9 de fev de 2012

Luci e seus 3 blogs :)

Esse post foi publicado em 22/11/2009 e achei legal republicá-lo nessa semana que faço 6 anos como blogueira. Relendo me levou a pensar em muita coisa, principalmente em como a blogosfera, blogueiras,  mudaram nos últimos 2 anos, depois que foi escrito.

...........................................................

Abri meu primeiro blog em fevereiro de 2006. Na época eu só conhecia 2 blogs e criar o meu foi meio que uma tábua de salvação. Tinha poucos meses que tinha entrado no Orkut e estava passando pelo momento mais difícil da minha vida. Eu, que sempre gostei e tinha facilidade de escrever, a anos não conseguia mais. Criar o blog seria um reencontro com as palavras, uma forma de fazer as pazes com elas, e um jeito de colocar para fora um pouco do que acontecia dentro de mim. Ele recebeu o nome de Reencontrando com as Palavras. Avisei aos amigos mais próximos e ali dividi muitas coisas com eles. Quando queria contar algo , escrevia no blog e passava o link para aqueles com quem queria partilhar, pois assim não precisava contar muitas vezes. O blog e esses amigos foram fundamentais na minha vida naquela época.
Porém o blog tinha um limite de tamanho, o que eu desconhecia, e terminou o espaço (globo.com). Isso me desanimou um pouco e levei alguns meses para abrir outro. Feito isso, comecei a postar em dezembro de 2006, mas aconteceram uns outros probleminhas e tive que abrir outro transferindo para cá os posts iniciais. E esse blog que já teve outros nomes e outras imagens até chegar em Vida, não saiu mais daqui. Sim, eu adoro mudar e mudo também de acordo com minhas fases. Gente! Sou Peixes com ascendente em Gêmeos, ou seja, 4 em 1. Já pensaram? Melhor nem pensar.
Passei muito tempo apenas postando, sem passear por outros blogs, sem conhecer outros(as) blogueiros (as), ficando restrita aos blogs dos(as) amigos(as) que já tinha. Nunca tive um assunto específico, sempre escrevi o que tinha vontade, desde falar dos meus sentimentos até escrever sobre uma notícia que queria partilhar. Assim foi seguindo.
Quando fiquei desempregada, há 2 anos, resolvi realizar um sonho. Me tornei artesã e abri o Artes da Luci para divulgar meu trabalho. Foi então que comecei a conhecer outros(as) blogueiros(as) que também trabalhavam com artesanato e foi uma grata surpresa. Conheci pessoas maravilhosas, com trabalhos fantásticos e com boa vontade em partilhar. Um novo mundo surgiu para mim. O blog passou a ser responsável pelo sucesso do meu trabalho, já que através dele eu tenho 80% das minhas encomendas, e pude aprender muito com as amigas que fiz.
Como recebia muitos emails perguntando coisas sobre o meu trabalho, como que eu fiz algo, onde encontrei tal material, se me importava de ceder alguma imagem, eu abri o terceiro blog, o Artes da Luci - Postando sobre Artes, onde eu poderia ensinar algumas coisas e partilhar material que tenho. Ele não caminha como eu gostaria por causa do tal tempo, infelizmente, mas lá fiz mais amizades e novas trocas vieram.
O Vida continuava no seu ritmo normal até que comecei a conhecer outros blogs sobre outros assuntos, com outras propostas e devagarinho o horizonte foi se abrindo. Finalmente eu estava de cabeça e totalmente na blogosfera. Isso me trouxe muita coisa, muita aprendizagem. Primeiro conhecer novas pessoas e na grande maioria pessoas muito legais, seres humanos diversos com suas múltiplas experiências. Comecei a aprender mais sobre como usar as ferramentas do blog e fui dando uma mexida aqui, outra ali... sim, porque eu sou uma infoburra, vocês não imaginam. Coisinhas que a maioria faz com o pé nas costas eu peno.... são horas.
Como eu tenho mais idade que a maioria das blogueiras que acompanho, muitas vezes as vejo escrevendo sobre mudanças, pensamentos, experiências que já passei. Muitas vezes me pego escrevendo algum comentário como se fosse de mãe para filha. Sim, pois como não fui mãe, qualquer pessoa com idade para isso já lanço meu olhar maternal. Por outro lado é bom ler sobre essas experiências, sempre aprendemos algo e vamos conhecendo melhor aquela pessoa. Outras escrevem sobre assuntos que não domino ou não fazem parte do meu universo. Quer um exemplo? Decoração. Nunca fui ligada nisso, minha casa é simples e sempre que mudo algo penso mais no conforto, não gasto dinheiro com certas coisas, prefiro em outras que gosto mais. Porém adoro ver!!! Quanta coisa bonita e idéias geniais algumas blogueiras me mostram, me apresentam. E isso também é legal, conhecer outros mundos. Claro que nem tudo foi flores. Tive algumas decepções, me entristeci com pessoas, com algumas coisas que li, com tratamentos recebidos, mas assim como no mundo real, conhecemos o bem e o mal e vamos selecionando.
É uma peça bonita aqui, um desabafo ali, uma queixa, um prazer, uma tristeza, felicidades gostosas. São muitos sentimentos que encontro pela blogosfera a fora e que me enriquecem como pessoa. Já ri com algumas, já chorei com outras, já torci, já rezei por alguém... E tudo isso é vida, não é mesmo?
Hoje eu tenho uma vida muito tranquila e sem muitas novidades. Então embora eu não tenha problema em falar de mim, dos meus problemas, meus sentimentos, as vezes não tem muito prá contar. Mas quer saber? As vezes leio sobre algum assunto em algum blog e logo penso numa porção de coisas e tenho vontade de escrever sobre aquilo. Mas daí penso... Luci, você vai escrever sobre algo que o (a) outro(a) blogueiro(a) acabou de escrever? pega mal né? Acho que preciso parar com isso. Outras vezes a idéia, a vontade chegam mas não dá para parar prá escrever e o tempo passa e lá se vai.

Resumindo, o blog, a blogosfera, me acarinhou quando precisei, preencheu meus vazios, me aproximou dos amigos, levou meu trabalho do meu quarteliê para o mundo, me fez companhia quando estava só, me apresentou novas pessoas com quem aprendi mais e troquei idéias sobre as diversas formas de artes, me deu novas e queridas amigas, me faz pensar, me faz sentir...


.................................................................................

E vc que é blogueiro(a), porque abriu um blog?
Você que não é, tem vontade?

17 comentários:

  1. Oi!!!! :)
    Que massa! Conhecesse a Aline pessoalmente! :)

    Mais massa ainda! Estás participando do aniversário do Bichaaaaa!!!...kkkk... ai, como sou abestalhada! Deixa eu falar uma coisa séria: quem disse que você não pode escrever sobre algo que outro blogueiro falou? :o

    Na minha opinião só ficaria feio se você desse um Ctrl C+Ctrl V. Mas se você dá sua impressão sobre o mesmo assunto aí já é outra visão sobre aquele assunto, logo é algo único. :)

    Luci, como você (guardadas as devidas proporções de experiência como blogueira que eu não tenho como você) também já quebrei a cara nesse mundo. Mas as alegrias são em maior número, então este universo é mesmo uma delícia, né?

    Já te falei que gostaria de te conhecer? Que te respeito muito? Oh! Se um dia eu fizer algo errado, pode lançar seu olhar maternal sobre mim e puxar minhas "zoreia" que eu deixo. :)

    Muito obrigada por estar participando da festa, e desse selo exclusivo e lindo! Estou feliz que só pinto no lixo e vou atualizar o post da festa lá no Bicha, e levar o mimo também. :)

    Beijos, bonita!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você já tem uma história e tanto nesse mundo, se entrei nele foi por sua causa, me lembro que ´só comentava e lia seu Blog, até que você foi me provocando e então numa fase estressante resolvi abrir o Blog, duas semanas depois ia desistindo e voltei e hoje estou amdurecendo neste mundo.
    Mas como convivi sempre com seu Blog, o Vida se tornou um pouco da minha vida.

    Você é uma das pucas pessoas que admiro e sou fã de carteirinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Luci!
    Obrigada pela visita!
    Cheguei para ficar...
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Luci,
    Vejo muitas similaridades em nossa relação com a blogosfera. Também fui muito acarinhada pelo blog em um momento ruim, e de lá para cá sou mais feliz.
    Amanhã posto minha participação na blogagem do Bicha.
    A Lidiane merece, né?
    Beijos e que você permaneça blogueira por muitos e muitos anos...

    ResponderExcluir
  5. Luci foi muito bom te conhecer, pois a Lidiane eu conhecó ela é maravilhosa, só estou esperando ela decidir vir tomar café aqui em casa.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  6. Luci foi muito bom te conhecer, pois a Lidiane eu conhecó ela é maravilhosa, só estou esperando ela decidir vir tomar café aqui em casa.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  7. Flor do céu, que post lindo!!!!!!
    Olha, eu abri o meu pela fixação dos livros, rs.
    Sempre tive coleções e mais coleções, vivia "caçando" livros e o povo da minha sala vivia me chamando de caçadora, então a união do últil com o agradável fez o que o blog é hoje, rs.
    Parabéns pelas palavras, pelos pensamentos e por você ser assim.
    Bjs ;D

    ResponderExcluir
  8. Oi Luci,
    Parabéns pelos 6 anos de blogueira e por todos os seus blogs, aprendemos muito com todos eles, principalmente com o Vida. Cheguei a você através de uma pessoa muito especial também, a Soraia Melo do SoArtesCriativas, e, ela foi quem me incentivou a iniciar meu blog. Ainda falta muito, e principalmente, um bom computador, para então, curtir esse mundo muito bom que é a blogosfera.
    Semana de muita luz,
    Xerokas, Go

    ResponderExcluir
  9. Oi Luci,parabéns pelo seu blog! Eu abri o meu blog para falar de mim,das coisas que eu gosto e das minhas experiencias,eu sou uma pessoa que tenho dificuldades para falar sobre meus sentimentos,não costumo me abrir com ninguém,então o meu blog é o meu divã. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. vc deve escrever sempre que quiser... sobre o que quiser... baseando-se também em outros blogs, se tiver vontade. Porque seus textos são únicos e sempre muito bem escritos.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  11. Seis anos de blog! Que delícia. Vamos comemorar.
    Leio sempre seus textos e admiro muito a sua objetividade e clareza. Admiro também seus trabalhos artesanais e sua luta para ajudar os necessitados. Você é muito especial neste mundo complexo que é a blogosfera. Parabéns. bjks

    ResponderExcluir
  12. A princípio criei meu blog pra mostrar, deixar registrado as artes que faço aqui pra consumo próprio,rsrs, mas já sabia que ia falar de outros assuntos do meu cotidiano, o que não imaginava é que os amigos virtuais fossem se tornar tãããão importantes na minha vida, preencher uma lacuna, um vazio que graças ao blog parou de crescer. Pensar em coisas pro meu blog me faz ficar distante de pensamentos negativos, ideias deprê.
    Devo mto ao blog.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  13. Luci parabéns pelos 6 anos de blog e por você estar sempre ligada ao que está acontecendo, papeando sobre algum assunto, livro ou se solidarizando com situações de emergência, que só no virtual conseguem atingir rápido a meta.
    Tenho muito a aprender, se quiser pitocar, estou aberta.
    Parabéns, SUCESSO, abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  14. Wow!! Aniversário de blogue? Sempre fico feliz com essa data e se é de blogger amigo, fico mais feliz ainda! Não gosto quando afirmam que os blogues estão morrendo.
    Parabéns pelo aniversário blogueiro!!
    Luci, não lembro quando te conheci e sei apenas que continuei a frequentar seus blogues e interagir com você por aí, por te sentir sincera, espontânea e com "boa alma". Por que eu blogo? Eu escrevi um texto falando sobre esse assunto: Desbloqueie. Você bloga como eu blogo?, o que inspirou a Vanessa Anacleto a escrever sobre o assunto e, por achar o assunto interessante, chamou outros blogueiros a também escrever.
    Escrever sobre o mesmo assunto não é falta de imaginação ou criatividade. Não há nada de ruim e nos enriquece saber outros pontos de vista.
    Bom restinho de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  15. Bem... Adorei a postagem e parabéns por tudo que você tem feito ao longo dos seus anos porque só assim - creio eu - a pessoa tem uma mente boa para não só lidar com as pessoas, mas ser mais humano mesmo em ambientes virtuais.

    Boa sorte com seus projetos e sempre é tempo de aprender.

    ResponderExcluir
  16. Amiga lendo este post descobri que temos coisas em comum.
    1 sou de peixes
    2 meu primeiro blog foi Anjinhos da minha vida , ainda o tenho foi criado quando eu estava numa fase muito muito dificil antes de me envolver com artesanato , onde conheci e aprendi muito , mas graças a Deus a vida é assim sempre um aprendizado .
    tenha um otimo final de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luci,
    Que bacana conhecer mais um pouco da sua história...eu comecei meu blog por pura solidão, sabe? Sentia falta de conversas e amigos, quando parei de trabalhar. Só o carinho e apresença da família não me bastavam. O blog serviu para me ensinar muitas coisas e conquistar algumas amizades. De quebra, tenho um "diário" pra deixar pras minhas filhas...assim, espero!
    Beijos e parabéns pelos blogs!

    ResponderExcluir