29 de jan de 2012

Chega de procurar desculpas e diga NÃO as sacolas plásticas

Tenho lido diversas manifestações sobre o corte das sacolinhas de plástico nos supermercados e devo dizer que não entendo. Na verdade é uma porção de desculpas para não aderir e a principal é onde colocar seu lixo agora? Sim, em segundo lugar vem o ganho dos supermercados. Penso que o mais importante é que isso representa um passo para amenizar os efeitos negativos na natureza, porém muita gente diz que é um passo pequeno, então desnecessário. Cobram de outros medidas mais importantes. 
Os supermercados vão sair ganhando? As empresas de saco de lixo vão sair ganhando? Então vamos cobrar deles que nos repasse esse ganho. Vamos exigir que esses sacos plásticos biodegradáveis sejam dados e não vendidos. Mas vamos parar de desculpas para não fazermos nossa parte, que é não usar mais esses sacos.
Muito fácil falar quando não se é uma das pessoas que vêem sendo atingidas por chuvas, terremotos, tsunamis e tantas coisas.
Não sei se é porque vivi uma época que o pão era embrulhado num papel cinza, acho um absurdo ir a padaria, o pão ser colocado dentro de uma saco de papel e depois dentro de uma sacola plástica. Trago meu pão no saco de papel e só. Podem até não acreditar, mas quando vou ao sacolão, não coloco cada coisa num saquinho plástico que ficam nas bancadas. Coloco tudo junto no carrinho e depois na minha sacola. 
Não posso deixar de dizer que aqui no Rio a lei já saiu há mais de ano dando prazos aos diferentes estabelecimentos. Nem todos ainda cumprem? nem estabelecimentos nem consumidores, mas se nota uma grande mudança.

Bem, essa é a minha opinião e acredito que tenho direito a ela, assim como você tem direito a sua. Pode discordar comigo a vontade, só peço que seja educado.








Uma ótima idéia!!
aprenda a fazer AQUI

Já estou fazendo e olha que eu nem compro jornal.
Aqui na lixeira do andar, toda segunda-feira as pessoas colocam no chão 
os jornais de domingo e eu pego alguns.



10 comentários:

  1. Esqueci, respeito seu ponto de vista. As imagens são fortes, mas quase tudo hoje em dia é feito de plástico. O importante é saber usar, reutilizar/reciclar e não descartar nas ruas e natureza.
    Beijinho...

    ResponderExcluir
  2. Sou contra acabar com as sacolinhas de supermercado, não pelo ambiente, mas porque acho que existem medidas melhores a se tomar em vez da proibição, no Brasil é assim, em vez da conscientização, do investimento em educação e reciclagem, preferem proibir, lembrando que os maiores poluidores do mundo não são as sacolinhas, mas as industrias, os maiores consumidores e desperdiçadores de água não são as residências, mas industrias e agricultura, então porque não começar a investir no foco do problema? E então se estender a todos os demais. beijos

    ResponderExcluir
  3. Já que as pessoas demonstram, cada vez mais, que não foram educadas para preservar, pelo menos,as ruas e avenidas onde moram, acho justo que sejam proibidas de usar as tais sacolinhas.
    Com isso, quem não joga sacolas "ao vento" pode sentir-se prejudicado, mas fazer o quê?
    Educar nossos filhos e netos talvez seja uma boa ideia. bjks

    ResponderExcluir
  4. Proibido ou não, aqui em casa a coisa é do meu jeito. Acabamos de chegar do mercado e levamos nossas sacolas de casa. Diminuí muito o meu lixo doméstico fazendo uma organização seletiva do mesmo. Aqui no meu prédio não tem essa possibilidade de descarte seletivo, então levo para os postos de coleta espalhados na cidade. Se os outros fazem não sei, mas nossa parte estamos fazendo. Como bióloga, não posso agredir deliberadamente o meio ambiente e inventar mil desculpas pra isso.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. oie amiga
    sou a favor de acabar com as sacolinhas plasticas...tem muita coisa errada nesse mundo, mas se cada um fizer um pouquinho, tenho certeza que deixaremos um mundo um pouco melhor para nossos descendentes..
    bjs Edna

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc. Aqui em casa já usamos sacolas ecológicas há bastante tempo. E caixas de papelão quando a compra é grande. E não dói nada.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  7. Luci eu concordo com tudo isso, vc me conhece e sabe o quanto sou militante da reciclagem e da sustentabilidade. Uso ecobag, quando vou no supermercado peço prá colocar em caixas até porque acho mais prático, compras menores ou de última hora, são na sacolinha mesmo. Quando compro coisas miúdas pela rua, coloco na minha bolsa direto, sempre recuso a sacolinha. Mas a questão que sempre me pergunto e não vejo resposta: de qualquer forma o lixo tem que ser descartado, se eu não usar a sacolinha prá isso, vou comprar saco de lixo, então como resolver isso? Esse impasse? Na minha cabeça, dá no mesmo, porque vai ser descartado de qualquer forma... não que eu seja contra, não sou, só acho que isso é meio utópico diante da realidade do nosso país... querer que a população de baixa renda por exemplo, que não tem dinheiro nem prá comer, passe então a comprar sacos de lixo, é no mínimo contraditório e eu continuo vendo favorecidos, que não são nem de longe a natureza, nem a população.

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. É um começo... e espero que ainda chegue o dia de eliminarem todas as garrafas pet.
    Podemos tranquilamente viver sem tudo isso. É uma questão de bom senso e de se adaptar ao novo.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Luci, concordo com você! não acho que seja um pequeno passo, acredito que seja um pequeno passo para o homem e um grande passo para a humanidade! e é começando assim, por cada um, que tendemos a melhorar! em Jundiai, ha mais de um ano que as sacolinhas foram proibidas e desde então eu e minha mãe só usamos ecobags! até produzo algumas e vendo! além de serem fofas e bonitas, são super uteis!

    concordo com vc, quando diz que é facil dizer quando nós não somos as vitimas de enchentes e etc...

    um beijão, fica com Deus!

    ótimo final de semana!

    ResponderExcluir