27 de dez de 2013

A lição da águia




A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta.O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão.Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um vôo firme e pleno.Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas.Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso vôo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos.
Muitas vezes, em nossas vidas, temos que nos resguardar, por algum tempo, e começar um processo de renovação. Devemos nos desprender das (más) lembranças, (maus) costumes, e, outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos a voar. Um vôo de vitória. Somente quando livres do peso do passado (pesado), poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Destrua, pois, o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as penas das suas asas dos maus pensamentos e alce um lindo vôo para uma nova vida.
Um vôo de vida nova e feliz.

5 comentários:

  1. Olá,Luci!
    É uma boa proposta...
    Beijo,Nena

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma reflexão séria e difícil, né? Muito difícil ter a coragem de enfrentar certas dores. Mas muitas são necessárias pra renovação e uma vida melhor. É uma linda reflexão! Um lindo ensinamento. Basta querer seguir qndo for necessário!
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Luci, muitas vezes fazemos tudo isso sem perceber, sofremos para depois usufruir a alegria .....
    Que o Ano Novo seja pleno de paz e alegrias para você.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luci, fiz isso recentemente, começando a sair para novos voos, muito feliz por me destralhar. abraços carinhosos Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. Luci, this is a wonderful application to our own lives. Something I must ponder, and hopefully remember in this new year. Thank you.

    ResponderExcluir