "ver" muito além das palavras. O amor por gaivotas, que para mim passou a ser o símbolo de liberdade e luta, continua forte na minha vida, é algo que me emociona e me faz viajar...
Há mais de 20 anos, eu assisti o filme, alugado numa locadora e consegui .depois de muita insistência, que fizessem uma cópia para mim. Depois de tanto tempo e de tanto assistir, claro que a fita estava uma eca. Porém tive uma feliz surpresa de ver o filme ser lançado em DVD. Gente, vale a pena assistir. Não esperem por nenhuma superprodução, fazer um filme todo com gaivotas, em 1973, sem os recursos que se tem hoje, não deve ter sido uma tarefa fácil. Além das belas imagens, a trilha sonora é linda!
Semana passada encontrei uma das música no youtube e vou colocar o link aqui procês ouvirem. Relaxe e viaje com Fernão e Neil Diamond. Considerem um presente meu para vocês! :)
O vídeo está restrito, então clica no link  e assista no Youtube. Deixe carregar primeiro para não ficar parando. Se não sabe como fazer, quando o vídeo começar a passar, dá pause e deixe carregando



o meu Fernão Capelo Gaivota





O livro é pequeno e fácil de ler,
daquele que lemos numa sentada,
mas que com certeza você vai querer reler.

Um final de semana de lindos vôos

20 de set de 2011

Um pulo até o Japão

Mexendo naqueles montinhos de coisas que vamos acumulando em algum lugar, para ver depois, encontreo uma Revista de Domingo do O Globo, que eu não havia lido. Como sempre fui direto a crônica da Martha Medeiros. "Um pulo até o Japão" . Claro que lendo me lembrei do querido Alexandre Mauj que mora lá e que nos mostra tanto desse país. Se você não conhece o Alexandre, visite seu blog Lost in Japan e delicie-se.

Alguns trecho sobre o que Martha disse sobre a terra do sol nascente.

"Tudo é mega em Tóquio, e isso inclui a disciplina, o respeito e a eficiência. Ninguém atravessa a rua fora da faixa de pedestre e todos aguardam o sinal abrir mesmo que Buda em pessoa venha dizer que nenhum carro surgirá em menos de meia hora. (...) O que há de maior em Tóquio: a educação"

" O fato de eles entregarem seu troco ou devolverem seu cartão de crédito com as duas mãos eé de uma cordialidade comovente. Repare bem: entregar qualquer coisa com as duas mãos é uma reverência, não uma banalidade. Este pequeno hábito traduz a mentalidade da nação.
Com mais de 30 milhões de habitantes, Tóquio é uma metrópole silenciosa, onde a pressa convive harmoniosamente com a paciência. Não ser um povo fominha é o que os torna tão avançados."

Tenho certeza que você gostou disso e que adoraria experimentar uma vida assim, não? Imagina andar de metrô em Tóquio.. aaahhhhh
Porém ela fez uma outra observação, que eu acredito a maioria não gostaria, mas euzinha ía amar.

"Claro que tudo que é muito contido fica devendo em vibração: minha filha foi a três shows de rock e estranhou a plateia ser também tão disciplinada - as pessoas ficam em pé na pista sem tocarem umas nas outras (obs de Luci: que delícia!!), respeitando uma distância protocolar, e as reações de entusiasmo sãopraticamente cronometradas pela banda, não se dá um único uhu fora de hora. Japas não são barulhentos nem quando deveriam".

Imaginam isso??? Eu como não vou ashows, detesto aquele tumulto, adoraria!!!

"Foi uma viagem transcendental. Voltei devota de tudo o que eu temia não existir mais. O sorriso fácil, a consciência de que o coletivo só funciona quando todos fazem sua parte e a delicadeza como forma permanente de tratamento. O Japão está distante de nós não só por questões geográficas e de fuso. Está mais do que 12 horas à nossa frente. Está anos luz na frente."

Bom dia!!!

Vamos sorrir mais?
Vamos ser mais gentis?
Vamos fazer a nossa parte?

foto devidamente roubada do Lost in Japan

Se você clicar no link abaixo entrará em todas as postagens que o Alexandre
escreveu sobre o Japão, suas belezas e tradições




15 de set de 2011

Adoráveis Mulheres, um Adorável Professor e uma Adorável Amiga

Ando numa fase nostálgica em relação a filmes, o motivo é assunto para um outro post, mas com isso tenho assistido muitos dos meus dvds especiais, aqueles filmes "para sempre", filmes que contam histórias que me emocionam a cada vez que assisto.Como faz um tempinho que não indico nenhum filme, hoje trago 2 dos que revi.
Quando menina minha mãe me presenteou com o livro Mulherzinhas, Little Women, que conta a história de 4 irmãs que cresceram no século XIX durante a Guerra Civil Americana. O livro é autobiográfico e foi lançado em 1868.

 


O presente veio porque eu havia assistido o filme Quatro Destinos e adorado. 
Esse filme é uma versão do livro e foi lançado em 1944.

No centro, Elizabeth Taylor que fez o papel da autora

Em 1994 chega uma segunda versão: Adoráveis Mulheres, onde o papel principal cabe a Winona Ryder. Ainda tem a minha queridíssima Susan Saradon com mãe das 4. Uma mulher cujo marido está lutando na Guerra Civil e ela na sua luta para criar, alimentar as 4 filhas. Você ainda vai poder ver as lindas Kirsten Dunst e Claire Danes , menininhas.







Sinopse

"Durante a Guerra Civil, uma mãe com 4 filhas passa por graves problemas finaceiros, enquanto o marido está na frente de batalha. A mais intelectualizada das irmãs, que sonha ser escritora, é cortejada por um rico vizinho, mas quando este se declara ela o rejeita e vai morar em Nova York, onde se envolve com um professor. Mas quando chega a notícia de que o estado de saúde de uma de suas irmãs piorou consideravelmente, ela retorna para casa." (daqui)

O filme é muito mais do que as sinopses dizem, não é tão simples assim. São 4 irmãs totalmente diferentes, mas entre elas há muito amor e amizade. Apesar da maior atenção a Jo (a autora), você acompanha o crescimento das 4, de meninas a mulheres. 

..........................................


Mr. Holland é música e tudo que mais quer é compor sua sinfonia. Porém, com as dificuldades financeiras, começa a lecionar música. Vemos toda sua dificuldade para fazer os jovens se interessarem pela música, mas com o passar do tempo vem todo o envolvimento dele com os mais diversos alunos que passam por ele a cada ano. No filme também podemos acompanhar as dificuldades do magistério. Paralelo a isso ele vive uma grande decepção, seu filho nasce surdo.
Você vai pensar que é mais um daqueles filmes do professor com seus alunos problemáticos, não, não é. Seus alunos não são viciados nem vivem em bairros com muita violência, nem nada parecido. 

Esses dois filmes são para relaxar e assistir histórias de gente.
Notou que ambos são "adoráveis"?

Se você assistir ou se já assistiu, me conta se gostou?

Já está participando do sorteio do livro Vidas?
Não? Então clica AQUI!

E já que falamos de pessoas adoráveis, não posso deixar de falar de uma amiga querida que está de aniversário hoje, a Elaine Gaspareto, do blog Um Pouco de Mim.


Quer saber mais sobre essa menininha?
Quer dar parabéns prá ela?
Clica AQUI!

Querida amiga, desejo que seu dia seja repleto de alegrias
e que Deus lhe abençoe sempre, com saúde e muito amor.

beijo carinhoso

12 de set de 2011

Eu fui a Bienal do Livro, e você?

Mais uma Bienal! E uma das melhores que já fui, nunca aproveitei tanto como nessa, apesar de não ter comprado tudo que queria nem visto tudo que gostaria :)
A Bienal estava lindíssima, uma programação maravilhosa, nunca havia visto tantos jovens e crianças por lá, com certeza aumentou e muito o número de visitantes nessas faixas de idade, o que me deixa muito feliz.
Estar no twitter, também me fez aproveitar muito mais essa Bienal, pois sigo muitas editoras e pude através delas acompanhar notícias e promoções que aproveitei. Também sigo diversos blogs literários, a grande maioria pertencentes a jovens e através deles acompanhei os 11 dias de Bienal. Acreditam que cheguei a 2 blogs onde os donos têm 14 anos? Nossa, achei o máximo nessa idade eles terem um blog para falar de literatura. A própria Bienal tinha um perfil e através dele acompanhei diversos debates que íam sendo tuitados, além de poder acompanhar on line no site da dela.

Nessa Bienal foram lançados mais de 1.000 novos títulos. 670.000 pessoas passarm por lá.Temas atuais e importantíssimos foram debatidos. Outra coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de lançamento de escritores nacionais e nem me refiro aos famosos. Alguns deles já estou seguindo seus blogs e seus perfis no twitter e é muito legal acompanhar a realização deles.

Algumas fotos para quem não foi ter um gostinho de como estava bonita.



Aqui no stand da Novo Conceito, onde mais curti, aproveitei e comprei :) Olha só a simpatia das meninas! Essa foto só foi possível porque cheguei logo na aventura. Lá comprei 4 livros e saí com 6 \o/ Como? Naquele final de semana eles deram um senha para que você pudesse ganhar um livro no stand. A cada 2h eles distribuíam livros para os 50 primeiros que chegassem e dissessem a senha. Euzinhas entrei na fila 2 vezes \o/ 


Livros que comprei


Livros que ganhei

Para completar, a Novo Conceito era uma das editoras que faziam parte da promoção de Reembolso, ou seja, apresentando seu ingresso (R$12,00) você tinha o valor total de desconto na compra acima de R$60,00. Ou seja comprei 4 livros, saí com 6 e ainda com desconto de quase o preço de um livro \o/
Ah e os bottons lindos que as meninas me deram? Na foto podem ver na minha blusa. E eu fiquei babando tanto nos aventais lindos que elas usavam, que esqueci de pedir marcadores de livros, acreditam? Acho que foi a única editora que esqueci disso :(



Vocês sabem que a véia aqui é faladeira né? Na fila na Novo Conceito já fui olhando e perguntando quem era blogueiro prá eu identificar do twitter. Vocês acreditam que veio gente de tudo que é lado desse Brasil e que muitas foram os 11 dias???


Em primeiro plano, da esquerda prá direita 
Juh Oliveto do blog Livros & Bolinhos
Bianca Briones do blog Redoma de Cristal
Alba do blog Psychobooks

A Bianca lançou em dezembro último seu primeiro livro \o/
Clica na imagem e leia o primeiro capítulo


E não é que eu na fila começo a conversar com uma menina que estava a minha frente e descubro que era a Caçadora de livros com quem falava no TT?? Não tirei foto :( mas fui lá no blog dela e roubei uma


Fernanda do blog Caçadora de Livros

Ganhei marcadores de livros dos blogs \o/

e para quem gosta de ler, recomendo os 4 blogs


Vamos passear um pouquinho?



editora de livros mulçumanos e uma camiseta de Eu amo Jesus (oi?)


Um espelho na capa...





as páginas dos livros são pretas



embalagem linda!!

aliás fiquei encantada com o capricho das capas e impressão de muitos livros



as crianças tinham muitos espaços dedicados a elas
e que claro, os adultos tiravam uma casquinha


Como eu disse, não comprei muitos livros, mas foi aqui que comprei mais dois




eu ainda não tinha Doidas e Santas 
e apesar de já ter lido quase tudo comprei o último dela





e eles cresceram....






amando os smilinguidos como amo,
preciso dizer que fiquei quase doida com os bonecos?
R$50,00 cada :(











livro enorme no alto


as árvores da ática












amei esse painel!














genteeee! olhem só essa miniaturas!!!!
compare com as mãos no alto da foto



aaaahhhh e aqui o balcão de troca de livros!!!!
Cada pessoa podia trocar 2 e como estávamos em 4 trocamos diversos



aqui 4 acabadas tomando coragem para ir embora

Gostaram?