3 de mar de 2013

Eu e o Facebook - um desabafo

Estamos sempre mudando, mas há mudanças que acontecem independente da nossa vontade, e elas acontecem de tempos em tempos. Um exemplo meu foi quando completei 30 anos, mudei muito a forma de ver as coisas, as pessoas, a vida e fui notando isso aos poucos. Não sei se é a proximidade de completar 54 anos e começar a viver o 55º de vida, mas há mudanças acontecendo em mim. Aliás as últimas duas semanas tenho notado que ando mais sensível as coisas e também sem saber como agir em determinadas situações. Porém a mudança mais importante é que estou cansada desse bicho chamado ser humano. Claro que não é algo generalizado, que não me refiro a todas as pessoas do mundo, mas com certeza uma boa parte. Como esse tal bicho é complicado, e me incluo, pois percebo que sou complicada para algumas pessoas. Daí você que está lendo isso pode me perguntar "mas Luci, você mora sozinha, sai pouco de casa, como isso acontece?" e eu lhe respondo: "redes sociais". Através delas você consegue enxergar as pessoas muito melhor do que se ela estivesse apenas na sua vida real. 
Quem me conhece de verdade, sabe o quanto gosto de conversar, trocar ideias, brincar, mas também sabem que não sou perfeita, que sou cheia de defeitos como qualquer um. É só me acompanhar no facebook que saberá como sou, porque eu não crio uma personagem, como já fui acusada, mas eu evito passar meus maus momentos, evito ao máximo compartilhar coisas negativas, tento ao máximo não desrespeitar ninguém. Muitas vezes deixo de postar certas coisas porque sei que aquilo pode chatear alguém.
A verdade é que ando cansada de ser cobrada, de ser mal interpretada, de acharem que estou com raiva ou brigando por conta de algo que escrevo. Pessoas "boazinhas" que por conta de você responder algo, já aparecem com mensagem agressiva lhe chamando disso ou daquilo. Quase todos os dias alguém reclama por conta de eu não escrever no mural dela, não comentar nas suas postagens. Alguém que não acredita quando eu digo que não tenho determinado molde para dar e lhe chama de egoísta. Alguém que acha que eu tenho que responder sua mensagem imediatamente e eu demorei um pouco. Alguém que me perguntou algo em algum comentário e eu não vi e por isso não respondi e já vem com pedras na mão questionando. Evito  comentar em postagens de assunto polêmico, principalmente se é uma opinião contrária a minha, pois acho que cada um tem direito a escrever o que quiser, mas esquecem que eu tenho o direito de gostar ou não, de continuar "amiga" da pessoa. Raramente comento, só o faço na intenção de conversar sobre com pessoas que conheço muito e acho que vão entender e trocar ideia comigo, mas aí você leva uma resposta no meio da cara mostrando o contrário. Nossa, como já me decepcionei com pessoas que me eram muito queridas. Olha, tá difícil! 
Sei que você pode pensar, como muita gente já me disse, para deixar essas pessoas prá lá, não perder tempo com isso, mas eu não sei simplesmente ignorar certas coisas. Sim, porque o que me incomoda e até me entristece, é ver no geral como muito ser humano é. O prazer que tem de ser mau, de usar seu tempo para criticar, ofender, cobrar, hostilizar. Como muita gente vem lhe contaminar com suas frustrações e infelicidade. Eu convivi por muitos anos com um pai que gostava de ser infeliz e tinha prazer em nos contaminar com isso, e foi muito difícil aprender a conviver sem se tornar também uma pessoa infeliz. 
O facebook é para mim um lugar de encontrar gente que gosto, de me divertir, de compartilhar as coisas que vejo e aprendo, tanto da vida como das artes, isso me dá prazer. Infelizmente tenho recebido tanta coisa negativa que esse prazer anda abalado, quase nem tenho vontade de aparecer lá, e só apareço pelas pessoas que gosto e que tenho a certeza que também gostam de mim. Acreditam que essa noite eu sonhei que estava respondendo mensagens por causa da cobrança? Foi onde vi que cheguei num limite do tanto que certas coisas andam me chateando e até entristecendo, quando vem de quem nem esperava. Preciso mudar lá, mas ainda não sei exatamente como.
Eu tenho trabalhado uma média de 16h por dia, preciso ganhar dinheiro e pagar minhas contas, pois não tenho nenhum recebimento fixo e nem marido para bancar as despesas. Mesmo assim eu tiro alguns tempinhos no dia para ir lá me distrair, dar atenção a amigos e clientes. Nesses tempinhos eu quero energia boa, mas tem hora que entro e leio algo que já me desagrada e acabo saindo sem ler mais nada ou escrever algo. Quando eu entro no face, vou direto prá minha Linha do Tempo ver minhas notificações, ler comentários, curtí-los, respondê-los, quando necessário. Poucas vezes no dia vou na Página Principal ler as postagens das pessoas, porque meu tempo é pouco e sabemos que se não nos policiarmos vamos ficando e eu preciso trabalhar. Quando posto e comento mais é quando estou sentada ao lado do pc e o que estou fazendo me permite trabalhar e interagir. Só de "amigos" são mais de 2.000, mais 1.600 e tal de assinantes. Ultimamente cada vez que entro nunca tenho menos de 200 notificações. Também sabemos que o face não mostra as postagens de todo mundo que temos como amigos, não entendo o critério de seleção deles.Com isso perco muitas postagens importantes, como aniversário do filho de uma amiga, alguém que ficou doente e eu nem comentei nada. Então, seu eu não tenho curtido e/ou comentado suas postagens, me desculpa, mas posso não ter visto, ou porque o face não me mostrou ou porque não tive tempo de ficar rolando os feeds recebidos. Desculpa se você me pediu algo e eu não pude atender. Desculpe se me perguntou algo e eu não respondi, com certeza é porque não vi.
O que sei nesse momento é que estou cansada e desmotivada. Minha espontaniedade em postar, opinar, brincar, está meio perdida e não gosto de fazer nada só por fazer. Então, por favor, amigos queridos, entendam minha pouca presença nesse momento, mas sei que voltarei como antes assim que resolver tudo isso em mim, assim que souber o que vou mudar por lá para que consiga tirar essa negatividade do meu centinho virtual.
E me desculpem essa imensa postagem, que poderia ficar ainda maior se eu não estivesse vendo a hora passar em pleno domingo e saber que preciso trabalhar.

PS Não revisei o texto, então perdoem os erros.

Um domingo abençoado para todos nós!







19 comentários:

  1. Minha querida amiga,
    Fico chateada por ver vc assim e não poder ajudar. Esse tipo de gente tem baixa auto-estima e só quer aparecer. Se eu fosse vc, bloquearia todos que me incomodassem.... sem explicação... apenas bloquearia. Se eles a incomodam, não devem ter acesso a vc.
    Bom, essa é a minha opinião. Porque sinto sua falta quando vc some no seu cantinho.....kkk
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Lucy, li atentamente teu desabafo e entendi tudinho. Tenho certeza que tu conseguirás trabalhar isso em ti, e sacudir a poeira. E que ao retornar já esteja "formada" em dar a volta por cima. Eu sinceramente gostaria muito de comentar mais, de dizer tudo o que penso, mas sinto que agora não é o momento. As coisas estão muito "verdes" ainda e prefiro falar lá no FB, porque acho a interação mais pronta e oportuna que no blog. Escrevi aqui, em consideração a vc, que é uma pessoa que considero muito, admiro tua forma de ser e agir. E isso desde muito tempo. Eu particularmente, adoro discussões, mas detesto brigas. E tem muitas pessoas que não sabem a diferença. E daí, o que fazer? Ignorar. Essa é minha política. E tem dado certo. Bom, amiga, chega de falar, senão vou te deixar zonza. Bj amiga, se cuida, não esquenta "muito" rsrsrs!

    ResponderExcluir
  3. É muito dificil mesmo,tb sou do tipo que nao gosto de postar minhas tristezas e amarguras. ,Mas as pessoas ,o ser humano é assim ruim,tirando alguns é claro! E o pior é que com o tempo a gente vai ficando mais seletiva e um pouco desconfiada de tudo,sei bem o que é isso.
    Nao faça nada que nao quer Luci, qdo tiver melhor, as coisas voltam ao normal! !

    Tenhas um belo domingo e como vc ta trabalhando. . Produtivo tb ,rs

    Beijo e fica com Deus! !

    Gilberta Sobreira

    ResponderExcluir
  4. É muito dificil mesmo,tb sou do tipo que nao gosto de postar minhas tristezas e amarguras. ,Mas as pessoas ,o ser humano é assim ruim,tirando alguns é claro! E o pior é que com o tempo a gente vai ficando mais seletiva e um pouco desconfiada de tudo,sei bem o que é isso.
    Nao faça nada que nao quer Luci, qdo tiver melhor, as coisas voltam ao normal! !

    Tenhas um belo domingo e como vc ta trabalhando. . Produtivo tb ,rs

    Beijo e fica com Deus! !

    Gilberta Sobreira

    ResponderExcluir
  5. Noooooossa Luci, nem sei por onde começar... Nem precisava pedir desculpas pelo texto longo (adooooro), pelos erros (no embalo da leitura nem notei se teve algum tb) e muito menos por ser como é! É difícil lidar com pessoas, muito difícil. Quando li sobre seu pai, lembrei na hora de minha mãe. É uma pessoa maravilhosa, ajuda em tudo que pode, mãe e vó amável... daquelas que gosta de fazer "paparicos culinários" e etc. Não nega água e comida à ninguém. Tira a roupa do corpo se preciso for... mas faz tudo sempre "reclamando", "lamentando". Enxerga sempre tudo pelo pior lado, sempre com negatividade... "aponta o dedo" (pq é sempre mais fácil falar dos outros, né? Ver erros alheios então...aff!). Enfim, é difícil conviver com isso, ainda mais de uma pessoa que amo! =/
    OUtro ponto que vc citou é isso de nem sempre ler tudo. Tb sempre vou nas minhas notificações... as pessoas acham que se a gente entrou, passou o dia todo ali, e que não tínhamos mais nada pra fazer... Vira e mexe escuto isso... como se eu passasse o dia todo com o rabo sentado na frente do pc. Deixo pra lá... Concordo quando diz que prefere colocar coisas positivas, reflexões e etc... Minha vida também não é "cor-de-rosa" e nem eu a pinto assim... Mas problemas todo mundo tem, e eu sou como vc... prefiro não ficar me lamentando, falando desses problemas, fazendo lamúrias e choramingando... A vida já é dura demais, gosto de sorrir. Gosto de alegrias, de gente alto astral... Gosto de partilhar coisas boas como vc diz! Não é que a vida seja um mar de rosas. Não é. Nunca foi. Tenho momentos de alegria e de tristeza (todos temos, né?). De vez em quando até faço uns "desabafos" no blog... falo um pouco... mas logo volto a escrever com positividade! Sei que isso desanima as vezes: a cobrança das pessoas, a "interpretação" errada, a melancolia... enfim... Mas quer saber o que mais? Que vá todo mundo para "aquele lugar" com tanta negatividade, pessimismo e cobrança!!! kkkkkkkkkk Adoro seu jeito! =) Super beijo!

    P.S.: Tb não vou reler e conferir... rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Luci querida! Não peça desculpas...Os que te consideram entendem, e quem não entende, não te considera...Respeite a si mesma em primeiro lugar, dando-se o tempo necessário para digerir tudo isso...O ser "humano" é complicado mesmo e há muito tempo preferi ver as coisas pelo lado simples, escolher o que me agrada mais, o que me faz bem...Só assim, mais equilibrada, posso trabalhar com alegria e atender bem minhas clientes, que afinal ajudam a pagar as contas.
    Que vc encontre essa paz, são meus desejos, do fundo do coração!
    Deus te abençoe e proteja, todos os dias...
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  7. Janete artesanato3 de março de 2013 10:39

    Oi Lucy gosto de ter vc no meu face e estive pensando como que a Lucy da conta de atender todos os amigos do seu face ? Pois eu que só tenho pouco mais de cem as vezes deixo alguem passar batido kkkkkkkk.
    è quase impossivel faze-lo então essas pessoas que não entendem isso devem estar sofrendo de carencia e vc não é obrigada a suprir , elas que procurem um pisicologo .....facebook é distração e não terapia......

    ResponderExcluir
  8. Janete artesanato3 de março de 2013 10:39

    Oi Lucy gosto de ter vc no meu face e estive pensando como que a Lucy da conta de atender todos os amigos do seu face ? Pois eu que só tenho pouco mais de cem as vezes deixo alguem passar batido kkkkkkkk.
    è quase impossivel faze-lo então essas pessoas que não entendem isso devem estar sofrendo de carencia e vc não é obrigada a suprir , elas que procurem um pisicologo .....facebook é distração e não terapia......

    ResponderExcluir
  9. Oi Luci,
    Gostaria de estar perto e te dar um abraço e ficar bem quietinha.
    Às vezes é disso que precisamos.
    A vida não é fácil não e cada um sabe de si,das coisas que fazem doer o coração lá no fundo...às vezes uma coisa boba,mas que dói.
    Você é uma pessoa admirável,nos passa uma energia tão boa que é impossível entrar no face e não dar uma olhadinha no que você conta.
    Problemas...também não falo nisso,mas também ando tendo tantos.Como te falei na mensagem que enviei in Box,estou sensível.
    Apesar de ter marido também vendo as coisas por que preciso e não por hobbie,e ultimamente não consigo nem ter inspirações.
    E pra mim em termos de vendas ,parece tudo mais difícil nessa parte comercial,pois o povo só quer as coisas de graça.
    Mas enfim,escrevi pra te "ajudar" e vc acabou me ajudando também,pois foi uma forma de poder desabafar também.
    Não desanime,pois vc é iluminada e a grande maioria das pessoas gosta de vc de verdade.
    Bjos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  10. Amiga, bola pra frente, NÃO ACEITO SEU DESANIMO OU DERROTA....RUMMMM. luci, já ouviu falar que o ''nosso brilho'' ofusca os ''zoutros'', é o seu caso. Não se permita isso, ''perder o seu brilho''. Você nos faz muiiiiiito bem. Teamodoro. Bom domingo procê. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Amo seus posts! Este, em especial, poderia ser assinado por mim: mesmas reclamaçoes, mesma vontade de desabafar, mesmo desânimo com gente.
    Ando pensando seriamente em deixar o face, o que me prende é a página do Ateliê, que onde muitos clientes me encontram. O flickr está muito abandonado.
    Mas, vamos levando, procurando ignorar o que não vale a pena.
    Bjks. Neli

    ResponderExcluir
  12. Oi Luci querida!! Entendi perfeitamente seu texto/desabafo. Tb sinto isso que vc relatou... Infelizmente no face às vezes encontramos pessoas que parecem ter prazer em entristecer, ironizar, escarnecer ou simplesmente brigar... Mas me faz muito bem estar alí apesar dos pesares pois ainda existem pessoas que nos querem bem. Umas conhecidas a mais tempo e outras mais recentes. Sinto carinho por vc e gosto de sua presença lá mesmo que rápida. Não vou dizer pra vc deixar essa situação pra lá pois tb não consigo fazê-lo, mas posso te garantir que essas emoções serão aliviadas com o tempo. Beijo grande e fique bem! Bom domingo e ótima semana pra ti
    Cantinho da galega

    ResponderExcluir
  13. complicado Luci... mas continue sendo quem vc é... o melhor a fzer é ignorar certas coisas... bjs fique com Deus

    ResponderExcluir
  14. querida Luci,ñ sou muito boa com as palavras,mas quero que saiba que estou torcendo para que isso passe e vc melhore e vou orar para DEUS estar sempre ao seu lado,quero te ver bem e adoro quando abro meu face e dou de cara com seu bom dia,mim faz muito bem de verdade,que DEUS ate abençoe,bjos.

    ResponderExcluir
  15. Luci,vc tem toda razão!Eu já nem entro muito no Facebook.Fico mais nos blogs e,quando estou por lá,procuro responder as msgs que me enviaram porque infelizmente não dá pra ver todos os seguidores.Nem sei o que te dizer a não ser que a impressão que tenho ás vezes dessas redes sociais é que cada um posta pra si mesmo.Porisso prefiro mais os blogs.Fique bem e não esquenta!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Luci, acho que você anda se cobrando demais. E isso faz muito mal! As pessoas que verdadeiramente gostam de você sabem da sua rotina, de como você trabalha e que se não comenta, interage naquele momento é por isso!

    A gente quando gosta, gosta perto, gosta longe. Tem como único compromisso, estar perto, mesmo sem dizer "oi" todo dia nas redes sociais. E se te cobram essa presença, não é gostar de verdade, né amiga?

    Beijos, te loviu!

    ResponderExcluir
  17. Luci, acho que vc tem toda a razão. Muitas vezes já tive vontade de escrever tudo isso aí que vc escreveu.
    Não tenho tantas pessoas como vc no meu face e mesmo assim não dá tempo de saber tudo que está rolando.Lamento muito aos que me cobram, mas minha vida não se resume ao mundo virtual
    Entro e saio das janelas do PC e não me sinto na obrigação de fazer isso ou aquilo, muitas vezes venho só olhar a paisagem mesmo.
    Pode ver que comento muito pouco aqui, pode até pensar que nem leio, mas sou assim, vou lendo absorvendo, vivendo... Quero ser livre no pensar e no agir (nem sempre é possível). Uso a internet para acrescentar coisas boas a minha vida e na medida do possível partilhar o bem... Coisa ruim não quero registrar.
    Siga Luci do seu jeito, que eu continuo lendo...
    Bjks

    ResponderExcluir
  18. olha o que eu pensei hoje Lucy: eu não vou mais pedir nada, vou fazer eu mesma
    eu não vou mais reclamar
    eu não vou mais impor nem colocar minhas vontades
    eu não vou cobrar ninguem, nem contrariar
    eu não vou julgar ninguem
    eu vou me apagar de tudo.
    é assim que o mundo quer que eu seja, só assim vou ter paz e todos vão me aceitar.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Luci, gostei muito de tudo que andei lendo por aqui! São as verdades de todas nós. É a VIDA.

    Um abraço pra você.
    Voltarei!

    ResponderExcluir